fbpx

Estudo bíblico de Atos 11 

Estudo bíblico de Atos 11 

O estudo bíblico sobre o livro de Atos nos revela como nasceu o cristianismo. Para muitos estudiosos modernos este é o principal livro para quem deseja entender como surgiu o cristianismo. Atos 11 nos mostra algumas curiosidades interessantes, entre elas a primeira vez que os discípulos são chamados de cristãos. Portanto, ao ler o livro de Atos podemos identificar com clareza como surgiu o cristianismo. 

Este capítulo começa mostrando Pedro sendo interrogado pelos judeus mais ortodoxos da época sobre o fato de Pedro comer com os incircuncisos, Para os judeus da época de Jesus, comer com pessoas não circuncidadas era considerado algo impuro. 

Os judeus queriam invalidar o judaísmo pregado e praticado por Pedro, uma vez que o discípulo não guardara um dos três pilares do judaísmo (circuncisão, guardar o sábado e selecionar a alimentação). 



Compreender que as bênçãos de Deus eram as mesmas para judeus e gentios era difícil naqueles tempos. Por isso, ao ver que Pedro pregava para os gentios, alguns judeus relutaram em aceitar que Pedro seguia o sincero judaísmo. 

Em Atos 11:2 lemos o termo “os que eram da circuncisão”. Este termo se refere aos cristãos judeus, também conhecidos como membros do partido da circuncisão. Estes membros estavam insatisfeitos com o fato de que gentios se convertiam ao cristianismo sem passar por um aprendizado sobre o judaísmo, pois para eles era impossível alguém seguir a nova fé, cristã, sem conhecer o judaísmo. Após a explicação de Pedro, passam a aceitar que realmente os gentios poderiam ser salvos como Pedro ensinava. 

Seguindo o estudo bíblico de Atos 11, como podemos ler no versículo 18, aqueles homens compreenderam a nova aliança entre Deus e os homens quando Pedro terminou de falar sobre a visão que tivera. 

Nos versículos 14 e 15 podemos identificar uma passagem que indica que, provavelmente, Cornélio ainda não seguia o cristianismo. Era homem piedoso e estava aberto aos ensinamentos de Pedro. Quando Pedro lhe pregou o evangelho, Cornélio foi cheio do Espírito Santo. A expressão ‘no princípio’, no final do versículo 15 de Atos 11, refere-se ao dia de Pentecostes, relatado em Atos 2. A ação do Espírito Santo nos gentios serviu para mostrar que o poder de Deus era o mesmo entre gentios ou judeus. Resistir ao poder do Espírito Santo nos gentios era negar, igualmente, a ação de Deus em Pentecostes, entre os judeus. 

Um dos fatos mais curiosos da bíblia está em Atos 11. De acordo com a maioria dos estudos bíblicos, entre os versículos 19 e 30, onde lemos sobre a igreja de Antioquia, podemos ver que Antioquia foi a primeira igreja a aceitar cristãos gentios. Provavelmente, um dos passos mais ousados e importantes para o crescimento do cristianismo. 

Seria como a primeira obra missionária cristã registrada. Antioquia se tornou o principal centro de conversão de gentios ao cristianismo. Sendo, assim, mais inovadora e revolucionária que a igreja de Jerusalém. 

A cidade de Antioquia ficava a 480 km de Jerusalém, às margens do rio Orontes e possuía uma população aproximada de 500 mil pessoas. Era a terceira maior cidade do império romano, capital da província da Síria. Era um centro comercial importante, a cerca de 25 km do porto de Selêucia. Tornou-se um centro missionário cristão da época. 

No versículo 22 o autor volta a mencionar Barnabé, descrito no livro de Atos como um consolador, encorajador, como em Atos 4:36. Era uma pessoa boa, de fé, com desempenho importante em quatro pontos cruciais da igreja primitiva cristã. Em Atos 9:27 lemos que convenceu os apóstolos sobre a conversão real de Paulo. Em Atos 11:22 a 24 vemos que ele deu credibilidade ao movimento cristão que ocorria em Antioquia. Em Atos 13 lemos que Barnabé participou da primeira viagem missionária de Paulo. Em Atos 15 lemos que Barnabé defendeu os gentios em um concílio em Jerusalém. 

Uma curiosidade bíblica de Atos 11 está no versículo 25, onde lemos que Barnabé partiu para Tarso a procura de Paulo, pois Paulo morara em Tarso, Síria e Cilícia por cinco anos após sua partida de Jerusalém. 

Finalmente, no versículo 26 podemos ler que os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia. Até então, alguns chamavam a nova fé de “seita”, outros de “nazarenos” e eles mesmos se chamavam de “os do caminho”. O termo cristão foi um marco que facilitou e englobou o entendimento da nova fé, que consistia em seguir os ensinamentos de Jesus, o prometido messias judeu. Uma curiosidade bíblica é que o termo cristão é usado três vezes apenas. Aqui, em Atos 26:28 e em 1 Pedro 4:16. O termo era utilizado para designar os partidários, ou seguidores, de Jesus Cristo. 

A grande fome mencionada no versículo 28 também é relatada pelo historiador Josefo  Segundo o historiador judeu, a escassez de alimentos na região ocorreu por volta de 46 dC. 

O estudo bíblico de Atos 11 nos revela como os cristãos se ajudavam na igreja primitiva. Em Atos 11:29 lemos que os cristãos de Antioquia ajudavam os cristãos da Judeia. Esta proximidade entre as igrejas, aliás, é também relatada por outros historiadores da época, inclusive o judeu Josefo. 

A igreja primitiva crescia e formava novos conceitos e novos membros. O capítulo 11 de Atos é importante para qualquer estudo bíblico sobre o surgimento da igreja cristã por revelar com precisão como os primeiros cristãos viviam e pensavam. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico de Atos 11 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *