fbpx

Elias e os profetas de Baal

Elias e os profetas de Baal

Neste modelo de aula sobre Elias e os profetas de Baal, aprenderemos como é importante confiar em Deus e não deixar que outras coisas em nossa vida ganhem um espaço em nosso coração de tal forma que não tenhamos mais tempo para adorar a Deus. Se você quiser compreender melhor esta aula, ou complementá-la, pode ler a ala anterior – Aula bíblica infantil sobre Elias e a viúva pobre. Neste modelo de aula, você pode começar falando de pessoas que buscam fama e reconhecimento, como artistas e atletas. Mostre imagens de pessoas famosas e diga que algumas pessoas vivem mais preocupadas em buscar reconhecimento do que buscar a Deus.  

  • Texto bíblico: 1 Reis 18:1,2 e 17 a 46’ 
  • Objetivo: Nesta aula sobre Elias e os profetas de Baal aprendemos a amar a Deus sobre todas as coisas. 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESTA AULA SOBRE ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL EM PDF

Introdução 

Há muitos anos, o povo de Israel estava passando por uma grande fome. Tudo aconteceu porque o rei Acabe passou a adorar outros deuses, ao invés de adorar somente o Senhor que já tinha feito tantas coisas pelos israelitas. Acabe era um rei mau, que era casado com uma mulher má, chamada Jezabel. Certo dia, o profeta Elias avisou este casal que eles estavam fazendo o que era errado, e por causa disso, toda a nação passaria fome, pois não choveria em Israel por três anos. Depois que Elias falou isso, Acabe e Jezabel começaram a persegui-lo para o matar. O profeta Elias teve que viver escondido. Acabe jogou a responsabilidade da seca para Elias. 

Professor, se você não leu nossa história sobre Elias e a viúva pobre, recomendo que leia CLICANDO AQUI antes de iniciar sua aula sobre Elias e os profetas de Baal. 

O tempo passou, e o profeta Elias conseguiu ficar, aproximadamente, três anos e meio, se escondendo de Acabe, até que Deus mandou que ele fosse até o rei dar um recado. 

A história 

Elias então teve que ir até Acabe para avisar que a chuva cairia novamente em Israel. Crianças, você já pensou que Elias deveria estar com muito medo, não é verdade? Afinal, Acabe era a pessoa que queria matá-lo, por isso, Elias estava escondido de Acabe, mas agora ele deveria se apresentar ao rei, ou seja, ele mesmo deveria ir até o rei para dizer que aquela seca iria acabar. 

Quando Elias apareceu para conversar com o rei, o rei deve ter ficado furioso. Quando Acabe viu Elias, já foi logo dizendo “não é você o perturbador de Israel?”, ou seja, ele estava querendo dizer “não é você que causou esta fome e miséria em Israel?”. 

Elias respondeu dizendo “Não sou eu que perturbo Israel, mas você mesmo porque deixou de servir o Senhor para servir Baal”. Logo em seguida, Elias desafiou o rei todos os profetas de Baal. Chamou todos para um monte chamado Carmelo. Quando  Elias e os profetas de Baal chegaram ao monte, o povo ficou todo em volta vendo o que iria acontecer. Então, Elias, falou bem forte que ele estava desafiando aqueles profetas. Ali estavam 450 profetas de Baal e apenas Elias que servia ao Senhor verdadeiro. 

Então o desafio entre Elias e os profetas de Baal começou. Primeiro, os profetas de Baal fizeram uma série de rituais para clamar ao deus deles, no qual acreditavam. Eles clamavam para que Baal enviasse fogo do céu, mas, obviamente, nada aconteceu. Elias até foi irônico e provocou aqueles profetas dizendo “clamem mais alto, pode ser que Baal esteja dormindo, ou tenha saído para dar uma voltinha”. Depois de algumas horas, vocês não sabem o que aconteceu! Nada! Aqueles profetas não conseguiram nada. 

Depois, Elias restaurou um altar antigo que estava quebrado ali no monte, fez o sacrifício de um animal e ainda jogou água em cima de tudo. O povo que estava observando Elias e os  profetas de Baal não sabia o que iria acontecer. Então, Elias começou a orar e caiu fogo do céu, queimando o sacrifício, secando o monte de água que Elias tinha derramado. Então, aquelas pessoas que estavam vendo o desafio entre Elias e os profetas de Baal começaram a adorar a Deus, clamando em voz alta “só o Senhor é Deus”. 

Conclusão 

Depois disso, os profetas de Baal foram mortos, e Elias chamou Acabe para avisar que a chuva estava prestes a cair. Elias então começou a orar pela chuva. Elias estava com seu ajudante. Quando começou a orar, perguntou ao seu ajudante “olhe par ao céu, o que você vê?”. O moço respondeu “uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem”. Então Elias respondeu “vá e avise Acabe que a chuva está por vir”. Assim, logo em seguida, a chuva caiu novamente em israel. 

Ensinamento

Professor, podemos aprender muitas coisas com esta aula sobre Elias e os profetas de Baal, mas você focar na idolatria, que hoje em dia acontece com adoração às coisas, ídolos do esporte, time de futebol, marcas famosas e por aí vai. Explique às crianças que a idolatria é quando colocamos alguém ou alguma coisa como sendo mais importante que Deus. Às vezes não queremos vir à igreja porque queremos ver um jogo de futebol, ou não gostamos de obedecer a Deus na escola porque queremos agradar aos amigos, ou seja idolatramos as amizades. Nosso coração deve colocar sempre Deus em primeiro lugar. 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESTA AULA SOBRE ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL EM PDF

Em nosso site temos dezenas de outras histórias bíblicas. Seguem alguns exemplos de aulas bíblicas infantis do Antigo Testamento: 

Também temos dezenas de modelos de aulas bíblicas infantis do Novo Testamento. Veja alguns exemplos: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Elias e os profetas de Baal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *