fbpx

Aprendendo a orar em família e pela família 

Aprendendo a orar em família e pela família 

Neste texto queremos ajudar aqueles que estão aprendendo a orar a desenvolver este costume juntamente com sua família. Mesmo que você queira aprender a orar sozinho, a organização do tempo e dos motivos de oração seguem os mesmos princípios. Assim, também, esperamos que este hábito seja recorrente em sua casa e que você transforme a oração em família em um hábito em seu lar. Vamos listar cinco itens pelos quais você pode orar com sua família e dar algumas dicas para que vocês consigam ter um tempo para isso, sem que se torne em um peso para todos, mas que todos possam saber que este momento é um momento em família, de comunhão e exercício da fé. Seja você novo convertido, ou que já tenha anos de caminhada com Cristo, a oração deve ser parte de nossa rotina e podemos sempre aprender algo novo quando o assunto é nossa relação com o Pai. 

Em primeiro lugar, queremos lembrar que para criar uma rotina de oração, você deve se programar para isso, definindo o que é prioridade em seu tempo. Seja na oração individual, seja na oração em família, ou em casal, precisamos ter um horário estipulado para exercer esta atividade. Veja com seus familiares qual o melhor horário para todos. Com dias corridos, agendas apertadas, o tempo é realmente um fator de luxo. O ideal é criar um hábito diário, mas caso não seja possível, pense em como manter esta rotina no lar, com o máximo de frequência possível. Certamente, com o passar dos dias, organizar sua agenda se tornará cada vez mais fácil, desde que tenha definido suas prioridades.  

Para iniciar esta rotina, não se preocupe em torna-la cansativa e demasiada longa. Lembre-se que se vocês vão realizar essas orações constantemente, você pode organizar também os motivos de oração. Se você está aprendendo a orar, vamos listar então alguns motivos de oração que você deve colocar em sua lista para orar em família. 

Individualmente 

Provavelmente, umas das passagens bíblicas mais conhecidas é a da oração de Jabez. 

Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido. 1 Crônicas 4:10 

Aqui podemos ler que o primeiro trecho da oração é uma referência de Jabez a si mesmo. Orando sozinhos ou em família, devemos sempre nos lembrar de nós mesmos. Basicamente, devemos agradecer, pedir perdão e apresentar nossos pedidos. Com esses três passos, podemos fazer nossa oração. Muitas vezes, em família, acabamos nos esquecendo de nós mesmo. Ainda que seja uma breve oração, nunca se esqueça de você mesmo. Apresente seus motivos de arrependimento, seus agradecimentos e o que você precisa naquele momento. 

Orem um pelos outros 

Em um segundo momento, é importante que vocês orem pela família de vocês, pelo lar. Apresentem os motivos de oração da família. Quando estamos aprendendo a orar, é muito bom orarmos com outras pessoas, pois assim, podemos seguir um modelo. Ainda que todos sejam novos nesta prática de oração, orar um pelos outros é muito eficiente e importante, pois assim estamos também demonstrando amor de uns para com os outros. 

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16 

No trecho acima, podemos ler como Tiago coloca a importância de orarmos uns pelos outros. Quando ele fala em confessar os pecados, estamos abrindo nosso coração e abrindo real desejo e necessidade de ser curado, perdoado e transformado. Quando escondemos nossos pecados, estamos fechando as portas para a cura também. Se você tem filhos pequenos e prefere orar pelos seus pecados a sós com seu marido ou sua esposa, não tem problemas. Às vezes, é melhor que algumas orações sejam feitas em casal, sem a presença dos filhos. Da mesma forma, pense que, às vezes, seu filho prefere fazer algumas orações só com a mãe ou somente com o pai. É muito comum que filhos só se sintam mais confortáveis para falar de seus problemas somente com as mães, ou somente com os pais. De qualquer forma, ofereça a oportunidade de seu filho também orar a sós com o pai ou com a mãe. 

Ore pelos irmãos em Cristo 

Outro motivo que podemos sempre colocar em nossas orações é a nossa igreja, nossos irmãos. Se você está aprendendo a orar, lembre-se de orar também por aqueles que te abençoam. Seus líderes da igreja, aqueles que te ensinam a palavra, e demais irmãos em Cristo que você convive. Ainda que você não saiba o nome de alguém, ore por esta pessoa, peça para que Deus lhe ajude a orar, e não desfaleça. 

Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé. 1 Tessalonicenses 3:10 

Enfermos e atormentados 

Em Tiago também lemos que devemos orar pelos doentes. Em suas orações, coloque a vida de pessoas enfermas. Não precisa ser pessoas que estejam, necessariamente, nos hospitais. Algumas doenças como pressão alta, diabetes ou pedra nos rins permitem que a pessoa se tratem no dia a dia, mas devemos orar com a mesma misericórdia. Muitas vezes achamos que somente os que estão nos hospitais precisam de nossa oração. Não se esqueça de doentes e enfermos próximos de você. 

Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Tiago 5:14,15 

Pelos não salvos 

Por fim, o que não podemos nos esquecer é devemos orar pelos não salvos. A bíblia nos orienta a ter compaixão daqueles que não seguem uma vida com Cristo. 

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. 1 João 5:16 

A oração pelos não salvos pode incluir pessoas da família, do trabalho ou da vizinhança. 

Aprendendo a orar 

Basicamente estes são os motivos pelos quais podemos orar. Talvez, você não precise incluir todos os motivos em uma única oração. De repente, hoje você pode orar por agradecimento e pelos enfermos, amanhã pelos irmãos em Cristo e pela liderança da igreja, depois pela salvação das pessoas que você conhece (do trabalho, família etc.) e pelo seu lar; e assim sucessivamente. 

Com o tempo você vai desenvolvendo sua forma de orar, de falar com seu Senhor. Se você ainda está inseguro para orar, pode seguir, mais o menos, o modelo que Jesus nos deixou do “Pai nosso” e incluir seus pedidos, suas falas. Vamos dar um exemplo de oração básica abaixo. 

Senhor, muito obrigado pelo dia de hoje, pelo meu lar, pelo o que visto, pelo meu alimento e pelo trabalho que me permite comprar o que preciso para mim e para minha família. Perdoe meus pecados, me ajude a vencer as tentações. Sonde meu coração para que eu seja fortalecido nos momentos de fraqueza e ache em mim uma pessoa disposta a mudar de vida. Quero te pedir sua bênção hoje ao ir trabalhar. Guarda meu caminho, me livra do perigo e de todo acidente. Que eu possa ter um dia abençoado. Capacite minha vida para trabalhar com empenho, que eu possa ser luz no meu trabalho, para que seu nome seja exaltado. Em nome de Jesus, amém.  

 Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Aprendendo a orar em família e pela família 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *