fbpx

Devocional sobre Jó 2

Devocional sobre Jó 2

Nesta devocional sobre Jó 2, vamos ver como é importante manter nossa fé diante dos desafios e críticas ao nosso redor, como é importante termos consciência do mundo espiritual e como é bom nos apegarmos à Palavra de Deus. Precisamos estar firmes na fé para encarar os desafios deste mundo.  Para fazer esta devocional sobre Jó 2, recomendo que você leia o texto depois em sua bíblia. Faça uma análise sobre a situação. Se preferir, leia também Jó 1, para complementar seu estudo. 

A história de Jó é uma das mais conhecidas, e mais enigmáticas, da Bíblia. Não se sabe ao certo quem escreveu ou quando ocorreu essa narrativa, mas, de acordo com estudiosos, deve ter ocorrido na época de Abraão. Pelas palavras, termos e costumes relatados, como habitação em tendas, por exemplo, a maior parte dos estudiosos acredita que também tenha sido escrita por Moisés. A maior dica que temos é a citação de ser de Uz. Mas, deixando de lado essa parte, sabemos que a história de Jó nos ensina muita coisa. A principal delas é lidar com as adversidades da vida e encarar questões como “por que pessoas boas sofrem”. 

 

No começo de Jó 2 lemos sobre satanás conversando com o Senhor sobre Jó. Vamos tomar como base o seguinte trecho. 

Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! Jó 2:4,5 

Podemos imaginar que Jó tinha uma bela vida, com pertences, família abençoada e uma mulher abençoada. Pois é! Aprendemos a vida inteira sobre a mulher de Jó falando com uma “louca”, mas temos que admitir que se Jó era abençoado em todas as coisas, certamente seu casamento também era. Além disso tudo, Jó tinha o principal, comunhão com Deus e um coração voltado ao Senhor. Exatamente por isso, foi tentado em todas as áreas. 

Mais importante que tudo, aprendemos em Jó 2 que nossa vida não está jogada ao léu neste mundo. Existe uma batalha espiritual que não conseguimos compreender. Sobre isso, Paulo já nos alertou. 

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 

Por isso, acima de tudo, quando enfrentamos nossas lutas, medos e tentações, devemos lembrar que tudo está atrelado às questões espirituais. Não se esqueça que somos alvo de nossos inimigos. Quando nos questionam sobre nossa fé e apontam para os problemas do mundo como um sinal de que não há um Criador preocupado conosco, escolha uma posição firme. Mantenha sua fé firmada nas coisas que vem do alto.  

O mal vem de casa 

Mais para frente, em Jó 2, podemos ver uma das passagens mais emblemáticas do livro, quando a mulher de Jó pede para que seu marido amaldiçoe Deus. 

Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:9,10 

Infelizmente, nossas batalhas vêm de pessoas que amamos e que estão perto de nós. Como lemos antes, devemos nos lembrar que nossa luta é espiritual e não contra seu marido, esposa, patrão ou filhos, por exemplo. 

Por anos ouvimos pregações, músicas e textos falando sobre a mulher de Jó que agiu como louca. Baseados em Jó 2, podemos ler sobre este momento, mas lendo o livro inteiro de Jó, podemos ver que quando Jó foi restaurado, ele estava com a mesma mulher. Ela estava junto dos dias maus e nos dias bons. Então, talvez, ela não fosse tão ruim como aprendemos a vida inteira. No momento da angústia e da dor, ela agiu como muitas vezes agimos, desistindo da fé. Não podemos condenar a mulher de Jó pelo o que disse, mas podemos ver como Jó decidiu seguir sua fé mesmo contra os desafios dentro de sua própria casa.  

Às vezes, pessoas de nossa própria família nos dizem algo para desafiar nossa fé, para nos fazer desistir. Precisamos tomar uma postura firme e influenciar os outros a terem essa mesma fé. Em Jó 2 lemos a mulher de Jó desafiando a fé do marido, ainda que não maldosamente, mas Jó decidiu continuar servindo a Deus. No final, ambos foram restaurados. A bênção de um transbordou a vida de todos, inclusive de seus últimos filhos.  

Não sabemos quando estamos em batalhas espirituais. Percebam que, embora o livro de Jó relate a conversa entre satanás e o Senhor, o próprio Jó não é “alertado” sobre esses bastidores. Em nossas vidas, não somos alertados quando estamos passando por momentos de guerra espirituais, por isso, precisamos estar sempre preparados. 

O inimigo quer nos humilhar 

Uma maneira bem eficaz de satanás nos fazer enfraquecer na fé é nos desafinado, nos humilhando. As pessoas zombam de nós quando lemos a Bíblia, quando oramos, quando falamos que vamos à igreja. Zombam dizendo que damos dinheiro pro pastor, que a Bíblia é um livro antigo, que as igrejas são todas iguais, o que a igreja evangélica não tem credibilidade justamente por que existem tantas diferentes, com tantos costumes diferentes. Quando nossa fé é colocada como motivo de zombaria, como nos portamos? 

Assim como Jó, precisamos insistir, persistir, perseverar. Sabemos o que aconteceu no final da história de Jó, mas não sabemos como vai terminar nossa história, por isso, ficamos tão aflitos, ansioso, com medo e, muitas vezes, abandonamos a fé.  

O mundo moderno nos ensina que tudo tem que ser imediato e que não devemos passar por dificuldades e nem levar desaforo para casa. Mas não é isso que as Escrituras nos ensinam, sem falar que a própria vida nos ensina que não podemos ser assim. 

A paciência de Jó o leva a uma decisão ousada. 

Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:10 

Paulo também nos fala sobre isso em 2 Coríntios. 

É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo. E, quando vocês provarem que são obedientes, estaremos prontos para castigar qualquer desobediência. 2 Coríntios 10:3 a 6. 

Contra esses ataques e humilhações devemos nos revestir nosso pensamento, para sermos dominados por Cristo, entendendo que não são as pessoas que nos humilham ou nos perseguem, mas travamos uma luta espiritual. 

Lembre-se sempre que vivemos em constante luta espiritual e que muitas vezes as batalhas que travamos são resultados desta tentativa de satanás de nos humilhar a ponto de abandonar a fé. Ainda que as palavras que nos ferem venham de pessoas próximas, a quem amamos (e que nos ama), não podemos levar para o lado pessoal. Temos que ter o cuidado em dobro para servirmos de exemplo a essas pessoas. São essas questões que aprendemos em Jó 2. Mantenha a fé, compreendendo que nossas lutas pessoais também são travadas em regiões celestiais. 

Se você quer complementar esta devocional sobre Jó 2, recomendamos que leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *