fbpx

Finanças na Bíblia – como sair do vermelho 

Finanças na Bíblia – como sair do vermelho 

Uma leitura mais cuidadosa sobre finanças na Bíblia pode nos trazer algumas dicas de como sair do vermelho segundo. Você não é o único que deseja ler uma devocional sobre problemas financeiros. Muitos cristãos ficam com medo de tocar neste assunto por que sentem vergonha dos outros dizerem que ele está em pecado, ou que tem “roubado” nos dízimos e ofertas. Não é raro, nas igrejas evangélicas, pessoas passarem por uma situação financeira delicada e sentirem vergonha de procurar ajuda com medo de serem visto como pessoas sem fé. Com essa devocional sobre finanças na Bíblia, vamos ver como podemos superar essas questões de forma simples, confiando em Deus e transformando esta situação chata em um momento de aprendizado. 

Em primeiro lugar, devemos entender que Deus tem prazer em cuidar de nós, em todas as áreas, inclusive na vida financeira. Precisamos lembrar que seu amor é maior que tudo e seu carinho por nós deve ser o bastante para conseguirmos enxergar uma saída. Se você passar por um momento de problemas financeiros, como desemprego, um imprevisto como golpe ou problemas judiciais, lembre-se que essas tribulações não indicam que Deus não está se agradando de você. Pelo contrário, veja na Bíblia, quantos exemplos de pessoas que estavam determinadas a cumprir a vontade de Deus, e mesmo assim passaram por problemas. Portanto, a crise financeira não reflete seu relacionamento com o Pai.  

Leia este estudo sobre legalismo na Bíblia.

Descanse em Deus 

A primeira dica de como sair das dívidas segundo a Palavra de Deus é descansar em Deus. É difícil, mas coloque seus pensamentos em ordem. Quando falamos de finanças na Bíblia, temos que englobar toda nossa vida, não há como separar nossas dificuldades em lotes, pois nossa vida é um completo. 

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.1 Pedro 5:7 

Descanse seus pensamentos. Pare um pouco de pensar no que pode acontecer de pior, e veja que você está cercado de pessoas que podem te ajudar a estudar como sair do vermelho. 

Pense um pouco no que você pode fazer para não continuar ansioso ou preocupado. Pense em familiares, amigos da igreja e comece a mudar o cenário em sua cabeça. Seja grato a Deus pelo o que você tem, a começar pela salvação. A Bíblia nos ensina que nossas palavras têm poder, por isso, use suas palavras para declarar bênçãos.  

Vigie sua boca 

Outra dica importante de como sair das dívidas segundo a Palavra de Deus é tomar cuidado com o que falamos. 

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. Provérbios 18:21 

Quando nos deparamos com desemprego, golpe ou quase todos os outros imprevistos financeiros, queremos achar um culpado e descarregar nossa fúria em alguém. Quando lemos sobre finanças na Bíblia, entendemos que ao invés de fazer isso, devemos nos concentrar em buscar ao Eterno, ler suas palavras, meditar nela e tentar entender o que este momento vai trazer de aprendizado para nós. Lembre-se que as crises não são eternas. Tenha a cabeça no lugar, e pense que você precisa se planejar para mudar a situação. 

Declarando bênção você está exercendo sua fé em seu mais alto nível de dificuldade. Para os céticos, a fé não produz nada, mas quando passamos por experiências onde a fé é a única coisa que nos resta, compreendemos melhor que nossa fá não pode ser baseada no que recebemos em troca ou no que vemos, mas no que sentimos e experimentamos. A fé nos faz entender que é possível entender como sair do vermelho de forma racional e com planejamento. Nesta devocional sobre finanças na Bíblia, achamos importante destacar que nossas palavras devem ser refreadas em momentos de angústia e ansiedade. 

Ação 

Quando Tiago nos ensina que a fé sem obras é morta, ele menciona o sacrifício de Abraão. 

Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Tiago 2:21 

Quem conhece a história, sabe que Isaque não foi sacrificado, mas a situação mostrou que Abraão agiu quando necessário. 

Talvez, a principal dica de como sair das dívidas segundo a Palavra de Deus seja, justamente, planejar e agir. 

Pense em como sair do vermelho. Acima de tudo, planeje seus dias e seus próximos passos. Eis algumas ações que você pode pensar em fazer para superar a crise financeira. 

  • Estude para provas e concursos 
  • Faça um ou outro curso de capacitação. Procure pela prefeitura de sua cidade, pois certamente há diversos cursos gratuitos 
  • Não tenha medo de mudar de ramo, de atividade, nem que seja por um tempo 
  • Pense em fazer uma planilha financeira para controlar seus débitos 
  • Veja se você não tem gastos desnecessários como restaurantes, internet ou carro  
  • Pense em quem você pode pedir ajuda, principalmente em sua igreja 

As dicas de finanças na Bíblia nos ensinam a organizar nossa vida, assim como José ajudou o faraó a organizar-se para os anos de vacas magras, ou como Neemias ajudou seu povo a se preparar para a reconstrução dos muros. 

Busque a Deus 

Um problema comum que passamos, quando enfrentamos uma crise financeira é que passamos muito tempo ansioso, preocupado e perdemos a oportunidade de reorganizar nosso tempo, para buscarmos mais a Deus. 

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7 

Não tenha medo de si mesmo, de se achar um fracassado, de achar que é o fim do mundo. Tenha bom ânimo, lembre-se que Jesus nos disse que passaríamos por aflições. Ele foi tentado, justamente a transformar a pedra em pão, mas Ele nos ensinou que existe coisas muito mais importantes que o pão, que representa a vida financeira. Pense nas coisas do alto. Às vezes, nosso foco em como sair do vermelho é tão forte, que todos os outros aspectos de nossa vida ficam abalados, casamento, filhos, estudos e até o espiritual. 

Nossa última dica de como sair do vermelho segundo a Palavra de Deus é aproveitar este momento de mudança na vida para buscar mais intimidade com o Pai. 

Certamente, sua igreja tem muitas pessoas que já passaram por situações assim. Ouça os testemunhos e não se sinta inferior, ou “em pecado” por ter problemas na vida financeira. Lembre-se dessas dicas de finanças na Bíblia e aceite ajuda e aproveite para se reorganizar. Repense seus hábitos de consumo e o que você pode fazer para ser um profissional melhor. Não ande ansioso. 

Se você já passou por uma dificuldade financeira e deseja compartilhar como Deus o abençoou, compartilhe nos comentários, para que outros leitores aprendam mais como do vermelho segundo a Palavra de Deus.  

Além destas dicas de finanças na Bíblia, leia também: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Finanças na Bíblia – como sair do vermelho 

  1. Há mais de 5 anos que eu e meu esposo passamos por uma dificuldade financeira muito grande.
    Meu esposo sempre foi o provedor e eu a quem cuidava da casa e das nossas duas filhas.
    Quando nós não tínhamos mais recursos, fiquei pensando no que podia fazer para ajudar meu esposo. Foi quando fiz curso para aprender a fazer chocolates. Paguei 5,00 neste curso e aos poucos fui comprando os materiais necessários para fabricar os bombons. Foi sucesso! Todos amaram. E assim, nós fomos conseguindo o sustento diário. Tínhamos dinheiro para uma passagem, um sacolão, leite, etc…
    Na Páscoa, trabalhava com ovos de chocolate. Trabalhei durante 3 anos.
    Com a venda dos chocolates eu pude me capacitar mais na minha área, que é beleza e cuidados pessoais. Fiz curso de design de sobrancelhas pelo Senac. Nesse tempo também fiz curso de depilação na Faetec, gratuito.
    Em 2015, quando me formei em designer de sobrancelhas, comecei a atender no meu apartamento, amigas, vizinhas e suas indicações. Fiz mais um curso de especialização, que foi micropigmentação.
    Em 2016, fui trabalhar no Spa das sobrancelhas, fiquei 6 meses, e pude perceber que eu estava preparada para assumir meu próprio negócio. Foi quando em 2017 abri meu espaço, onde trabalho até hoje. Com serviços de embelezamento do olhar, depilação e estética facial.
    Glorifico a Deus pelas lutas, pois foi no deserto que eu me descobri como profissional.
    Nunca perdemos a fé de que dias melhores viriam. Permanecemos fiel a Deus! E Deus sempre fiel a nós.

    Deus abençoe cada um que ler essa mensagem.
    E que Deus te fortaleça a cada dia.

     
    1. Que testemunho maravilhoso! Que Deus continue abençando e que outras vidas possam se espelhar na sua bênção!

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *