fbpx

Aula sobre os dez mandamentos para crianças 

Aula sobre os dez mandamentos para crianças 

Ei, “teacher”, se liga neste modelo de aula sobre os dez mandamentos para crianças. Aqui vamos ler sobre um dos acontecimentos mais conhecidos da Bíblia e um dos mais importantes também. Com essa história podemos conhecer o início da relação do Senhor com o povo de Israel. Através destas leis, o povo de Israel pôde conhecer um pouco melhor sobre seu Criador.

Mais tarde, Moisés escreveu muitas outras leis que deram aquela forcinha para o povo judeu em seu relacionamento com Deus e em sua formação como um povo, que deveria seguir regras e estabelecer limites da conduta humana. Nesta lição infantil vamos destacar os dez mandamentos e ver como este foi um marco muito importante para a história dos hebreus. 

Então, “profexô”, fica esperto e leia essa aula com atenção. Tenho certeza que sua vida também pode ser edificada.

  • Texto base: Êxodo 19 e 20. 
  • Objetivo: ensinar às crianças que para sermos fiéis a Deus precisamos seguir algumas regras e limites.
  • Atividades e desenhos sobre esta aula – CLIQUE AQUI 

Introdução 

Na aula passada vimos que o povo de Israel estava caminhando no deserto depois de terem saído do Egito. No começo eles passaram alguma dificuldade, pois não tinham comida e nem bebida, mas o Senhor mandou o maná, uma espécie de pão, e codornizes, tipo de ave, para que se alimentassem todos os dias.

Sabe aquele filme “Té chovendo hambúrguer?”, o maná foi tipo isso, mas real e muito melhor, pois era saboroso e “de grátis”.

Além disso, o Senhor ajudou Moisés a dar água para o povo, quando estavam em um lugar que só tinha água amarga. Moisés tocou com seu bastão nas águas e a água ficou doce, potável.  

O povo continuou marchando no deserto em busca da terra prometida, ou seja, da terra que Deus daria a eles. Deus já havia falado, lá no Egito ainda, que os hebreus iriam para uma região muito boa e próspera, que “mana leite e mel”, ou seja que tem abundância de recursos como alimentos. Mas o povo ainda estava no deserto caminhando.  Eles já estavam há três meses caminhando no deserto, quando chegaram a uma região chamada Sinai.  

Os 10 mandamentos para crianças

Ali no Sinai, havia um grande monte e Moisés subiu neste monte para orar e conversar com Deus. O povo não foi junto. Alguns líderes foram até um determinado ponto do monte, mas depois daquele ponto só Moisés continuou subindo. 

Então, Moisés começou a orar e Deus falou com ele. “Moisés, se o povo me ouvir e me obedecer, vocês serão o meu povo e eu serei o Senhor de vocês”. Moisés chamou as pessoas mais experientes do povo e repassou o recado. Os líderes concordaram com Moisés e decidiram que iriam fazer tudo o que Deus pedisse, e seriam obedientes às suas leis. 

Então, alguns dias depois, Moisés voltou para o topo do monte, sozinho, e conversou novamente com Senhor. Naquele dia, Deus mandou dez mandamentos para Moisés. 

Professor, nesta aula dobre os dez mandamentos para crianças, fizemos um resumo das leis para ficar de fácil compreensão. Sugerimos que você leia na sua Bíblia os dez mandamentos e escreva-os de seu jeito. 

Lista dos 10 mandamentos

  1. Não adorem outros deuses, pois somente o Senhor éDeus  
  2. Não façam nenhuma imagem para ser adorada como se fosse um deus.
  3. Não diga o nome de Deus em vão. Ou seja, não devemos fazer brincadeiras, ou falar o nome de Deus por qualquer motivo.
  4. Guardem o sábado. Deus pediu que um dia da semana, pelo menos, fosse dedicado a Ele. Ao dar sua aula sobre os dez mandamentos para crianças, explique que muitos anos depois, Jesus nos ensinou que esta lei não foi feitapara santificar os homens, mas para nos lembrarmos de Deus. Alguns anos após a ressurreição de Jesus, os cristãos mudaram o dia a de adoração para o domingo, pois Jesus ressuscitou em um domingo. 
  5. Vocês devem respeitar seus pais. Obedecer aos pais é uma forma de demonstrar respeito a Deus.
  6. Não mate
  7. Não adultere. Ou seja, quando você for casado, ou tiver namorando, não deve ter outros namorados. Professor, dependendo da idade de seus alunos, você pode dizer que esta lei para não trair as pessoas. Às vezes, não é preciso entrar em detalhes, enquanto você ministra sua aula sobre os dez mandamentos para crianças.
  8. Nãoroube.
  9. Nãominta, ou não dê falso testemunho.
  10. Não cobice as coisasdos outros. Ou seja, não devemos ter inveja, não devemos ficar com raiva quando alguém tem algo que não temos, ou que seja melhor do que o nosso.

Para que servem os dez mandamentos para crianças?

Assim, Deus entregou a Moisés os dez mandamentos, que foram as primeiras leis que o povo hebreu começou a seguir. Seguir essas leis era importante para que o povo demonstrasse que realmente queria manter sua aliança com Deus.

Olha que legal! No monte Sinai não tinha “sinai de internet, mas tinha o “sinai do Criador! Ok, admito essa foi ruim!

Quando queremos demonstrar que temos uma aliança com Deus devemos seguir seus ensinamentos. Muitas dessas, e outras leis do Antigo Testamento, já não precisam ser seguidas à risca, pois Jesus nos ensinou sobre isso, mas elas foram muito importantes para que Israel pudesse manter seu relacionamento com Deus sempre forte e vivo.

Aprendemos que é importante haver regras e disciplina para servirmos a Deus. Não podemos servir a Deus como quisermos, do jeito que quisermos. Precisamos de respeito e ordem. 

Ao concluir sua aula sobre os dez mandamentos para crianças, você pode enfatizar que para caminharmos com Deus precisamos seguir seus ensinamentos, mas deixe claro que não são as leis do antigo testamento, mas sim os ensinamentos de Jesus, pois Jesus nos revelou uma aliança mais moderna. 

Conclusão 

Já pensou morar em um lugar sem lei? Seria horrível, né? Por isso, as regras são importantes. E Deus tem regras perfeitas pra gente se relacionar com Ele. A Bíblia é um papo reto do Criador conosco. Não tem blablabla.

Os hebreus eram um povo numeroso, mas eles eram escravos no Egito e, por isso, não tinham regras ou leis específicas. Enquanto estavam no deserto, Moisés escreveu inúmeras leis que viraram as leis do povo de Israel. As leis são muito importantes para a organização de um povo de um país. Já pensou em um país sem leis? 

Nesta aula sobre os dez mandamentos para crianças, aprendemos sobre as primeiras leis que o povo de Israel recebeu. De acordo com estudiosos, o povo de Israel recebeu, através de Moisés, 613 leis, mas os 10 mandamentos acabam “resumindo” tudo. Em sua aula para sobre os dez mandamentos para crianças, você não precisa ensinar isso, mas esta é uma informação que achamos interessante você saber. 

Na próxima aula vamos ver como os israelitas chegaram, finalmente, para observar a terra que iriam habitar e como alguns espias tiveram fé para crer que poderiam herdar a terra, enquanto outros achavam que não seria possível, pois o lugar era habitado por gigantes. 

Oração 

Na aula de hoje, sobre os dez mandamentos para crianças, aprendemos que é muito importante haver regras e leis para que um povo seja organizado e Deus, deseja que seu povo seja obediente, pois sem obediência não podemos agradar a Deus. Se você quer ser obediente à vontade de Deus, precisamos, em primeiro lugar, aceitar Jesus como salvador de nossas vidas, quando fazemos isso, ele nos envia seu Espírito Santo para nos ajudar a seguir sua vontade. Se você nunca orou para que Jesus seja seu salvador, ore comigo agora. 

Se você já aceitou Jesus como salvador, mas quer ser sempre obediente e deseja pedir para que Ele te ajude com isso, ore comigo. 

  • Atividades e desenhos sobre esta aula – CLIQUE AQUI 

Esta aula faz parte da sequência de modelos de aula sobre Moisés e o êxodo. Para seguir seus estudos, leia também:  

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Aula sobre os dez mandamentos para crianças 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *