fbpx

Mensagem evangélica para casamento em crise – 4 atitudes a serem evitadas

Mensagem evangélica para casamento em crise – 4 atitudes a serem evitadas

Esta mensagem evangélica para casamento em crise traz ótimas recomendações para sabermos como defender nosso casamento de problemas externos. Separamos este texto em quatro categorias, quatro atitudes que você deve evitar para livrar seu relacionamento das perturbações. Se seu casamento, ou namoro, já está em crise, você pode ler estas instruções para iniciar uma retomada em seu lar. Muitos casamentos começam a ruir porque não percebemos que pequenas atitudes começam a tomar conta do lar, e quando menos esperamos, a situação já está insuportável. Por isso, mais do que lutar contra os problemas, o casal deve manter sua postura para evitar que eles apareçam, ou se agravem. 

Vamos começar essa mensagem evangélica para casamento em crise mencionando um dos conceitos mais difundidos sobre casamento: todo casal briga. Em primeiro lugar, devemos considerar que o conceito de brigar é bem amplo, e pode ser uma simples discórdia sobre o que ver na televisão, até troca de ofensas em voz alta, e momentos de silêncio entre o casal. Evidente, que os casais passarão por alguma divergência. Isso não é problema. O problema é quando essas pequenas divergências começam a se acumular e se tornar motivos para brigas maiores. O primeiro passo, em qualquer situação, é sempre procurar uma solução. O problema é que nos preocupamos muito em achar os culpados.  

Para combater as dificuldades de relacionamento, separamos quatro pontos que devem ser repensados. Essa mensagem evangélica para casamento em crise foi baseada no estudo de Craig e Amy Groeschel chamado de “Hoje em Diante”. 

Criticismo 

O primeiro aspecto que devemos evitar é o criticismo, ou seja, focar apenas as críticas ao nosso cônjuge, os pontos que discordamos. O pior é que, com o tempo, passamos a realizar essas críticas, muitas vezes em tom de brincadeira, na frente de outras pessoas. Brincamos com a demora da nossa esposa em se arrumar, contamos um dia que ela cometeu um erro, tiramos sarro de como nosso marido é distraído. Sem perceber, começamos a nos divertir tirando sarro de nosso(a) parceiro(a). Devemos tomar muito cuidado com o que falamos e como falamos. Por isso, é sempre bom conversar com nosso cônjuge sobre o que falamos aos outros. Devemos saber quais brincadeiras devemos evitar, que tipo de piadinha ela não gosta, que tipo de brincadeira ele se sente menosprezado, e assim por diante. 

A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso. Provérbios 27:15 

No versículo acima, vemos como é chato morar com uma pessoa rixosa. Tenha o coração disposto a ser uma pessoa que perdoa, que esquece os problemas, que aceita as críticas, que está disposto a mudar. O fantástico do versículo acima é que serve para todos em uma casa, marido, esposa e filhos, pois uma pessoa rixosa é tudo que os outros não querem. Uma pessoa rixosa é o que traz discórdia ao lar, é o que deixa o ambiente sempre tenso. Até em nosso trabalho encontramos isso. Uma pessoa que só faz críticas, que reclama de tudo, é alguém que sempre deixa o ambiente tenso. 

Desprezo 

Outro ponto que não pode faltar nessa mensagem evangélica para casamento em crise é o desprezo. Muitos casamentos começam a entrar em ruínas porque os parceiros passam a desprezar um ao outro. Não levam em consideração o que o outro vai pensar em relação à roupa que compramos, ao vestido que usamos, à louça que não lavamos, à bagunça que deixamos no quarto. Começamos a viver como se morássemos sozinhos. Esse erro é mais comum do que imaginamos, pois muitas pessoas começam o casamento com o pensamento de que “agora posso fazer o que quiser, como quiser, pois a casa é minha”, quando na verdade, a casa é “nossa”. Não moramos sozinhos, compartilhamos o ambiente com outra pessoa, e respeitar a outra pessoa é fundamental para que o matrimônio seja duradouro. 

O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. Provérbios 18:2 

Neste provérbio lemos como é importante saber pensar. O ser humano tem que fazer valer sua posição de ser racional, mas muitas vezes queremos apenas expor nosso pensamento. Um exemplo de como estamos nos tornando como animais irracionais é o Facebook, onde todos expõem qualquer tipo de pensamento, sem filtro. Em nossa família, em nosso relacionamento, devemos pensar em como manter nossa atitude tranquila. Como devemos levar em consideração o que nosso parceiro pensa, o que nossa parceira gosta ou não gosta. 

Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento. Provérbios 21:23 

Atitude defensiva 

Outra atitude comum quando surgem os conflitos é ficar na defensiva, ou seja, tratar tudo com repulsa. Sempre apontar o erro dos outros, não aceitar críticas, levar tudo para o lado pessoal. Quando ficamos nervosos, nossa atitude primária é justamente ficar na defensiva. Apontar o erro dos outros, deixar claro que a culpa é do outro. Na verdade, o termo “ficar na defensiva” também pode ser entendido como “ficar na ofensiva”, ou seja, criticar por criticar. Não aceitar um final, queremos sempre que a última palavra seja a nossa. Esta atitude, aliás, também é muito observada em ambientes de trabalho. Quando alguns problemas começam a surgir, queremos nos esquivar de qualquer responsabilidade. Se observarmos bem, começar as críticas e apontar o erro dos outros é uma atitude que só traz desunião e controvérsias. 

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tiago 1:19,20 

O livro de Tiago é muito bom para as famílias, pois fala de relacionamento direto, de conversas, contendas e de como nossas palavras são valiosas. O versículo mencionado acima fala exatamente disso, de não ficarmos na defensiva, de nos esforçarmos para termos um coração manso. Não deixar que qualquer coisa, qualquer situação nos abale e tire nosso bom humor. 

Se você quer aprofundar seu estudo nesta mensagem evangélica para casamento em crise, leia o livro todo de Tiago. 

Objetivo maior 

Por fim, o quarto comportamento que devemos evitar em um relacionamento é a decisão de sermos rivais. Quando os problemas começam a aparecer, começamos a ver em nosso cônjuge um rival. O casal cristão deve entender que o casamento, a família, é a formação de uma equipe. Quando as adversidades aparecem, o casal deve encarar a situação como uma equipe. Juntos, esposa e marido devem se lembrar que quem veio para matar, roubar e destruir é o inimigo de nossas almas, e não nosso cônjuge. Ainda que seu marido, por exemplo, não ore tanto quanto você, ou sua esposa não seja convertida. A responsabilidade de buscar uma unidade no casamento é sua. Assuma essa postura, essa responsabilidade.  

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo. Efésios 4:26,27 

Vamos finalizar essa mensagem evangélica para casamento em crise lembrando dessas palavras acima. Devemos nos esforçar para não dar lugar ao diabo, mas quando ficamos irados, estamos muito propensos a pecar, pois começamos a agir com as emoções e sentimentos, e não com a razão e a fé.  

Esperamos que essas dicas ajudem você a evitar problemas em seu casamento, em sua família. Se o seu casamento está em dias difíceis, medite nesses versículos, ore e peça sabedoria a Deus. Caso queira compartilhar alguma situação de sua vida que pode edificar outros leitores, faça um comentário. 

Em nosso site temos dezenas de outros textos para casais. Eis algumas sugestões que você pode gostar. 

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem evangélica para casamento em crise – 4 atitudes a serem evitadas

  1. As vezes na vida de casados entramos em uma faze que parece que estamos perdidos e precisamos de alguém para conversar e é nesse momento que temos que tomar cuidado. Porque ficamos mais vulneráveis a sermos ludibriados pelo demônio. Ele coloca pessoas no nosso caminho que aparentam e falam tudo que nós queremos ouvir. Ficamos literalmente enfeitiçados, achamos que é o amor de nossa vida, achando que aquilo é a promessa de Deus, mas não se enganem.
    Pessoas que são contra o seu casamento são contra você. Deus deixou bem claro isso nas escrituras. Amaldiçoados sejam os que separam oque o Senhor Unio.
    E depois que o demônio já fez oque pretendia a destruição da família e você acorda do encanto aí já poderá ser tarde você estará em pecado e destruído psicologicamente e espiritualmente.
    Então se você acha que Deus colocou alguém na tua vida para te separar de tua família ou esposo(a), você está totalmente errado, você esta sendo enganado por satanás.
    Se você teme Deus e o segue.
    Não seja fraco, ore procure ajude. Mantenha seu casamento vivo em Deus. Na vida temos dois caminhos, o de Deus e o do pecado. Faça sua escolha.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *