fbpx

Ensinando às crianças quem foi o apóstolo Paulo 

Ensinando às crianças quem foi o apóstolo Paulo 

Quando terminamos o livro de Atos, começamos uma série de cartas destinadas aos primeiros cristãos. Nelas encontramos informações preciosas sobre a conduta do cristão e conceitos básicos da doutrina de fé cristã. Apesar de serem fundamentais para o cristianismo, quando falamos de aula para o departamento infantil, essas cartas são difíceis de elaborar uma lição, pois são conceitos abstratos e não envolvem histórias de aventura ou cura e milagres. Por isso é tão difícil encontramos aula para a igreja infantil baseada, por exemplo, em Efésio, Romanos ou Gálatas. No entanto, uma alternativa é ensinar às crianças quem foi o apóstolo Paulo. Depois desta lição, podemos elaborar outra aula com um resumo de cada carta que ele escreveu. 

Também temos algumas atividades sobre esta aula no link abaixo:

Neste modelo de aula para a EBD Infantil vamos passar algumas informações básicas sobre Paulo e alguns detalhes. Dependendo da idade das crianças de sua turma, é melhor você focar apenas no principal. Se seus alunos já têm dez anos ou mais, você pode explicar detalhes e curiosidades sobre a vida deste apóstolo. Uma dica é, depois desta aula, você preparar a próxima para falar das cartas de Paulo e o que cada uma delas pode nos ensinar; só tome cuidado ao abordar conceitos abstratos e metáforas se seus alunos forem de oito anos ou menos. Quando falamos da vida de alguém, estamos narrando uma história, por isso, as crianças conseguem compreender melhor o que estamos dizendo.  

Primeiros anos de vida 

Para começar ensinando sobre quem foi o apóstolo Paulo, você pode começar situando as crianças sobre o tempo que ele viveu. Depois, aí sim, você pode começar as explicações. Segue o modelo de aula. 

Hoje nós vamos conhecer uma das pessoas mais importantes do cristianismo. Ele viveu há quase dois mil anos e escreveu diversas cartas, que hoje fazem parte da bíblia. Alguém tem ideia de quem seja? Hoje nós vamos aprender quem foi o apóstolo Paulo. Ele nasceu quase na mesma época de Jesus. Paulo nasceu cerca de cinco ou dez anos depois de Jesus. Não temos certeza porque naquela época não existiam muitos documentos e os poucos que temos hoje em dia não dizem quando Paulo nasceu, mas sabemos que ele nasceu pouco depois de Jesus. 

Ele nasceu em uma cidade da Grécia chamada Tarso. Ele tinha dupla cidadania, judaica e romana. Isso significa que ele tinha os mesmos direitos que os judeus e os mesmos direitos que os romanos. Naquela época, ser um cidadão romano era um privilégio. Algumas pessoas até pagavam para o governo romano para ganharem o documento de cidadão romano. 

Saulo 

Paulo decidiu que seguiria a religião judaica, por isso, foi estudar em Jerusalém com um dos principais professores de religião daquela época, Gamaliel. Paulo começou a estudar profundamente as Escrituras sagradas e tinha muito conhecimento da Bíblia daquela época. 

Professor, se preferir, neste momento, explique que a Bíblia daquela época ainda não tinha o Novo Testamento, só o Antigo Testamento e Paulo era perito no Antigo Testamento. 

Paulo amava muito ao Senhor e queria seguir todos os ensinamentos do judaísmo corretamente. 

Quando ele ficou sabendo que muitos judeus estavam seguindo os ensinamentos de Jesus, ele ficou irritado. Ele achava que uma pessoa não podia dizer que era filho de Deus. Ele achava que Jesus tinha enganado todo mundo só para dizer que ele (Jesus) era mais importante que os outros. Paulo achava que Jesus tinha mentido. Paulo só ouviu essas histórias sobre Jesus depois que Jesus já tinha morrido. Paulo começou a perseguir os cristãos, prendê-los e até mesmo mandava matar. Ele fazia isso achando que estava agradando a Deus. 



Um dia, Paulo estava viajando para Damasco, uma cidade muito importante naquela época, quando viu uma luz, no meio do caminho. Ali ele ouviu alguém dizendo “por que me persegues?”. Ele ficou assustado e perguntou quem estava falando aquilo, então a voz respondeu “sou Jesus, a quem tu persegues”. Foi então que a vida de Paulo mudou, pois depois desta experiência ele viu que tudo o que falavam sobre Jesus era realmente verdade. 

Muitas pessoas não sabem, mas quando aprendemos sobre quem foi o apóstolo Paulo vemos que ele era um perseguidor de cristãos, que depois se converteu e começou a pregar sobre Jesus a todo mundo. 

Após a conversão 

Seguindo essa aula para descobrir quem foi o apóstolo Paulo, agora vamos aprender sobre o que ele fez depois que se converteu. Ele ficou anos aprendendo sobre Jesus com os cristãos e continuava estudando as escrituras para ver que todas as profecias eram verdadeiras. Ele estava entendendo que tudo que o Antigo Testamento falava sobre o filho de Deus tinha a ver com Jesus. Tudo se encaixava. O apóstolo ficou em Damasco, depois na Arábia e depois em Jerusalém. Mas quando estava em Jerusalém, os judeus o expulsaram e ele voltou para Tarso. Depois que foi expulso de Jerusalém, Paulo decidiu que não iria mais pregar para os judeus, somente aos outros povos. A gente não sabe quanto tempo ele ficou em Tarso estudando e pregando, mas estudiosos acreditam que ele ficou cerca de dez anos se preparando para finalmente começar a viajar pelas cidades daquela região ensinando sobre Jesus. 

Trabalho Missionário 

Por fim, vamos falar sobre as viagens missionárias de Paulo. É impossível falar quem foi o apóstolo Paulo sem falar de suas viagens. 

Em sua primeira viagem, com Barnabé, foi pregar em Antioquia, depois Chipre, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.Cidades que ficavam perto de Tarso. 

Depois, ele foi um pouco mais longe, para o ocidente, onde pregou numa região conhecida como Macedônia. Ali ele ensinou sobre Jesus em Filipos, Tessalônica, Bereia, Atenas e Corinto.  

Em sua terceira e última viagem, pregou nas igrejas de Éfeso, Trôade e Mileto. 

Conforme Paulo foi ficando mais conhecido, os judeus não queriam que ele fosse para Jerusalém, mas teve um certo dia que Paulo decidiu ir para lá. Chegando lá, ele foi preso e os judeus queriam o fim dele. O governador daquela região mandou prender Paulo. Naquela época os governadores eram romanos e eles que mandavam em todo mundo. No entanto, quando prendeu Paulo, o governador ficou surpreso ao saber que Paulo era cidadão romano. Ele até quis soltar Paulo, mas o apóstolo decidiu que queria ser julgado em Roma pelo imperador, a pessoa mais importante do império romano, o imperador César. O governador ficou com medo, pois poderia acontecer de César mandar soltar Paulo e prender o próprio governador. Paulo conhecia bem seus direitos e pediu que seu caso foi julgado pelo imperador. O exército romano, então, levou o apostolo Paulo para Roma. 

Últimos dias

Em Roma, Paulo ficava preso mas em uma casa, pois era um direito que ele tinha. Lá em Roma continuou pregando até morrer. Não se sabe com certeza como ele morreu, mas provavelmente, os romanos mataram ele para que ele parasse de falar de Jesus e dessa religião, o cristianismo, que os romanos não acreditavam. 

Com este resumo, você já pode ensinar às crianças quem foi o apóstolo Paulo. Veja se consegue usar bastante material visual, principalmente mapa. Se não tiver uma mapa grande para que todos enxerguem, faça um jeito de que todos possam ver o mapa com a região que Paulo pregava. Mostre como está longe do Brasil e como naquela época as viagens eram demoradas, pois não havia carros ou aviões. 

Esperamos que esta aula sobre quem foi o apóstolo Paulo possa ajudar você e sua classe a compreender melhor a vida desta pessoa, que depois de convertido nos ensinou tantas coisas sobre nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. 

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Ensinando às crianças quem foi o apóstolo Paulo 

  1. Muito bom esse estudo, fala claramente sobre muitas coisas que o apóstolo Paulo fez. Parabéns e continuem assim!

    Deus seja glorificado.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *