fbpx

Seja um bom professor da aula dominical infantil 

Seja um bom professor da aula dominical infantil 

Com este texto poderemos compreender como podemos nos tornar professores melhores para a aula dominical infantil, baseados nos ensinamentos de Jesus e nos eu próprio jeito de agir. Vamos ver como Jesus tinha um método de ensino eficiente, que deve ser seguido por todos nós. Sabemos que Jesus era chamado de mestre, ou seja uma pessoa que ensinava com maestria, por isso, podemos compreender que sua metodologia de ensino era muito eficaz. Vamos ver como ele prendia a atenção das pessoas, por que seus ensinamentos foram tão revolucionários e como ele conseguia prender a atenção das pessoas. Como veremos nas próximas linha, veremos que Jesus nos deixou muitas pistas para que nos tornemos professores melhores da aula dominical infantil. 

Vamos tomar por base para este texto a bíblia da APEC (Aliança Pró Evangelização de Crianças), que traz inúmeros estudos interessantes para todos os envolvidos no desenvolvimento da aula dominical infantil. Vamos analisar alguns aspectos da vida de Jesus que devem servir de exemplos para nós, professores do departamento infantil. Pois, como bem sabemos, Jesus era chamado de mestre, professor, “rabi”, pelos judeus, inclusive pelos fariseus e saduceus, o que indica seu alto nível de respeito mesmo entre aqueles que o perseguiram. Segundo a bíblia da APEC, podemos identificar pelo menos 45 ações de ensino do senhor Jesus. Observando algumas características do ensino de Cristo podemos absorver ótimos conhecimentos para o ensino do departamento infantil da igreja cristã. 

Comportamento 

Vamos começar falando de como Jesus se comportava para ensinar. Ao ler o primeiro capítulo do livro de Marcos, podemos ver algo muito interessante sobre Jesus, ele costumava orar. Aliás, podemos encontrar isso no decorrer dos quatro evangelhos, mas o texto mencionado é curioso por falar ainda do início do ministério de Jesus. Após a oração mencionada, Jesus foi pregar. 

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. Marcos 1:35 

O professor da igreja infantil precisa ter esta prática de oração, de confiar a Deus seu ministério. Por mais experiente que um professor seja, quando falamos de ensinar sobre as Escrituras, estamos lidando com uma batalha espiritual. Devemos vigiar para não cometermos erros que levem a vida das crianças a dúvidas ou filosofias que não vem de Deus, mas de nós mesmos. 

A oração de quem dá aula dominical infantil precisa ser sempre por pedido de ajuda, perdão, humildade e sabedoria. O professor, mesmo o da escola secular, é uma referência muito forte para as crianças, por isso, o professor do departamento infantil precisa compreender que depende da oração para colher os frutos de seu trabalho. 

Ao contrário do que muita gente pensa, Jesus não “jogava na cara” os pecados de ninguém, ele confrontava aqueles que tinham o coração duro, mas tratava com carinho e delicadeza com os pecadores mais humildes. Assim fez com a mulher adúltera que seria apedrejada, e também com a mulher samaritana. 

Ele lhe disse: Vá, chame o seu marido e volte. “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. João 4:16,17 

Neste trecho lemos como Jesus foi discreto ao comentar sobre o problema daquela mulher. Jesus não tinha problemas em servir aos outros. 

Para se tornar um bom professor da aula dominical infantil, recomendamos que você leia e reflita sobre os seguintes trechos bíblicos: 

  • 1 Pedro 2:22 
  • Lucas 5:16 
  • Lucas 8:40 a 56 
  • Lucas 10:38 a 42 
  • João 2:1 a 11 

Repare como Jesus tinha sensibilidade ao lidar com os problemas alheios, era cordial e gentil. 

A didática de Cristo 

Agora vamos falar um pouco da parte prática dos ensinamentos de Jesus. A forma que ele ensinava pode ser muito útil para quem dá aula dominical infantil. Jesus tinha amplo conhecimento do assunto que falava, sempre usava exemplos práticos e fazia relação do que ensinava com a vida das pessoas, com a rotina daqueles que o ouviam. Talvez, o melhor exemplo disso seja o sermão da montanha – Mateus capítulos cinco, seis e sete. Em Mateus 5:13, por exemplo, ele ensina que somos o sal da Terra, e usa este elemento para falar que devemos fazer a diferença na sociedade. No versículo seguinte, diz que somos a luz do mundo. Repare que suas palavras são simples, mas cheias de sabedoria. Ele não se preocupava em termos rebuscados ou estudos “teológicos aprofundados”, mas diluía seu conhecimento de forma simples e direta. 

Outra característica curiosa é que Jesus sempre adaptava seu discurso com a quantidade de pessoas que o ouvia. Em Marcos 4:1 e 2, lemos que uma multidão lhe seguia e ele teve que entrar em um barco para ensinar aos que estavam na praia. Na passagem do jovem rico (Mateus 19:16 a 30), lemos como Jesus se importava também com os indivíduos. 

O que podemos aprender com tudo isso é que o professor da aula dominical infantil precisa conhecer o assunto a ser tratado e precisa ter delicadeza para lidar com seu público, no caso as crianças. O professor da aula dominical infantil tem que saber usar suas palavras de acordo com idade das crianças e tem que saber preparar a aula de acordo com cada faixa etária. 




Apesar das inúmeras parábolas e lições de Cristo, podemos reparar que ele também sempre tem um ensinamento objetivo, não ficava dando rodeios e falando de tudo um pouco. Quando era para falar de adultério falava disso, quando era para ensinar sobre riqueza, usava uma parábola sobre isso, quando lhe perguntavam sobre os impostos, ele dizia algo sobre isso. O professor da aula dominical infantil também precisa focar no objetivo de cada aula. 

Jesus não apenas ensinava, mas estimulava as pessoas a praticarem o que aprendiam (Marcos 10:17 a 27). Estimule seus alunos a praticarem o que aprendem, dê exemplos de como elas podem praticar o que aprenderam. 

Outra curiosidade sobre a didática de Jesus é a constante presença de questionamentos. Ele fazia diversos tipos de perguntas, com objetivos bem diferentes. Fazia perguntas retóricas para que os ouvintes ficassem mais atentos (Lucas 13:18 a 20), perguntas para reflexão pessoal (Mateus 23:17 e Marcos 10:18). Perguntas para que as pessoas revelassem no que acreditavam – Mateus 16:13 a 15. 

Como podemos ver, Jesus também é nosso mestre quando o assunto é a forma de ensinar. Estes são apenas alguns exemplos. Agora que você já percebeu isso, comece a ler as Escrituras, em especial o Evangelho, analisando as formas de ensino que podemos aprender para cada aula dominical infantil. 

 Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Seja um bom professor da aula dominical infantil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *