fbpx

Esboço de pregação Marcos 4:35 a 41

Esboço de pregação Marcos 4:35 a 41

Neste esboço de pregação sobre Marcos 4:35 a 41 vamos analisar os diversos tipos de tempestades que os discípulos passaram naquele momento em que estavam no barco com Jesus, até que o Mestre se levantou e resolveu acalmar a tempestade. Naquela noite, uma série de eventos ocorridos, sem que os discípulos pudessem se preparar trouxe medo e insegurança.

Acontecimentos que não esperamos, como desemprego, morte de um parente ou um diagnóstico preocupante, trazem medo e insegurança. Mesmo com nossa fé em Jesus, participando dos cultos e experiências pessoais com Jesus, o medo nos sobrevem.

A passagem em que Jesus acalma a tempestade é uma das mais conhecidas da Bíblia. Com este trecho podemos aprender muitas coisas para nossa vida prática. Este esboço de pregação sobre Marcos 4:35 a 41 vai nos fazer refletir sobre as atitudes que tomamos quando enfrentamos a tempestade. 

Leia também este estudo sobre – Deus se importa com você?

Podemos dizer que todo cristão conhece a passagem que fala de Jesus acalmando a tempestade, no entanto, ao analisar as emoções dos discípulos naquele dia, podemos perceber que eles enfrentaram uma série de conflitos internos. Com Jesus no barco, ainda assim, o medo tomou conta deles. Ao acalmar a tempestade, Jesus mostrou que nossos conflitos internos também precisam ser administrados por ele, não pelas circunstâncias ao redor. Se você está realizando um esboço de pregação sobre Marcos 4:35 a 41, você pode começar a sua ministração lendo o trecho e ressaltando os trechos: o início da tempestade, quando ficaram com medo, por isso foram acordar o mestre e a parte que mostra eles perguntando a Jesus se ele não se importava que todos iriam perecer. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARCOS 4:35 A 41 EM PDF

Tempestade das circunstâncias 

Vamos começar este esboço de pregação sobre Marcos 4:325 a 41 imaginando a situação no barco. Tudo ia bem, Jesus já havia ensinando algumas coisas através das parábolas, até que os discípulos entraram neste barco com Jesus, que resolveu dormir. O mar começou a ficar mais bravo e a chuva começou a ficar mais forte. A primeira crise que aqueles homens passaram foi a tempestade das circunstâncias. O tempo já não estava calmo. A situação não era a mesma de pouco tempo atrás, quando Jesus ainda estava acordado. Agora, o tempo virou. Boa parte daqueles homens estavam acostumados com o mar e sabiam que o barco estava prestes a afundar. 

Muitas vezes, em nossas vidas, isso acontece. Uma situação que estava calma e dentro de nosso controle, começa a mudar. As circunstâncias começam a mudar. Um diagnóstico, um desemprego, uma mudança em nossa rotina. As circunstâncias mudam e nossa fé é colocada em jogo. Enquanto não havia tempestade, nossa fé “estava ótima, mas quando a situação vira, o desespero aparece. Não conseguimos enxergar uma solução natural. Aquela tempestade seria passageira. Olhando para as circunstâncias, aquela situação não estava perto de acabar. Os discípulos perceberam que aquela tempestade não seria tranquila e nem passaria rapidamente, por isso, precisaram acordar Jesus. 

A Tempestade emocional de Marcos 4:31 a 41

Neste momento, podemos imaginar uma segunda crise caindo sobre os discípulos de Jesus, que seria uma tempestade emocional. Neste segundo ponto de nosso esboço de pregação sobre Marcos 4:37 a 41, vamos falar um pouco sobre as emoções e sentimentos. Quando a chuva virou uma verdadeira tempestade, o medo tomou conta daquele barco. Agora, não era mais uma chuva comum, não havia mais esperança de que ela se afastaria, ou não se formaria. Quando a tempestade chegou, todos aqueles homens tinham certeza que não poderiam fazer nada para acabar com ela. 

Da mesma forma, quando enfrentamos grandes tempestades, sentimos medo. Apesar de nossa fé, a verdade é quando sabemos que não há nada que possamos fazer, sentimos medo, impotência, sensação de inutilidade. Não temos amigos influentes, dinheiro ou conhecimento para reverter uma tempestade e tudo o que nos resta é lamentar. A tempestade emocional é uma realidade que precisamos enfrentar. Quando aqueles homens perceberam que suas emoções estavam abaladas, sabiam que não podiam fazer mais nada, dependiam apenas de Jesus. 

Tempestade teológica 

Outro tipo de crise que todo cristão tem, e que aqueles homens passaram, é a crise teológica. Talvez, achassem que, com jesus no barco, uma tempestade não chegaria. O terceiro ponto deste esboço de pregação de Marcos 4:35 a 41 é que muitas vezes não entendemos por que Jesus permite que passamos por tantas tempestades. Por que ele não impede que elas cheguem até nós? Eles questionaram a Jesus se ele não se importava com o fato de que todos iriam afundar. Muitas vezes, parece que Jesus não se importa com nossa dor, com nossas fraquezas ou com nossas dificuldades. Nossa fé é colocada em “cheque”. Começamos a pensar “Será que Deus existe? Se Ele existe por que não recebo uma orientação, uma ajuda? Estou fazendo tudo certo, mas tudo está dando errado”. Não sabemos se sairemos vivos da tempestade. 

Não tenha medo das circunstâncias 

Apesar de todas essas crises, o que aprendemos com tudo isso é que ao final de tudo, quando o mar se acalmou é que os discípulos ficaram realmente “cheios de medo” e se perguntaram “quem é este que até o vento e o mar lhes obedecem?”. Podemos concluir este esboço de pregação de Marcos 4:35 a 41 lembrando que não devemos ter medo das circunstâncias, mas de quem controla as circunstâncias, quem tem poder para mudar toda e qualquer circunstância. 

Estude mais a Bíblia

Superar as tempestades em nossa vida não é fácil. Algumas circunstâncias só são superada com o tempo. Se você quer refletir mais sobre o assunto, usando a Palavra de Deus, recomento que você leia alguns bons livros sobre o assunto.

Sem dúvidas, um dos melhores livros é O Mestre da sensibilidade, de Augusto Cury. O livreto Cura das Emoções em Cristo também é muito bom. Por fim, um livro que também pode te ajudar é Jesus e a sua família, de Augustus Nicodemos.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARCOS 4:35 A 41 EM PDF

Para complementar seu esboço de pregação sobre Marcos 4:35 a 41, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *