fbpx

Devocional cristã – Vencendo as tentações 

Devocional cristã – Vencendo as tentações 

Decidimos desenvolver esta devocional com o tema – vencendo as tentações – porque de todos os problemas que o homem pode ter,o mais grave também é o que não consegue solucionar por si mesmo, que é vencer o pecado e garantir a vida eterna. Neste texto vamos ver que a tentação é a porta aberta que chama o homem ao pecado, que nos leva à separação de seu Criador. As escrituras nos revelam que todo ser humano já nasce no pecado (Romanos 3:23) e, por isso, precisa do resgate de Cristo na cruz para voltar à comunhão com seu criador. Quando falamos em vencer a tentação, estamos falando também em voltar a ter uma vida de comunhão com o Criador de todas as coisas, que é Santo. 

Antes de enumerar cinco dicas para vencer a tentação, queremos apenas esclarecer algo que muitos críticos acham estranho, o fato de todos nós já nascermos em pecado. Para os que não aceitam esta verdade, o Senhor estaria sendo injusto ao considerar uma criança recém-nascida como alguém que já seja pecadora. Pensando humanamente, realmente é compreensível que as pessoas achem injusto que um bebê que acabou de nascer seja pecadora, pois ele ainda não fez nada, não tem consciência de certo e errado, como podemos colocá-lo como um pecador? Para entender isso, podemos fazer o raciocínio contrário – a partir de que idade podemos considerar uma criança pecadora? Não existe padrão. Além disso, se considerarmos uma criança recém-nascida sem pecados, estaríamos concordando que ela não precisa de Jesus, no entanto, a Bíblia nos diz que somente através de Cristo há salvação (João 14:6, Atos 4:12 e 1 Timóteo 2:4 a 6). Se a Palavra de Deus não pode ser contraditória, uma criança recém-nascida não pode ser salva por si mesma, ela precisa de Jesus, por isso, quando falamos que até mesmo o recém-nascido nasce em pecado estamos criando um parâmetro, um padrão igual para todo mundo. Não importa se alguém tem sete anos, sete meses, sete dias ou sete minutos, todos já foram concebidos em pecado e precisam da salvação de Cristo. 




Agora, voltemos ao foco desta devocional sobre tentação. Separamos o assunto – vencendo tentações – em cinco partes. Se você deseja desenvolver uma pregação, ou estudo, você pode se aprofundar mais em cada uma delas. Nesta devocional vamos apenas dar uma breve descrição sobre cada dica. 

A fonte da tentação 

A tentação em si não é pecado, mas é algo que pode nos levar ao pecado, por isso, eliminar o que nos traz tentação é a primeira dica no tema – Vencendo as tentações. Um bom e simples exemplo é o de uma pessoa que está fazendo uma dieta e entra em uma confeitaria, ou padaria. Não faz sentido. Se ela está, justamente evitando tais alimentos, não faz sentido ela entrar nestes lugares. No entanto, por outro lado, é claro que se tal pessoa entra nesses locais, não significa que ela está quebrando a dieta. No entanto, ela estará mais propensa a comer o que não deve. 

Para a maior parte dos homens, a maior fonte de tentações são as mulheres, o desejo pelo sexo oposto. Portanto, o cristão que reconhece que precisa evitar a tentação (sejamos sinceros, todos) precisa selecionar melhor os locais que frequenta, o tempo que passa na internet, os programas que assiste na TV (em especial aos domingos e na TV aberta). Novelas com mulheres bonitas usando roupas curtas e justas, programas de auditório com dançarinas, festas onde estarão pessoas não cristãs (com grande possibilidade de presença das famosas “piriguetes”), sites com fotos de mulheres de biquíni, matérias sobre “miss bumbum” etc. Estes são alguns exemplos de coisas que podemos não considerar pecado em si, mas que são fontes de tentação. 

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1:14 

Quando pensamos no assunto – vencendo as tentações – precisamos ser sinceros conosco mesmos e refletir sobre o que pode ser raiz de nossas tentações. Para alguns, por exemplo, um jogo de futebol pode ser um convite ao xingamento, irritação etc.  

Outro versículo que você pode usar, caso esteja preparando um sermão sobre – Vencendo as tentações – é Colossenses 3:1 e 2. 

Ambientes impróprios 

Nossa segunda dica tem relação com o que falamos anteriormente- a fonte da tentação. Os ambientes impróprios podem nos levar ao pecado, inclusive os ambientes virtuais. Do mesmo jeito que um bar “chama” conversas que em nada edificam uma vida, alguns ambientes virtuais também podem nos levar ao pecado. Grupos no Whatsapp e aplicativos podem nos proporcionar imagens, conversas, palavras ou atitudes erradas. Ir a um bar não é pecado, assim como ir à praia, a uma festa ou navegar por horas na internet de madrugada também não são pecados em si, mas são atitudes que podem ser evitadas. Quando decidimos levar o cristianismo a sério o assunto – Vencendo as tentações – não pode ficar só na teoria, devemos praticar. 

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12 

Resistindo à tentação 

No entanto, claro que, por mais que evitemos, muitas vezes nos encontramos em situações desconfortáveis, como conversas, piadas, uma página na internet, um comercial, uma imagem que não esperávamos ver. Em situações assim, devemos lembrar que temos um Senhor que sonda nosso coração e está disposto a nos ajudar. A oração, a submissão à vontade de Deus é fundamental para resistir às tentações. 

Nossa terceira dica no tema – vencendo as tentações – tem a ver com sua fé. Se você entende que nosso Pai quer te ver livre do pecado, precisa confiar que Ele nos fortalece e nos direciona para vencermos o pecado. 

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7 

Deus permite tentações? 

Se a vontade de nosso Criador é que tenhamos a vida eterna por que somos tentados? Não seria mais fácil se não passássemos pelas tentações? Pois esta dúvida é muito boa e frequente. Nem sempre temos uma reposta para isso. No entanto, quando somos tentados e vencemos, estamos glorificando ao nome de Deus. Por isso, Jesus também foi tentado. Nem ele mesmo escapou dessa tribulação.  

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tiago 1:2,3 

Sem as tentações não conheceríamos o amor e poder de nosso Criador. Além disso, poderíamos pensar que somos capazes de vencer tudo com nossas próprias forças e nossa sabedoria. A tentação também deve ser encarada como uma prova de nossa fé. São nas tentações que provamos que realmente praticamos nossa fé, não só de palavras, mas de atitudes. Como a vitória sobre a tentação tem o caráter de glorificar a Cristo, não somos tentados além do que podemos suportar. 

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13 

E se eu pecar? 

A quinta e última dica do tema – vencendo as tentações – vem justamente para colocarmos todos nós sobre a mesma balança. Não podemos falar de vencer tentações achando que conseguiremos nunca mais pecar. Eventualmente, iremos falhar em alguma área. Aliás, nem é bom acharmos que somos capazes de viver sem pecar. Devemos reconhecer, todos os dias, que precisamos do perdão de Deus. 

Por isso, a humildade e sinceridade é importante. Quando falamos sobre o assunto – vencendo as tentações – precisamos entender que não podemos nos colocar acima dos outros, como se nós conseguíssemos viver sem pecar e os outros não.  Devemos orar diariamente pedindo perdão de nossos pecados e reconhecer que precisamos de nosso advogado para nos defender. 

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1 

O pecado nos afasta de Deus, mas a misericórdia do Senhor nos oferece o perdão e salvação através de Jesus. Por isso, lembre-se sempre devemos fugir das tentações por amor a Deus, mas não podemos colocar sobre as pessoas o peso de acharem que só elas pecam, que alguém consegue viver sem pecar. Precisamos confessar nossos pecados e ajudar a todos a resistir as tentações para demonstrarmos que nossa fé é verdadeira e nosso caráter não depende puramente de recompensas e milagres. Por isso, terminamos o assunto – vencendo as tentações – com uma promessa que não podemos nos esquecer. 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *