fbpx

Estudo bíblico de Romanos 9

Estudo bíblico de Romanos 9

Em Romanos 9, Paulo segue demonstrando como a incredulidade da maioria dos judeus contrasta com as promessas dos antigos profetas e como o cristianismo é o caminho para seguirmos nossa fé em Deus. Nosso estudo de Romanos 9 possui inúmeras referências, por isso, recomendamos que leia com sua Bíblia aberta. No capítulo 9, do livro de Romanos, Paulo faz uma série de referências ao Antigo Testamento como veremos neste estudo bíblico. Para muitos teólogos e comentaristas da Bíblia, o livro de Romanos é um dos mais complexos para se estudar e o capítulo nove reflete bem essa complexidade da mente de Paulo. 

Logo no começo deste capítulo, Paulo demonstra sua tristeza ao ver que os judeus negaram Jesus, o verdadeiro messias. Nos versículos três e quatro, alguns dos melhores estudos bíblicos, revelam que as palavras do autor têm referência a alguns trechos do Antigo Testamento; especificamente, Êxodo 16:10,  Êxodo 32:32, Êxodo 4:22, Salmos 147: 19, Deuteronômio 10:15 e Jeremias 23:6. Estes dois últimos são referidos no versículo cinco, de Romanos 9.  

Os privilégios dos judeus, como povo eleito, incluíam, além de serem o povo de Deus, a contemplação da glória de Deus, manter alianças com o Eterno, a revelação da lei de Moisés, culto no tabernáculo e templo, as promessas, os profetas e o Cristo, Jesus. No versículo 5, Paulo mostra seu incômodo pela rejeição que os judeus tinham ao messias. Para alguns estudiosos este versículo é até mesmo um trecho gramaticalmente independente do resto. 

As palavras do versículo sete têm como referência Gênesis 21:12. Do versículo nove ao doze, Paulo faz mais referências ao livro de Gênesis, como segue: Romanos 9:9 – Gênesis 18:10,14; Romanos9:10 – Gênesis 25:21; Romanos 9:12 – Gênesis 25:23.  

No trecho Romanos 9:6 a 13, Paulo mostra que nem todos os israelitas físicos fazem parte do Israel espiritual. O que Paulo está dizendo é que embora a maioria dos judeus tivessem rejeitado Jesus, a Palavra, isso não significa que a promessa de Deus feita a Abraão tenha falhado, pois a promessa nunca tinha sido aos descendentes físicos de Abraão, mas os de Isaque e Jacó para levarem a salvação ao mundo.   

No versículo 13, Paulo menciona Malaquias 1:2 e 3 para mostrar que o Senhor amou um e rejeitou outro. No versículo seguinte, Deuteronômio 32:4 e no versículo 15, Êxodo 33:19. A escrita a qual Paulo se refere no versículo 17 é a que encontramos em Êxodo 9:16. A seguir, ele menciona Êxodo 4: 21.  

Paulo menciona Isaías 19:16 e Isaías 45:9, no versículo 20. No versículo 21, Provérbios 16:4. No versículo 26 ele cita Oséias 1:10. Depois menciona uma séria de passagens de Isaías nos versículos 27, 28, 29 e 33. Na ordem, as referências são: Isaías, 10:22 e 23; Isaías 10:23, Isaías 1:9 e Isaías 8:14 (juntamente com Isaías 28:16).  

Neste contexto devemos entender que a maioria dos israelitas não seguiu o cristianismo. Teria o plano de Deus falhado? Os capítulos 9, 10 e 11 de Romanos mostram que não, pois os herdeiros da promessa são os que creem. A maioria dos judeus teria rejeitado por procurarem justiça nas obras e não na fé. No entanto, como veremos em Romanos 11, no fim, Israel irá aceitar a salvação em Jesus.  

Nos versículos quinze e dezesseis, Paulo ensina que Deus tem misericórdia à sua maneira, de forma não arbitrária ou por capricho, pois sua vontade é demonstrar misericórdia. Por isso, não devemos estabelecer limites para o amor de Deus, para sua compaixão, Ele tem seu modo perfeito de agir, que muitas vezes não compreendemos.  Caso o Senhor não pudesse demonstrar sua misericórdia ninguém seria perdoado, já que ninguém merece sua graça e isso não pode ser obtido por nossos esforços. 

Há quem use Romanos 9:18 para defender que não temos o livre arbítrio e vivemos um destino já traçado, mas esta frase não é uma resposta de Paulo e sim a conclusão de uma repreensão por uma afirmação absurda. Assim como um oleiro pode fazer o que quiser com seu vaso, o Criador pode fazer o que quiser com sua criação. 

Há quem ache que os homens não devem ser responsabilizados por seus erros, pois tudo é da vontade de Deus. Paulo explica em Romanos 9:19 e 20 que não devemos usar por desculpa aos nossos erros a soberania do Criador. “Não temos escolhas, tudo é feito como Ele quer”. Este pensamento é errado. Podemos usar Salmos 73:21 a 24 para ver que podemos realizar questionamentos sinceros a Deus quando nos sentimos confusos. Mas nossas dúvidas não devem “colocar Deus na parede”, como podemos ver em Isaías 45:9.  

Ao rejeitar a verdade, estamos nos dispondo à destruição, versículo 22.   

No versículo 29, a misericórdia de Deus é ressaltada por Paulo, ao mencionar Isaías. O que o apóstolo Paulo está dizendo é que se não fosse a piedade de Deus, Israel já teria sido destruída. No versículo 33, Paulo menciona a pedra de Sião, prevista em Isaías 28:16, e mencionada também em 1Pedro 2:6 a 8. 

Para complementar seu estudo sobre Romanos 9, recomendamos que leia também: 

Também temos inúmeros estudos históricos que podem te ajudar 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico de Romanos 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *