fbpx

Palavra de prosperidade na vida financeira do cristão 

Palavra de prosperidade na vida financeira do cristão 

Esta palavra pode ser levada em um culto de família, uma reunião de casais ou outros eventos na igreja que sejam direcionados a organizar a vida do cristão. Esta palavra de prosperidade financeira não tem por objetivo trazer uma fórmula mágica, mas mostrar os princípios bíblicos sobre a vida financeira de uma pessoa, ou de uma família, que deseja viver conformes os conceitos de vida cristã. Há quem pense que existe uma oração da prosperidade ou algo do tipo para ficarmos ricos, contrariando a própria bíblia, que não traz nenhuma fórmula do enriquecimento, pelo contrário, nos ensina a ser prósperos, o que é bem diferente de ser rico, como veremos. 

Nesta palavra de prosperidade vamos abordar cinco pontos sobre o relacionamento que o cristão deve ter com o dinheiro em sua vida financeira. 

Por que pedimos? 

O primeiro princípio bíblico que devemos levar em consideração ao abordar uma palavra de prosperidade é o ensinamento de que muitas vezes não recebemos o que pedimos porque pedimos pelos motivos errados. 

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3 

Aqui lemos que ao pedir algo para nosso próprio deleite, as coisas não funcionam. Ficar rico, ter um carro, ganhar uma promoção etc. Muitas vezes,  achamos que essas coisas vão nos preencher e nos trazer felicidade, o que não é verdade. Por isso, tantos ricos terminam em desgraça. Podemos sonhar em ser rico, mas se o Senhor sonda nosso coração, Ele deve saber que podemos nos perder ao alcançar tais riquezas e conquistas.  



Em um dos provérbios, o autor solicita apenas o suficiente para viver. Não deseja ser pobre, para não desonrar a Deus, e nem ser rico para se esquecer de seu Senhor.  

Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus. Provérbios 30:8,9 

Nestes exemplos podemos compreender que a vida financeira do cristão não implica em ser ou não abençoado. Jó perdeu tudo e era abençoado. Saul tinha tudo, mas não era abençoado. Nossas mentes carnais podem nos levar a este engano de associar riqueza e bênção, riquezas e vida espiritual plena. 

Trabalhar é uma honra 

Vamos agora à parte prática desta palavra de prosperidade. Já entendemos que ser rico não significa ser abençoado. Por outro lado, não devemos viver na miséria, justamente para não desonrar a Deus. Portanto vamos ver cinco princípios que o cristão deve compreender para organizar sua vida financeira adequadamente.  

O trabalho deve ser encarado como uma honra, e não um motivo de carga, de peso. Em um país como o nosso, é fácil conhecermos pessoas que não gostam do que fazem, não se empenham em seu trabalho e ocupam cargos puramente por obrigação, sem a menor vontade de exercer bem sua profissão. A bíblia nos orienta a vivermos de nosso trabalho e não à vida de outros. Ou seja, o homem deve se empenhar em trabalhar e trazer o sustento para a família, não ficar esperando que sua vida seja sustentada por terceiros ou puramente pelo governo. Muito menos viver de furtos ou outras práticas ilegais. 

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Efésios 4:28 

Mais uma vez, lemos que devemos ter para “repartir”, ou seja, ter em mente nossa responsabilidade social. 

Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Salmos 128:2 

Neste versículo, lemos sobre nossa condição de ser feliz com nosso trabalho. Quando nos empenhamos em fazer bem nossa função, qualquer que seja, somos prósperos, pois conseguimos nos completar como pessoa, como cidadão.  

Buscar a Independência financeira 

Quando se fala em uma palavra de prosperidade, muitos querem ouvir planos para ficar rico, mas não pensam em buscar sua independência financeira de forma natural. O jovem deve buscar seu empenho profissional e qualificação. Caso contrário sua independência financeira dificilmente será alcançada. Como podemos falar em prosperidade sem falar de estudo, responsabilidade e compromisso com o trabalho? Por isso, essa palavra de prosperidade também precisa ser levada aos jovens e adolescentes. Precisamos compreender que o amadurecimento se demonstra em sua forma de assumir suas dívidas. 

Muitos jovens começam a trabalhar, mas não usam seu salário para ajudar em nada seus pais, enquanto moram com eles. Obviamente este jovem nunca vai saber administrar seu dinheiro, e com o tempo, mais difícil vai ser para ele sair de casa, pois sempre que pensar em sair, ou se casar, vai acreditar que não tem condições de sobreviver de seu salário. Isso acontece porque essa pessoa não teve maturidade para administrar seu dinheiro com seus próprios gastos. Um jovem que mora com os pais tem a obrigação de ajudar a família financeiramente, pagando uma luz, uma internet e fazendo algumas compras. Não significa que não vai conseguir juntar dinheiro, é apenas uma questão de administração e respaldo bíblico. Nas duas cartas de Tessalonicenses lemos bastante sobre isso. 

Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém. 1 Tessalonicenses 4:11,12, 

Na segunda carta, Paulo ressaltar que nunca depende deles para se manter. 

Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, 2 Tessalonicenses 3:7,8 

Se você vai levar esta palavra de prosperidade para um culto, uma pregação ou uma reunião de casais, recomendamos que leia até o versículo 12. Repare como Paulo é firme em suas palavras. 

Planejamento 

O terceiro ponto importante para a vida do cristão em seu relacionamento com o dinheiro é o planejamento. Muitas pessoas dizem que não ganham o suficiente para viver, mas não fazem planilhas de gastos, gastam mais do que ganham, preferem pagar cartão de crédito e parcelam todas as contas. Por vaidade, compram carros em parcelas, que no final custam dois ou três carros à vista. Planejar significa ter humildade para entender sua real condição financeira. Não viver de aparências, não investir tempo e dinheiro em coisas desnecessárias. Organizar-se significa pensar bem antes de fazer um tratamento no cabelo, comprar uma roupa para uma “festa imperdível”, ver se realmente é necessário o celular da última geração, pensar se vale a pena comer fora, e por aí vai. 

O próprio Jesus nos ensinou fundamentos da vida financeira. 

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28 

O profeta Isaías também nos alerta a não gastar no que é desnecessário. 

Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Isaías 55:2 

Gratidão 

Seja grato pelo o que você tem. Não precisa ser um carro, um apartamento, um computador moderno. Quando seu coração for grato pelas pequenas coisas, sua ansiedade e seu complexo de inferioridade serão vencidos e você vai administrar melhor seu dinheiro. Talvez, este seja o principal ponto desta palavra de prosperidade na vida financeira: gratidão. 

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18 

Este versículo é bem claro. O coração grato nos aproxima de Deus e nos faz perceber que toda essa angústia financeira é passageira. O desejo, o sonho, de ser rico só comem o coração daqueles que não são gratos pelo o que têm. 

Vença a ganância 

Seguindo a linha de sermos gratos pelo o que temos, podemos pensar então, em deixar a ganância de lado. Aqueles que buscam uma palavra de prosperidade para ficarem ricos nunca serão felizes porque nunca estarão satisfeitos com o que possuem. Por isso, vemos tantos atos de corrupção entre pessoas que já possuem um padrão de vida bom. Não apenas políticos, mas artistas, atletas e empresários movidos por ganância continuam sua busca interminável por mais riquezas e cometem atrocidades contra a humanidade e o planeta. 

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. 1 Timóteo 6:9,10 

Para finalizar, vamos concluir esta palavra de prosperidade com um dos versículos mais conhecidos sobre a relação do cristão com o dinheiro. 

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus 6:24 

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Palavra de prosperidade na vida financeira do cristão 

  1. Este texto nos mostra bem o verdadeiro sentido da prosperidade.Estar feliz com o trabalho e saber viver com o que se ganha , ter sabedoria nos gastos e controle das finanças , são caminhos que nós levam a uma vida próspera.. Parabéns pela perspicácia na sua explanação.Deus te abençoe!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *