fbpx

Aula sobre o maná do céu 

Aula sobre o maná do céu 

Nesta semana, vamos aprender sobre o maná do céu, enviado para o povo de Israel quando saíram do Egito. Nesta aula aprendemos a confiar em Deus e não murmurar quando achamos que somos esquecidos por Ele. Uma lição importante, para adultos e crianças, que devemos carregar pelo resto de nossa vida, tomando o exemplo dos hebreus para nosso estilo de vida. Ao invés de ficar reclamando, devemos confiar em Deus, principalmente, quando já vivemos uma experiência. O problema nosso é que queremos viver milagres grandiosos todos os dias e não aceitamos as lutas do dia a dia como uma forma de fortalecer nossa fé, achamos que Deus tem a obrigação de nos livrar de qualquer tipo de adversidade. 

Texto baseÊxodo 15:22 até Êxodo 16 completo 

Objetivo: Ensinar às crianças que devemos ser gratos a Deus 

Atividades sobre esta aula CLIQUE AQUI

 

 

 

Introdução 

Na aula passada, vimos como o povo de Israel conseguiu atravessar o mar Vermelho e fugir do Egito e da perseguição do faraó. Depois que eles atravessaram o Mar Vermelho, ficaram muito felizes e Moisés, que liderava o povo, chegou a escrever uma música para celebrar aquela passagem. Vocês lembram para onde eles, os hebreus, estavam indo? Na verdade, nem eles sabiam direito. Moisés havia avisado o povo que o próprio Senhor guiaria eles até a terra onde deveriam se alojar. Durante o dia, uma fumaça guiava os israelitas, durante a noite, uma coluna de fogo. Para quem não lembra, os judeus eram escravos no Egito e Moisés conseguiu libertar o povo da escravidão depois que Deus enviou dez pragas. Na aula de hoje vamos ver o que aconteceu depois que eles saíram do Egito. 

A história 

Pronto! Depois de toda a aventura para conseguirem escapar do faraó, o povo de Israel estava livre, mas ainda havia um problema, eles não tinham o que comer e beber. Eles estavam agora em um grande deserto, à beira do Mar Vermelho, e o calor e o clima seco estava deixando o grupo exausto. Alguns estudiosos acreditam que até dois milhões de pessoas tenham saído do Egito. A Bíblia nos traz algumas pistas (Êxodo 13:37, Números 1:46, Números 26:51), mas estes números, relatados na Bíblia, indicam apenas a presença de homens (em idade militar, que não eram mais denominados crianças). Imagine toda esta multidão andando no deserto.  

Professor, se você quiser, pode usar como referência, que as cidades de Manaus, Curitiba ou Recife, por exemplo, possuem cerca de 2 milhões de pessoas também (em 2019). 

Eles caminhavam no deserto, em uma região de muito calor. Depois de três dias caminhando no deserto, eles começaram a reclamar que estavam com sede. Eles estavam em uma região que só tinha águas amargas, por isso, chamaram aquele lugar de Mara. O povo começou a reclamar, então Moisés foi orar. O Senhor lhe explicou o que deveria fazer, então, Moisés jogou um pedaço de madeira na nascente naquelas águas, e a água ficou doce; assim, eles puderam beber daquela água. O Senhor também mandou um recado ao povo, através de Moisés, avisando que se eles andassem em Seus caminhos, Ele os protegeria de todo mal e enfermidades. 

Depois de mais ou menos dois meses andando no deserto, eles estavam numa região chamada Sim, que também é deserto. Eles não tinham comida em fartura para comer e começaram a reclamar contra Moisés dizendo. “Por que Deus nos tirou do Egito? Lá tínhamos pão em fartura para comer. Aqui vamos morrer de fome do deserto” (Êxodo 16:3). O povo começou a reclamar para Moisés e Arão, irmão de Moisés, que era melhor se tivessem ficado no Egito. Moisés, então, foi orar para saber o que fazer, e Deus lhe fez uma promessa importante. Disse que enviaria pão do céu, o maná do céu para os israelitas. Explicou que enviaria um pouco por dia, e que na sexta-feira, enviaria o dobro, que era para sábado também, assim eles deveriam guardar um pouco daquela comida de sexta para sábado, pois no sábado, não haveria o maná do céu. 

Além do maná do céu, Deus também enviou algumas aves pequenas, chamadas codornizes, que são parecidas com pombas.  

Conclusão 

Então, Moisés avisou o povo que as codornizes e o maná do céu era um sinal para que os israelitas entendessem de uma vez por todas que eles não tinham saído do Egito para sofrer, e que Deus iria cuidar deles em qualquer situação. 

Deus fez coisas sobrenaturais no deserto, como transformar águas amargas em doces, além de enviar aves e o maná do céu par ao povo de Israel, para que pudessem entender que, de fato, existe apenas um único Deus, que cuida de nós, em qualquer situação. Mais tarde, vamos aprender que os hebreus ficaram quarenta anos no deserto e que neste período comeram o maná do céu todos os dias. 

Na próxima aula vamos aprender sobre um dos momentos mais importantes da história de Israel, que foi o momento me que Moisés recebeu os 10 mandamentos. 

Oração 

Hoje vimos que importante confiar em Deus mesmo quando parece que as coisas estão ruins, pois o povo de Israel achou que era muito ruim ficar no deserto e que iriam morrer por causa disso. Se você quer agradecer a Deus por todas as coisas boas em sua vida e quer pedir que ele te ajude quando passar uma dificuldade, ore comigo. 

Para ver as atividades sobre esta aula, CLIQUE AQUI

Esta aula faz parte da sequência de modelos de aula sobre Moisés e o êxodo. Para seguir seus estudos, leia também: 

Em nosso site temos inúmeras outros modelos de aula. Eis alguns exemplos:

  1. Lição bíblica sobre o naufrágio de Paulo
  2. A ressurreição de Jesus
  3. Aula para EBD Infantil sobre a volta de Jesus – Perseverar
  4. História de Neemias Infantil – Parte 1 de 2  
  5. Modelo lição: o bom samaritano

 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *