fbpx

Mensagem para casamento em crise – Reconquiste a unidade 

Mensagem para casamento em crise – Reconquiste a unidade 

 Nesta mensagem para casamento em crise vamos falar como é importante a unidade no lar. Ainda que um casamento não esteja em crise, a unidade do casal é muito importante justamente para evitar que as crises venham. Quando falamos de casais em crise, achamos que buscar a unidade é impossível, mas este é o grande passo que todo relacionamento precisa ter para ser bem sucedido. Assim como em uma sociedade de trabalho, equipe esportiva e até na comunidade que vivemos, a unidade é importante para que as discórdias sejam resolvidas rapidamente e um objetivo maior seja alcançado, no casamento, sem a unidade de pensamento, não há como conquistar objetivos. Sem unidade no casamento, não tem como o matrimônio se manter. 

Vamos começar esta mensagem para casamento em crise mencionando alguns relacionamentos fracassados. Em uma entrevista na televisão um determinado artista brasileiro comentava sobre sua recente separação. Os motivos apontados foram justamente visões diferentes, inclusive sobre filhos. Ele pensava em ter filhos enquanto sua esposa (também uma atriz famosa) não queria. Juntando isso com outras formas diferentes de pensar, o casamento terminou. Pode parecer óbvio, mas muitos casamentos começam sem que os noivos saibam exatamente o que seu parceiro pensa sobre assuntos importantíssimos para a rotina do casal. Ter filhos, como juntar dinheiro para comprar uma casa, qual será a relação com sogros, rotina de final de semana, o que fazer no lazer e até alimentação. Pequenos detalhes que não nos atentamos no noivado, mas que fazem muita diferença quando vivemos juntos. 




A forma de limpar a casa, o horário de ir dormir, as músicas que ouvem, o que querem assistir na televisão, o que fazem na internet ou para onde gostam de ir no feriado, por exemplo, são pequenas coisas que se acumulam no casamento e que podem levar o relacionamento ao fim. Vamos separar esta mensagem para casamento em crise apontando como é possível refazer a unidade no lar quando já temos todas essas diferenças de rotina e personalidade na família. 

É evidente que preferências e visões diferentes são comuns, mas devem ser trabalhados para que isso não vire uma rachadura na represa. 

Diferenças de personalidade 

Para começar a falar de personalidade, vamos destacar um versículo bíblico muito importante para quem realmente está disposto a lutar pelo seu casamento. 

Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém. Mas eu me fiz escravo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas. 1 Coríntios 9:19 

Neste versículo, Paulo está mostrando que abriu mão de sua liberdade para agradar aos outros. Ele fez isso para pregar a fé cristã. Que belo exemplo para nosso casamento. Um ponto decisivo para mudar a crise é pensar que podemos abrir mão de fazer nossa vontade para agradar o outro. Não queremos fazer isso porque achamos que vamos nos tornar escravo do outros e poderemos sofrer com algum tipo de abuso, mas colhemos o que plantamos. Quando plantamos amor e servidão, colhemos amor e servidão. 

Uma conversa franca entre os casais é sempre o primeiro passo para superar pequenas ou grandes crises. Devemos realizar essas conversas sempre pensando em começar com – estou disposto a mudar. Evite dizer algo do tipo – sou assim, vou morrer assim, meu jeito é assim. Só não muda seu caráter quem está morto ou é mau caráter. Não fique na defensiva. Sempre pense como você pode mudar para agradar seu cônjuge. Além disso, evite ficar apontando o erro do outro – você fez isso, você é assim. Principalmente na frente dos outros. A melhor forma de mudar o destino de um casamento fadado ao fracasso é começar elogiando o outro. Se esforce para sempre começar uma conversa com algo positivo. Depois termine com algo positivo. Esta técnica, chamada de “sanduíche”, é muito bem aceita por muitos psicólogos e conselheiros de casais. Comece com algo positivo, depois enumere suas dificuldades e termine com algo positivo. 

Caso você queira realizar uma pregação ou uma mensagem para casamento em crise, também pode usar o seguinte versículo 

Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês. 1 Pedro 3:7 

Neste trecho podemos ver como o marido tem esta responsabilidade de respeitar a mulher. Pouco antes, Pedro também escreve algo parecido às mulheres, veja. 

Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada. 1 Pedro 3:1 

Nestes versículos podemos ver como é importante que o casal leve em consideração as vontades e desejos de seu cônjuge. O casal precisa conversar sempre para entender o que está gerando o conflito. É preciso maturidade de ambos para que possam levantar o que pode ser melhorado; e ter a responsabilidade de lutar para mudar o que for preciso. Muitos casamentos terminam por que um dos dois pensa “não adianta mudar porque o outro não vai mudar”, mas nunca conversaram com seus parceiros. Nunca sabem se realmente o destino era o fim.  

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva. Provérbios 15:1 

O segredo para iniciar uma conversa de reconciliação é nunca começar apontando as falhas dos outros. Como dito acima, comece elogiando, deixando claro que a conversa não é para apontar defeitos, mas sim traçar soluções. 

Como obter unidade 

Na primeira parte desta mensagem para casamento em crise falamos da importância da conversa, de tomarmos a iniciativa de mudar, de servir. Agora vamos ver como manter este relacionamento saudável para que seja eterno. 

Em primeiro lugar, devemos incentivar o outro naquilo que é produtivo. Se o problema é quem ninguém arruma a casa, e o lar vive em bagunça, por exemplo, inicie uma conversa mostrando sua disposição a fazer sua parte e depois pergunte ao outro o que ele pode fazer para manter a casa organizada. Se você se sente sobrecarregada (o) pelas tarefas, comece falando como você gosta de fazer as coisas em casa, mas precisa de ajuda para que possam se divertirem mais juntos e aproveitarem mais o tempo juntos. Veja o que seu parceiro, ou sua parceira, está disposto (a) a fazer para que as tarefas sejam melhor distribuídas. Não comece a briga do tipo – você chega cansado do trabalho, mas eu também chego e ainda tenho que fazer isso e aquilo. Apenas dê incentivo, fale coisas do tipo – se você quiser, pode arrumar o quarto, você é bom para organizar as coisas; ou você pode preparar a janta, você sempre faz comidas e lanches gostosos para nós. 

A bíblia também tem diversos ensinamentos sobre unidade, que você pode usar em sua mensagem para casamento em crise. 

Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4:6 

O trecho acima, mais uma vez, ressalta a importância das conversas serem agradáveis e não um desabafo. 

Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. Efésios 4:31 e 32 

Já neste trecho, o apóstolo Paulo destaca que devemos abandoar a amargura. Nem sempre é fácil, pois achamos que estamos sendo bobos que seremos “pisados” quando deixamos “passar batido” uma ofensa. Mas a experiência do dia a dia vai te mostrar como vale a pena deixar passar o ódio e a amargura. 

Por fim, outro versículo que queremos destacar, para terminar esta mensagem para casamento em crise, é um ensinamento de Jesus. 

Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus. Mateus 5:23 e 24. 

A reconciliação é tão importante que Jesus orienta que não podemos seguir nossa vida religiosa sem estarmos de bem com outras pessoas. Não faz sentido orar e dar louvor a Deus quando estamos cheios de ódio e desejando o mal de outra pessoa. 

Esperamos que esta mensagem para casamento em crise ajude você a estabelecer uma família em paz em seu lar. Se tiver dicas e sugestões, deixe-as nos comentários para que outras pessoas tenham a oportunidade de aprender ainda mais a ter unidade no lar. Caso esteja desenvolvendo um estudo ou uma pregação para levar à sua igreja, esperamos que deixe nos comentários como foi sua experiência, sua palavra, sua pregação ou sua palestra. 

Leia também:

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Mensagem para casamento em crise – Reconquiste a unidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *