fbpx

Estudo bíblico de Atos 13  

Estudo bíblico de Atos 13  

A partir de Atos 13 lemos com mais clareza sobre a vida de Paulo. O estudo bíblico sobre Atos dos apóstolos nos oferece importantes dicas de como surgiu a igreja cristã. A igreja primitiva surgiu em Jerusalém, depois espalhou-se para Judeia e Samaria e, por fim, para o mundo, a começar pela Ásia e Europa mediterrânea, com as pregações e cartas de Paulo. A partir do capítulo 13 do livro de Atos dos Apóstolos podemos ler sobre a pregação do cristianismo aos gentios. Os missionários eram fortemente influenciados pelo Espírito Santo.  

A expansão da igreja cristã pode ser conferida em uma leitura sobre o livro de Atos. Neste estudo bíblico traçamos alguns paralelos e enumeramos algumas curiosidades bíblicas que facilitam o entendimento do contexto no qual se desenvolveu a igreja primitiva. Alguns estudiosos dizem que a partir de Atos 13 começa a seção “Atos de Paulo”, já que o apóstolo se torna a figura principal do livro de Atos a partir deste trecho.   



Em Atos 13:1 lemos sobre Simeão, por sobrenome Níger, que era o nome em Latim de Simeão, provável africano. O termo “colaço” significa irmão de criação. Uma curiosidade bíblica é que este termo era usado para definir crianças da mesma idade que os filhos dos reis. Normalmente, eram criadas juntas. Herodes mencionado aqui é o tetrarca Herodes Antipas, que reinou na Galiléia, durante o ministério de Jesus Cristo. No versículo seguinte, lemos sobre a “separação” de Paulo para a obra. A bíblia nos trás três relatos sobre Paulo sendo separado. Lemos em Gálatas 1:15 que Paulo fora separado em seu nascimento, depois em sua conversão (Romanos 1:1) e neste trecho, quando começa suas viagens missionárias.  

Atos 13 relata a primeira viagem missionária de Paulo, ao lado de Barnabé. Logo no versículo 3 lemos sobre a importância da oração e do jejum, pois a primeira viagem missionária de Paulo começou após alguns cristãos orarem e jejuarem pela partida dos missionários. Uma curiosidade bíblica, que é importante ressaltar neste momento histórico, é que o evangelho já estava sendo pregado para pessoas não judias (gentios). Em Antioquia, na Grécia (Atos 11), Samaria e Etiópia (Atos 8) já haviam sido enviados missionários cristãos. No versículo 5, lemos sobre o auxiliar João Marcos, filho de Maria (Atos 12:12), primo de Barnabé (Atos 13:13 e Colossenses 4:10). João Marcos fazia tudo o que Paulo e Barnabé mandavam e, provavelmente até batizando e ensinando os recém-convertidos.  

Podemos perceber uma curiosidade bíblica em Atos 13:5. Os missionários começaram a pregar nas sinagogas porque era este o centro da vida judia. Uma das últimas tentativas de converter os judeus.  

Em Atos 13:8 lemos sobre Elimas. Este nome fora dado por seus amigos gregos. Seu nome era Bar-Jesus. Em seguida lemos sobre Saulo, nome hebraico de Paulo.   

No versículo 13 lemos que João Marcos retornou para casa. Este retorno não é detalhado, mas podemos perceber que Paulo ficou chateado, Atos 15:38. No entanto, podemos ler em 2 Timóteo 4:11, que ambos reataram a amizade.   

No versículo 7 lemos o termo Procônsul que era um governador de uma província romana.  

No versículo 14 lemos sobre as cidades Perge e Antioquia. Perge era uma cidade portuária importante na época. Antioquia ficava em uma rota importante daquela época, e fica a cerca de 900 metros acima do nível do mar. O termo Antioquia de Pisídia pode não ser preciso, já que Antioquia ficava na Frígia, mas como era próximo à fronteira de Pisídia, este termo “Antioquia de Pisídia” era comum. Este termo era usado para diferenciar de Antioquia da Síria, que era mais importante.  

Outra curiosidade bíblica sobre os costumes judeus da época de Jesus pode ser conferida em Atos 13:16, quando é relatado que Paulo levantou-se na sinagoga, provavelmente para ser melhor ouvido. Isso nos mostra que os rabinos preferiam ensinar sentados, como em Lucas 4:20 e 21 podemos confirmar.  

Em Antioquia Paulo faz uma série de paralelos entre a vida de Jesus e a história de Israel a fim de demonstrar se Jesus era o messias judeu esperado pelo povo. No versículo 20, quando Paulo menciona 450 anos, ele se refere, possivelmente, aos 400 de escravidão no Egito, mais 40 anos no deserto e mais dez para a conquista total de Canaã.  

Quando Paulo fala da ressurreição de Jesus, Atos 13:33, ele está falando de sua encarnação, porém alguns estudiosos acreditam que seja à sua ressurreição física. Há ainda os que acreditam ser uma referência à sua exaltação, como estão em Salmos 2:7. No versículo seguinte, Paulo menciona Isaías 55:3, ao escrever “fiéis promessas feitas a Davi”. Em Atos 13:35 Paulo cita Salmos 16:10. No versículo 39, Paulo faz uma declaração ousada afirmando que o que a lei de Moisés pode purificar, o sangue de Cristo pode também. Em Atos 13: 40, Paulo menciona Habacuque 15.  

Um dos versículos mais importantes da bíblia está em Atos. Em Atos 13:46 está documentado como Paulo e Barnabé decidiram abandonar o ensinamento do cristianismo aos judeus e decidem dedicarem-se exclusivamente aos gentios. Paulo passou a ser referenciado como o apóstolo dos gentios – Gálatas 2:9 e Efésios 3:8. No versículo 46, de Atos 13, podemos ler que Paulo disse “volvemos para os gentios”, uma declaração que demonstra a convicção de que o cristianismo precisava ser levado aos pagãos não judeus e não mais aos judeus céticos.  

A primeira parada de Paulo e Barnabé foi no Chipre porque foi ali que Barnabé nascera – Atos 4:36. Paulo cita Isaías 49:6 em Atos 13:47.  

A partir de Atos 13:50 Paulo cita com frequência a aceitação do evangelho pelos gentios e a rejeição por parte dos judeus. No versículo 51 do livro de Atos lemos que os missionários sacudiram o pó dos pés, demonstrando aos judeus sua revolta e que os gentios não eram piores que os judeus, naquele momento, o que ocorria era exatamente o oposto, os judeus incrédulos eram menos “fiéis” que os gentios convertidos ao cristianismo. O ato de sacudir o pó dos pés, mencionado no versículo seguinte, era um costume comum dos judeus quando chegavam na Palestina, após uma viagem a outro país. Representava o fim de comunhão, de qualquer acordo. Jesus também menciona este gesto em Lucas 9:5.  

A partir do capítulo 14 de Atos vamos ver como Paulo passou a se dedicar à converter os não judeus, os gentios. 

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Estudo bíblico de Atos 13  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *