fbpx

Devocional sobre obediência na Bíblia

Devocional sobre obediência na Bíblia

Diversos trechos sobre obediência na Bíblia nos mostram como é importante confiar em Deus, pois a obediência está diretamente relacionada com a nossa fé. Quando decidimos crer no Senhor de todo nosso coração, estamos também tomando a decisão de ser obediente, através de nossa fé. Nesta devocional vamos abordar seis pontos importantes sobre a obediência. Se você participa de algum grupo de estudo ou ministra sermões em sua igreja, você pode utilizar este texto como base. Complemente a leitura com exemplos pessoais para cada ponto chave. Recomendamos que você leia o trecho bíblico de Romanos 13 até Romanos 15 como base para aprofundar este estudo. 

Basicamente, quando pensamos em obediência na Bíblia, podemos perceber três pontos importantes sobre este assunto. Quando decidimos obedecer, precisamos demonstrar prontidão, fazer o melhor e obedecer por completo. Vamos analisar cada um destes três pontos. 

Obedecer rápido 

A obediência precisa ser com prontidão, ou seja, de forma rápida. Muita vezes, pela má vontade, até temos a iniciativa de obedecer, mas fazemos isso com lentidão, procrastinando nossa responsabilidade. A Bíblia nos ensina que precisamos apresentar uma resposta rápida. Em Mateus 8, no começo do ministério de Jesus, uns de seus seguidores pediu que esperasse sepultar seu pai. Estudiosos explicam que este termo significa que na verdade o pai daquela pessoa ainda era viva. Ele queria seguir Jesus só depois de sua morte. Segue o trecho de referência. 

E outro, que era seguidor de Jesus, disse: Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus respondeu: Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mateus 8:21 e 22 

Com essa passagem sobre obediência na Bíblia, qualquer que seja a  interpretação, quer o pai do seguidor já estivesse morto ou não, aprendemos que a obediência a Deus deve ser rápida, deve ser uma prioridade. Não adianta obedecer depois, mais tarde, quando der, quando puder. 

O coração grato nos leva a sermos obedientes com prontidão. Assim como um filho que respeita o pai, devemos obedecer prontamente. Por isso, precisamos estabelecer planejamento e organização, para conseguirmos obedecer todos os objetivos assim que pudermos. 

Obedecer por completo 

Também devemos lembrar que a obediência deve ser por completo. Se temos um plano, um objetivo, precisamos segui-lo até completá-lo. Não adianta um filho arrumar o quarto pela metade. Meia obediência, na verdade, é uma desobediência. Por isso, em Apocalipse, lemos sobre o morno, o quente e o frio. Podemos considerar o morno como as pessoas que obedecem pela metade. Não bebem, mas xingam, não fumam, mas roubam, por exemplo. 

Um exemplo de obedecer por incompleto é o de Moisés que feriu a rocha duas vezes (Êxodo 20) ao invés de uma única vez. De certa forma, ele foi obediente, mas não fez exatamente o que deveria. 

Obedecer de boa vontade 

Por fim, outra questão importante sobre obediência é que devemos obedecer por boa vontade e não por obrigação. Um exemplo de quem obedeceu por obrigação é o de Jonas, que só cumpriu o propósito de pregar em Nínive depois de todo o episodio do grande peixe. Enquanto estava no barco, uma tempestade começou a balançar a navegação. Ao descobrirem que a culpa daquele apuro era de Jonas, que estava desobedecendo a Deus, os tripulantes perguntaram a Jonas o que deveriam fazer para a situação se acalmar. Jonas, então, disse que ele mesmo deveria ser lançado ao mar. Curiosamente, se você parar pensar, a solução não era jogar Jonas no mar, mas Jonas tomar a decisão de ir pregar em Nínive. Talvez, se Jonas tivesse falado que deveriam levá-lo para a terra de Nínive, a situação teria se acalmado de forma menos dramática. 

Precisamos estar dispostos a obedecer de boa vontade e não apenas pelo medo da repreensão ou castigo. Deus deseja que o amemos por livre escolha e não como uma obrigação. Se fosse assim, não teria nos dado o poder de decisão. Nós temos a escolha de amarmos. Da mesma forma, precisamos ter a boa vontade de lhe obedecer e de ser obediente. 

Autoridades 

Além desses três pontos de obediência na Bíblia, precisamos analisar três pontos que nos levam a compreender que estamos, de fato, sendo obedientes a Deus. Para percebermos que estamos sendo obedientes a Deus, podemos encontrar um “guia de obediência na Bíblia”, ao lermos Romanos, entre os capítulos 13 e 15. Neste trecho somos orientados a obedecer às autoridades, fazer tudo por amor ao próximo e seguir exemplos para sermos exemplos. Outro ponto que queremos destacar nesta devocional sobre obediência na Bíblia refere-se à submissão às autoridades. 

Vamos começar falando do respeito às autoridades. Talvez, a passagem bíblica mais conhecida sobre respeito às autoridades seja a de Romanos 13. Vamos ler o primeiro versículo. 

Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Romanos 13:1 

Nos versículos seguintes, Paulo segue explicando que não devemos ser rebeldes contra autoridades e também sobre os impostos. Ele está nos deixando claro que devemos estar em dia com nossas obrigações civis. Ele encerra esse raciocínio dizendo: 

Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades. Romanos 13:7 

Demonstramos respeito e confiança em Deus quando nos submetemos às autoridades. No trabalho, na vizinhança, na sociedade. Precisamos demonstrar respeito e agir sempre de forma a honrar o nome de Deus, pois a rebeldia nos torna alvo de críticas; e quando o cristão é alvo de críticas, logo as pessoas criticam “todos os cristãos” de uma vez, falando coisas do tipo: “depois vai pra igreja”, ou “e ainda diz que é crente” etc. Portanto, obedecer às autoridades é uma forma de sermos obedientes a Deus. 

Amor ao próximo 

Assim que Paulo termina seu raciocínio de obedecer às autoridades, ele fala de amar ao próximo. 

Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. Romanos 13:8 

Quando fazemos as coisas por amor ao próximo, também estamos obedecendo a Deus. Na Bíblia podemos encontrar vários exemplos de amor ao próximo como uma forma de obedecer a Deus. Na parábola do bom samaritano, Jesus termina questionando quem teria agido corretamente. O bom samaritano, que socorreu a vítima, fez o que era certo, pois fez por amor ao próximo. Quando amamos ao próximo sempre estamos obedecendo a Deus. 

Ser exemplo 

Por fim, outro exemplo de obediência na Bíblia é o que está relacionado a fato de sermos exemplo para os não cristãos. Devemos lembrar sempre que existe uma nuvem de testemunhas ao nosso redor. Devemos ser exemplos de cristão para eles. Em Romanos 14, lemos Paulo pedindo que os cristãos de Roma fossem amorosos com os fracos na fé. Depois ele fala sobre não fazer os irmãos tropeçarem. Devemos pensar sempre em não fazer os outros tropeçarem e nem escandalizar o nome de Jesus, para demonstrar obediência a Deus. 

Se você se preocupar em ser um exemplo de cristão, naturalmente, vai agir querendo sempre obedecer a Deus. Em Romanos 15, Paulo começa falando de aceitarmos todos e conclui lembrando que Cristo também nos aceitou. 

Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês. Romanos 15:7 

Para sermos exemplos de cristãos, precisamos ser imitadores de Cristo, assim como Paulo mencionou em 1 Coríntios 11:1, “sejam meus imitadores, assim como seu de Cristo”. Sempre que tomarmos uma decisão, sempre que falamos algo em situação de estresse, ou antes de agir por impulso, por exemplo, precisamos refletir se estamos agindo como imitadores de Cristo. 

Para ser um exemplo, siga exemplos. Talvez, ser imitador de Cristo pode parecer muito utópico, pense em alguns pastores que admira, algum líder, algum professor. Tenha referências boas em sua vida para serem seus exemplos. Precisamos estar cercados de pessoas exemplares para seguirmos o exemplo. 

Portanto, para caminharmos rumo a uma obediência a Deus, mantenha esses três objetivos em sua vida: siga bons exemplos, respeite as autoridades e faça tudo por amor ao próximo. Além disso, quando decidir ser obediente, seja rápido em obedecer, faça de boa vontade e obedeça por completo. Com essas referências de obediência na Bíblia, podemos seguir a Cristo com nossas convicções, crescendo na fé.  

Para ler mais sobre obediência na Bíblia, recomendamos a leitura de outros textos em nosso site. Seguem algumas sugestões: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *