fbpx

Tornando sua família dependente de Deus

Tornando sua família dependente de Deus

Ser dependente de Deus é um das “maiores loucuras” que podemos fazer hoje em dia. Então, como podemos manter nossa fé em dias que se valorizam tanto o humanismo, onde todos querem dar o seu jeito para resolver seus problemas. Manter a fé é um caminho que rema na contramão do que a sociedade moderna prega. Mais difícil ainda é levar nossa própria família por este caminho. Manter nossa postura de submissão a Deus, e à sua vontade, exige dedicação e empenho, pois ninguém ao nosso redor vai considerar essa submissão como “normal ou razoável”. Todos querem resolver seus problemas do seu jeito, por isso, ser dependente de Deus é uma tarefa que exige exercício diário. 

Neste texto vamos ver três posturas importantes para mantermos nossa família dependente de Deus. Confiar em Deus em momentos tranquilos é fácil, mas quando a situação escapa de nosso controle, e dependemos de outras pessoas, ou de fatores fora de nosso alcance, fica difícil confiar em um Deus o qual não vemos, não temos contato direto. Ficamos assustados e muitas vezes perdidos. Nessas horas, ser dependente de Deus é um desafio para nossa mente e coração. Precisamos confiar além de nossa lógica, além do que podemos compreender. A fé é algo “louco” para a sociedade moderna, pois exige um comportamento de submissão e de confiança naquilo que mal conseguimos explicar. Apenas as experiências de vida vão fortalecer a nossa fé. 

Confiar plenamente 

Ser dependente de Deus é confiar que Ele tem o controle de todas as situações, o tempo todo. Ele é onipotente para resolver nossos desafios. Temos referências para ver que o Senhor opera nas causas naturais, nas personalidades e em tudo mais, ou seja, Ele é todo poderoso para agir em todas as esferas. Devemos confiar neste poder para acalmar nosso coração e descansar nossa mente. Um exemplo de pessoa dependente de Deus na Bíblia é Daniel. Ele descansou seu coração em um momento conturbado, quando dependia unicamente do comportamento de animais selvagens. Ao ser jogado na cova dos leões,  

O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. Daniel 6:22  

Nossa família precisa confiar plenamente em Deus, em todos os sentidos. Precisamos manter nossa mente cativa no poder de Deus. Precisamos praticar essa confiança. No dia a dia, converse com sua família sobre como o Criador tem agido em suas vidas em áreas que você não tem controle. O amor de Deus é nossa maior garantia de seu cuidado. Não deixe seu coração se abater por situações fora de seu controle. Ore, busque e ouça a voz do Espírito Santo, para que você não se turbe com aquilo que você não tem controle, confie somente. 

Poder sobrenatural 

No livro de Zacarias lemos um dos trechos mais conhecidos da Bíblia, embora poucos saibam seu endereço. 

Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o Senhor: Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando. Zacarias 4:6 

Nossa tendência é sempre confiar em nossas forças, nosso agir para que as coisas saiam como queremos. Queremos falar com quem conhecemos, pensamos no que falar e como falar com as pessoas para resolver divergências. Muitas situações corriqueiras exigem atitudes pensadas e planejadas. Acima de tudo, precisamos entregar nosso coração a Deus, entendendo que a vitória é pelo poder de seu Espírito e não pela força de exércitos. 

Devemos nos planejar e pensar como agir em todas as situações, mas devemos, acima de tudo, compreender que há um Criador que age em todas as esferas.  

Saul não quis enfrentar Golias. Podemos pensar em vários motivos para isso, mas, com certeza, Saul não tinha fé o suficiente para superar aquele adversário. Talvez, até pensasse que Golias fosse mais poderoso que o Senhor de Israel. Sabemos somente que Saul não se prontificou para o combate. Davi, por outro lado, se prontificou confiando no Senhor, em seu agir. Davi era dependente de Deus para sua decisões. 

Devemos superar nossos medos e adversidades confiando que Deus pode nos ajudar a vencer os desafios. Ser dependente de Deus em situações de adversidade é fundamental para que nossa família tenha uma fé firme e duradora.  

Sempre que estiverem unidos, conversem sobre como a fé tem ajudado vocês, cada membro da família, a superarem obstáculos que achavam ser impossíveis de serem vencidos. 

Não barganhe 

Muitas pessoas questionam nossa fé perguntando por que sofremos, se “Deus é tão amoroso?”. Às vezes, achamos que por sermos cristãos e depositarmos nossa fé inteiramente no Criador, que não temos que passar por necessidades e dificuldades. Na verdade, nossa fé é justamente para essas horas. Podemos pensar: “se já está difícil com Jesus, imagine sem”. Nossa fé não é um escudo contra os problemas, mas uma maneira de não nos perdermos e de não cometer injustiças quando passamos por essas tribulações.  

Não use sua fé como barganha. Mantenha-se dependente de Deus, independente dos momentos de dificuldades. 

Logo no começo do livro de Jó, lemos como ele encarou a perda de tudo o que tinha. 

Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome! Jó 1:21 

Tornar nossa família dependente de Deus também é compreender que precisamos aceitar as circunstâncias. A família precisa refletir sempre em como estão encarando as dificuldades. Orem, leiam as Escrituras e se ajudem, para manter a unidade do lar. 

Para manter seu lar dependente de Deus, trabalhe para que todos confiem em Deus mesmo em situações fora de seu controle, converse sobre como Deus tem agido no dia a dia de vocês, e como situações adversas têm sido enfrentada por vocês. Mantenham a união e a fé quando estiverem tristes e em situações de choro.  

Para ler um pouco mais sobre tornar sua família dependente de Deus, recomendamos os seguintes textos em nosso site. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *