fbpx

Estudo de Romanos 10

Estudo de Romanos 10

Neste estudo de Romanos 10 vamos ver como o apóstolo Paulo segue defendendo Jesus como o messias, sendo, Ele a finalidade de terem vindo todos os profetas anteriores, por isso, Paulo chega a escrever que o “fim da lei é Cristo”. Muitas vezes, lemos a palavra fim com o significado de final, mas aqui tem o sentido de finalidade. Paulo segue a defesa do evangelho, diante de um público que tinha muitas dúvidas sobre seu comportamento e é amplamente criticado por Paulo. Em Romanos 10 aprendemos um pouco mais sobre a defesa de Paulo. O apóstolo deixa claro sua vontade de que o Senhor Jesus fosse aceito pelos judeus. 

Paulo explica, em Romanos 10, que a justificação pela lei é infundada, pois a justificação deve se dar pela fé e os judeus tiveram a oportunidade de receberem o messias, mas não aproveitaram a oportunidade. 

Como vimos no estudo bíblico de Romanos 9, Paulo cita a diversos trechos do Antigo Testamento para mostrar que Jesus é o messias judeu. No entanto, Israel continua incrédulo. No capítulo dez do livro de Romanos, Paulo continua a mostrar que Israel não tem como dizer que não teve oportunidade de reconhecer Jesus. 

Algo importante a se destacar neste estudo de Romanos 10 é que no versículo 4, o apóstolo explica que a salvação não poderia ser obtida por méritos, mas sim pela fé.   

Nos versículos cinco , seis, sete e oito, Paulo menciona  Levíticos 18:5, e Deuteronômio 30:12-14. Ao escrever “a Palavra”, Paulo se refere à mensagem da Salvação, que é a mensagem de fé em Cristo. Paulo explica que Jesus está próximo dos que creem em seu nome e confessam com a boca essa fé, bem como está à disposição dos que ouvem a Palavra. Uma curiosidade bíblica deste trecho é que na parte “Jesus como Senhor” a palavra Jesus foi usada na tradução grega do Antigo Testamento para o nome de Deus, a tradução, basicamente usou a palavra Jesus para mostrar que reconhecer Jesus como salvador é como aceitá-lo como seu Deus. Para recebermos a salvação não precisamos subir aos céus ou descer ao abismo, mas sim aceitar a salvação em Jesus. 

Em Romanos 10:9, aprendemos que aceitar Jesus é reconhecer sua divindade. A maior parte dos comentários e estudos bíblicos de Romanos 10 esclarecem que o versículo dez nos deixa claro que devemos aceitar com o coração e confessar com a boca, é um ato quase que simultâneos, ou seja, quando reconhecemos com nossa boca, também estamos aceitando em nosso coração. 

No versículo 11, Paulo volta a mencionar uma passagem do Antigo Testamento: Isaías 28:16. No versículo 15, Paulo cita Isaías 52:7 e Naum1:15. No versículo seguinte, Paulo menciona Isaías 53:1. 

O que Paulo quer dizer entre os versículos 15 e 17 é que embora Deus eleja seu povo, sem base nos méritos das pessoas, precisamos aceitar esta salvação. 

A “palavra” mencionada no versículo 17 não é a palavra lida,mas sim falada, Quando testemunhamos com a boca, estamos testificando a Cristo.  

Nos versículos 18, 19, 20 e 21, Paulo menciona respectivamente: Salmos 19:4; Deuteronômio 32:21; Isaías 65:1 e Isaías 65:2. 

Terminamos este estudo de Romanos 10 destacando que Paulo volta a escrever que o povo de Israel continua a ser desobediente ao Senhor, como tantas vezes na história. 

No capítulo seguinte, Paulo segue seu raciocínio sobre a rejeição de Israel 

Para seguir seu estudo de Romanos 10, leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo de Romanos 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *