fbpx

Como montar seu plano de aula para escola dominical infantil 

Como montar seu plano de aula para escola dominical infantil 

Uma dúvida muito frequente entre os que começam a dar aula no departamento infantil da igreja é como se monta um plano de aula para escola dominical infantil, por isso desenvolvemos este texto, com ajuda da Bíblia da APEC (Aliança Pró Evangelização de Crianças) para que você também consiga preparar bem suas aulas e se planejar adequadamente para conseguir dar sua aula de forma mais segura e proveitosa. Não podemos iniciar um trabalho na obra de Deus sem alguns conhecimentos técnicos e, principalmente, sem dedicação. Com essas dicas você vai ver como até mesmo professores sem experiência podem superar o desafio da aula na EBD Infantil. 

Não se preocupe se você não tem prática em dar aula, isso aprendemos com o tempo. Mesmo professores convencionais podem encontrar um pouco de dificuldade quando passa a dar aula na igreja. Com o tempo vamos ganhando confiança, conhecendo as crianças, os pais de cada aluno, nosso material e o que dá certo e o que não dá certo. Tentando, errando e aprendendo, todos nós vamos crescendo. Com o tempo suas aulas vão melhorando, pode acreditar. Apesar disso, lembre-se que é sempre bom termos um pouco de “medo”, pois isso nos leva a lembrar que dependemos do Espírito Santo para nos ajudar. Se achamos que somos autossuficiente, podemos nos tornar orgulhosos. Portanto, mantenha sempre a humildade e a dependência de Deus, mesmo quando estiver com prática em elaborar o plano de aula para escola dominical infantil. 



Conhecendo a lição 

O primeiro passo é estudar bem a lição. Normalmente as aulas da EBD Infantil são narrações de histórias bíblicas, com começo, meio e fim. Estude bem a sua história, do começo ao fim. Preferencialmente, use uma bíblia de estudo ou que tenha bastante referências, para você conhecer detalhes históricos e culturais da época. Os alunos gostam de aprender essas curiosidades, por isso, pense sempre em ir um pouco além do texto narrado na bíblia. Ao ler a sua aula, pense em perguntas que as crianças possam fazer. Uma dica valiosa é ter um caderninho de anotações. Toda vez que você for dar aula na igreja infantil, faça um esboço da lição, com a introdução, o meio e o fim da história. Anote os pontos principais e alguns detalhes que você acha que vale a pena mencionar.  

Anote uma ou outra coisa que você acha que pode esquecer. 

Tome o cuidado de não decorar a lição, muito menos de ler a lição para as crianças. Elas precisam ver que você domina o assunto e sabe bem sobre o que está falando. Isso não significa que podem surgir perguntas que você não saiba, mas prepare-se bem. Se alguma criança perguntar algo que você não tenha a resposta, não tenha vergonha de dizer que não sabe. Diga que você vai estudar e pesquisar e que vai trazer a resposta na próxima aula. 

Ao elaborar seu plano de aula para escola dominical infantil pense nos seguinte itens para começar. 

  • Título da aula 
  • Texto bíblico 
  • Introdução 
  • Andamento 
  • Clímax (momento mais importante; preferencialmente, próximo do fim) 
  • Conclusão 
  • Ensinamento central da aula 

Você pode anotar os itens acima em um papel e ir preenchendo conforme prepara sua aula. Existem também alguns tópicos que você pode pensar ao elaborar o plano de aula para escola dominical infantil, mas que não precisam ser anotados como. 

  • Em que época isso aconteceu (antes ou depois de Jesus. Quanto tempo antes ou quanto tempo depois) 
  • Qual o personagem central da aula e quais os secundários 
  • Qual o local central da história. 
  • Existe alguma curiosidade sobre a cidade, época ou da própria história  


O material 

Assim que o seu esboço da aula estiver pronto, comece a reunir o material que você vai utilizar. Pense nas figuras, em mapas, se for o caso, em objetos que você pode usar e até mesmo imagens, fotografias da internet ou gráficos que possam ajudar as crianças a compreenderem melhor o contexto. Lembre-se que as crianças precisam de muitos recursos visuais para compreenderem a aula. Se for usar mapas ou imagens impressas, certifique-se que todos vão conseguir entender a figura. Se não conseguir uma imagem de grande tamanho, pense um usar na aula de maneira que as crianças possam ver individualmente, ou em grupo. Dependendo do tamanho das crianças, é melhor você segurar a imagem e ir chamando as crianças aos poucos para verem. 

Treine bem o uso das imagens e figuras para que você utilize tudo na ordem certa e na hora certa. Treinar também vai te ajudar a não se atrapalhar na hora de contar a aula. Muitas vezes pulamos uma figura enquanto damos aula. Se isso acontecer, não se preocupe, você pode simplesmente continuar a aula como se nada tivesse acontecido, ou dar uma breve explicação como “lembram que eu falei dos leões? Olha aqui como os leões estavam famintos”. 

Técnicas 

Basicamente, as técnicas de uma aula do departamento infantil se resumem à tonalidade de voz e linguagem corporal. Por isso, treine bem como falar alto e devagar. Ao falar nomes ou palavras desconhecidas, fale pausadamente (silabado), como por exemplo DEU-TE-RO-NÔ-MIO ou CA-FAR-NA-UM. De acordo com cada história, você pode falar mais baixo ou mais alto, alternando a tonalidade, mas tenha certeza que todos te ouvirão. Normalmente, esta variação na tonalidade é feita quando queremos expressar diferentes emoções. 

Escolha sempre palavras simples e explique novos conceitos. Um detalhe que muito professor deixar passa é que as crianças até oito ou nove anos praticamente não compreendem figura de linguagem, gírias, metáforas etc. Nesta idade, por exemplo, poucos entendem piadas e ironias, por isso, se seus alunos têm nove anos ou menos, seja sempre literal, evitando as figuras de linguagem ou gírias. 

Faça contato visual e deixe que uma ou outra faça perguntas. No entanto, evite que uma única criança domine a aula, fazendo muitas perguntas e dando muitas opiniões. Quando fizer perguntas, deixe que diferentes alunos respondam. Se sua sala tem um aluno que deseja responder sempre, faça o seguinte: faça uma pergunta e chame um aluno para responder “Fulano quantas vezes Pedro negou Jesus?”.  

Pratique 

Ao concluir seu plano de aula para escola dominical infantil tente praticar a aula, como se estivesse na igreja infantil. Fale e gesticule como se estivesse na aula, para ver quais podem ser suas dificuldades e quais dúvidas podem aparecer durante a lição. Pratique usando já as figuras e imagens, para ter uma ideia melhor de como será a aula, na prática. 

O plano de aula 

Por fim finalize o plano de aula para escola dominical infantil com os pontos apontados no começo. Se preferir, sempre faça um esboço a aula bíblica infantil. Em um papel, escreva: 

  • Título da aula 
  • Texto bíblico 
  • Introdução 
  • Andamento 
  • Clímax (momento mais importante; preferencialmente, próximo do fim) 
  • Conclusão 
  • Ensinamento central da aula 

Depois, faça um planejamento com o seu tempo, como por exemplo: 

  • Boas-vindas (2 minutos) 
  • Cânticos e louvor financeiro (15 minutos) 
  • Oração (3 minutos) 
  • Versículo do dia (5 minutos) 
  • Lição bíblica (20 minutos) 
  • Apelo e desafio (3 minutos) 
  • Atividade e recapitulação com perguntas (10 minutos) 
  • Despedida e recados (2 minutos) 

Leia também:

 
Compartilhe

9 comentários sobre “Como montar seu plano de aula para escola dominical infantil 

  1. Amei as informações contidas neste site…
    Gostei por que mim identifiquei bastante to no caminho certo , e aprendi muito tbm👏👏👏👍👍

     
  2. gostei muito das dicas .que sao professoras de departamento precisa de instruções como essa muito grata .
    Deus continue usando vcs

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *