fbpx

Estudo bíblico Romanos 11

Estudo bíblico Romanos 11

Ao fazer o estudo bíblico de Romanos 11, poderemos perceber que Paulo está preocupado em afirmar que Deus não se esqueceu de seu povo eleito. Estamos vendo neste estudo bíblico sobre Romanos, que o capítulo 11 segue a linha de raciocínio de Paulo, traçando comparativos da salvação com o Antigo Testamento, a fim de mostrar que a rejeição de Israel não é final, e que a última decisão de Deus é de grande misericórdia para todos. Um dos versículos chaves deste capítulo, é o 32, pois mostra que Deus colocou todos debaixo da desobediência para a usar sua misericórdia para todos, sem exceção.  

No versículo um, Paulo faz referências a Jeremias 46:28 e 1 Samuel 12:22. Nos versículos três e quatro, ele faz referências a 1 Reis 19:10, 14 e 1 Reis 19:18.  

Uma curiosidade bíblica que vale a pena ressaltar neste estudo bíblico, se encontra em Romanos 11:2-5. Do versículo dois ao cinco, Paulo lembra dos dias de Elias, quando todo Israel rejeitou a bondade de Deus, mas sete mil israelitas a aceitaram. Da mesma forma, nos dias de Paulo, a maior parte de Israel rejeitou o cristianismo, mas uma pequena parte o aceitou. Nos dois casos, os que aceitaram são considerados os verdadeiros remanescentes do povo de Deus. O termo “eleição da graça”, no versículo cinco, quer dizer a escolha de Deus pelas pessoas específicas que aceitarão sua graça.  

Em Romanos 11:7 Paulo se refere a uma minoria de judeus que aceitam Jesus como salvador nos dias atuais.  

A passagem de Romanos 11:8 e 9 é uma referência aos textos de Isaías 29:10,13, Deuteronômio 29:3,4 e Salmos 69: 22,23. As bênçãos de Deus se tornaram um tropeço para que recebessem Jesus. 

No versículo onze, o termo “para que caíssem”, quer dizer na ruína total. A rejeição dos judeus pelo evangelho poderia ser usada para o bem por Deus, pois esta rejeição deu oportunidade à salvação dos gentios. A aceitação dos gentios, por sua vez, poderia causar certo ciúme nos judeus, levando-os a aceitar o evangelho.  

Ao rejeitar o messias, Israel perdeu sua posição privilegiada e o evangelho foi pregado aos gentios. Essa rejeição é, no entanto, temporária. Segundo alguns estudiosos, os judeus serão restaurados no retorno do Senhor Jesus. No versículo dezesseis, Paulo menciona Levíticos 23:10. As primícias eram as primeiras partes da massa, usada para fazer o bolo que era oferecido a Deus (Números 15:17-21). Em Romanos 11:16, o termo primícias refere-se aos patriarcas de Israel. A massa como um todo representa Israel. Paulo chama esta parte de Santa para mostrar que Deus ainda tem um plano para este povo. Para concluir este pensamento do apóstolo Paulo usa o termo “sustentas a raiz” – no versículo 18 – representa a salvação de Deus para os gentios, que depende da promessa de Deus a Abraão e de sua revelação ao mundo por meio do povo de Israel. No versículo 17, ele menciona Jeremias 11:16 

Em Romanos 11:21, podemos entender que, se Israel foi deixado de lado devido à incredulidade, os gentios também podem ser rejeitados, pelo seu orgulho. Lemos, no versículo 23, que este estado endurecido de Israel é temporário, basta ver que judeus são salvos ainda hoje. Na segunda vinda, isso será mudado. A plenitude dos gentios refere-se ao total de gentios que serão salvos, como lemos em Atos 15:14 

Paulo usa a palavra mistério em Romanos 11:25. Segundo estudos bíblicos, este termo é usado para apontar algo desconhecido até que Deus revele a alguém. Neste caso, o mistério seria que a cegueira de Israel – temporária – seria importante para levar a salvação aos gentios, para depois ‘retornar’ aos judeus. Portanto, os gentios não devem se orgulhar do que Deus fez por eles. “A plenitude de Deus”, mencionado no final deste versículo, quer dizer algo como a quantidade completa dos gentios que se converterão ao cristianismo. “Entrado” é o mesmo que salvos.  

A passagem lembrada no versículo 26 é de Isaías 29:20 e 21. No versículo seguinte, Paulo menciona Isaías 27:9. No versículo 28, Paulo faz referências a Deuteronômio 7:8 e 10:15. A seguir, em Romanos 11:29, temos uma referência importante a Números 23:19. O termo “dons e vocação de Deus”, primeiramente, reforça o que escrevera em Romanos 9:4 e 5; depois significa o chamado de Deus, vocação, para os israelitas de um relacionamento sério e único com o Eterno, sendo este povo um instrumento para levar a salvação ao mundo. Ao dizer que são irrevogáveis, Paulo mostra que os planos de Deus não mudaram e não mudarão. O plano da salvação, para judeus e gentios, será cumprido. 

As promessas feitas aos patriarcas são irrevogáveis, por isso, a restauração de Israel é necessária. 

No trecho final, percebemos que Paulo estava focando seu discurso na misericórdia de Deus, tanto com judeus como para os gentios, pois ele é a fonte, alvo e quem sustém todos os planos. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos 11, leia também: 

Outros estudos temáticos que você pode gostar: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo bíblico Romanos 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *