fbpx

Estudo bíblico de Romanos 8 

Estudo bíblico de Romanos 8 

No capítulo 8 de Romanos, o autor, Paulo, continua sua explicação sobre a graça e o perdão dos pecados, bem como o domínio que devemos ter contra o pecado. Desta vez, Paulo foca mais no poder do Espírito Santo. No capítulo anterior, vimos que Paulo enfatiza a briga entre a carne e o espírito. O desejo de buscarmos santidade em contradição com a vontade da carne de pecar. 

Uma curiosidade bíblica é que Paulo escreve a uma igreja que não conhecia de perto, ao contrário das demais cartas. A carta de Romanos é a única de Paulo à uma igreja que ele não havia visitado, por isso a preocupação de deixar tudo bem explicado. Há quem defina a carta de Romanos como a mais importante para o cristianismo e para a doutrina cristã. 

Nos versículos dois e quatro, podemos ver claramente Paulo relembrando o que já havia escrito anteriormente. Primeiro ele reforça o que escrevera em Romanos 6:18 e 22, depois enfatiza o que escrevera pouco antes em Romanos 7:24 e 25. Isso mostra a preocupação de Paulo em deixar o assunto bem claro. No versículo dois, Paulo menciona a lei do Espírito da vida, que é algo natural, e regular, como a própria vida. A partir do versículo quatro, até o versículo oito, Paulo faz o contraste entre vida na carne e vida no Espírito. 

Em Romanos 8:9, temos uma afirmação categórica que os que pertencem a Cristo vivem com o Espírito Santo. 

O que Paulo quer dizer nos versículo 10 e 11, de Romanos 8, é que ainda que Cristo viva em nós e o Espírito Santo habite em nós, nosso corpo físico precisa morrer por causa do pecado. No entanto, o Espírito Santo, que habita em nós, nos justifica de todo pecado, nos assegurando a vida eterna porque Cristo nos justifica. Cristo também irá ressuscitar nossos corpos mortais para uma vida nova na glória da vida eterna. 

Os verbos “viverdes” e “mortificardes” (dependendo de sua tradução), no versículo 13, poderia ser traduzido, até mais corretamente, pelo termo no gerúndio, como uma ação continua, “estão vivendo” e “estão mortificando”. Essa morte tem a finalidade de nos instigar a terminar com as obras da carne. 

O termo adoção, usado em Romanos 8:15, nos dá uma conotação de que o cristão é colocado como filho de Deus, herdando os privilégios e responsabilidades de um filho adulto.O cristão, quando se converte é como uma criança recém nascida, que precisa se desenvolver de forma saudável.  

Em seguida, no versículo 16, lemos novamente a palavra filhos, mas desta vez, o termo correto seria “nascidos”. O mesmo termo é utilizado em João 1:12. 

No versículo 20, a afirmação de Paulo, de acordo com alguns estudos bíblicos, está baseada tendo como referência Gênesis 2, dos versículos 17 a 19.Para alguns teólogos, após o pecado de Adão, o homem passou a ser sujeito da vaidade, para que pudesse conter o domínio sobre a criação, levando a própria natureza consigo.  

O Espírito, como um presente de Deus, garante nossa consumação da salvação, mas nossa herança de filho só será concluída na eternidade. No versículo 24, Paulo reforça a esperança da redenção do corpo. 

Paulo também escreve um importante trecho da bíblia, a partir do versículo 26 até o 30, explicando como o Espírito Santo age. 

O que Paulo nos diz em Romanos 8:28 é que tudo o que acontece, ocorre para o bem da salvação e vida eterna daqueles que creem em Deus. Pois essas pessoas, os que creem, foram chamadas por Deus segundo o seu propósito. Ou seja, nada pode atingir um cristão tão profundamente que Deus não possa transformar em bem. Em seguida, o apóstolo fala do auxílio que recebemos do Espírito Santo e fala de gemidos inexprimíveis, que não são o dom da diversidade de línguas, mas de uma intercessão da vontade divina. 

A promessa de Romanos 8:28 é para os que amam a Deus e andam com Cristo. A utilização do verbo presente no versículo 30 ressalta como a salvação futura pode ser considerada já presente. 

No versículo 31, um dos mais conhecidos da bíblia, Paulo faz referência a uma passagem de Números – Números 14:9. No versículo 33, faz referência ao profeta Isaías, ao traçar paralelo com Isaías 50:8-9. Já o versículo 36, ao dizer “está escrito”, Paulo menciona Salmos 44:22. 

Nos versículos 33 e 34 o apóstolo reforça que já fomos justificados e o pai não nos condenará, assim como o próprio Jesus não nos condenará, pois ele morreu e ressuscitou por nós, pela nossa salvação. 

As dificuldades da vida não são consequências de uma vida pecaminosa ou obstáculos apenas para nos afastar de Deus, mas o caminho já determinado por Ele. 

A conclusão de Romanos 8 ressalta que nada pode fugir do controle de Deus, por isso, nada nos separará de seu amor, nem nós mesmos. 

Para complementar seu estudo sobre Romanos 8, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico de Romanos 8 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *