fbpx

Estudo bíblico de Atos 14 

Estudo bíblico de Atos 14 

Para acompanhar o estudo de Atos 14 recomendamos que esteja com uma bíblia em mãos. A partir do capítulo 14 de Atos vamos ver como Paulo passou a se dedicar à converter os não judeus, os gentios. No versículo 2, podemos ver que os judeus eram bem resistentes ao evangelho, mas no versículo seguinte lemos que alguns sinais miraculosos serviriam para comprovar o poder do nome de Jesus Cristo. O estudo de Atos 14 é curto, mas bem interessante. 

A cidade de Listra, mencionada no versículo seis ficava perto de Icônio, cerca de seis quilômetros. A cidade era pagã, podemos entender que Paulo e Barnabé começaram a pregação justamente em uma cidade gentia totalmente pagã. A cura de um aleijado em Listra se parece com a cura do aleijado de Jerusalém, relatado em Atos 3:6 a 8. Após este evento o povo começou a adorar Paulo e Barnabé como deuses. No versículo 10, quando lhe disseram “apruma-te”, estavam pedindo o impossível para aquele homem, mas o homem não teve medo e decidiu obedecer ao comando, dando a oportunidade de Deus agir em sua vida sem restrições. 

Em atos 14:12 lemos que Paulo e Barnabé eram chamados de Júpiter e Mercúrio. Júpiter era um deus grego, também conhecido por Zeus, o principal deus da mitologia grega. Já Mercúrio, também chamado Hermes, era o deus dos oradores. Conforme a mitologia grega da época, haviam duas lendas sobre Júpiter e Mercúrio vindo à Terra como homens. Essas lendas eram conhecidas, justamente, em Listra, cidade a qual estavam, e por toda Licaônia. Os gregos daquela região acreditavam que a lenda estava se tornando realidade. Para refrear a adoração dos gregos, Paulo cita a criação de Deus como prova de seu poder e amor. 




Curiosamente, após serem adorados como deuses (embora tentassem impedir), Paulo e Barnabé passaram de heróis a vilões, quando os judeus chegaram ao local. Podemos ver, no versículo 19, que Paulo foi apedrejado e levado para fora da cidade. Conforme a tradição da época, a vítima era apedrejada até a morte, depois disso, o corpo era levado para fora da cidade, para que cães e outros animais comessem a carne da vítima. Paulo ter sobrevivido a este acontecimento pode ser caracterizado como um milagre. Segundo alguns estudos bíblicos, as marcas de Paulo mencionadas em Gálatas 6:17 eram consequentes deste apedrejamento. 

No versículo 23 podemos ler sobre a eleição dos presbíteros, que pode ser complementada com o texto de 1 Timóteo 3:1. Neste trecho podemos perceber que os missionários possuíam um papel mais importante do que apenas pregar o evangelho, pois também criavam os alicerces de novas comunidades cristãs. 

Apesar de curto, Atos 14 nos traz uma boa leitura. Este breve estudo nos traz uma visão sobre a época e curiosidades paralelas que tornam a leitura deste trecho mais completo. Lemos sobre o início da pregação de Paulo aos gentios. No capítulo seguinte, vamos ler sobre algumas curiosidades, como a discussão entre Paulo e Barnabé, possíveis profecias sobre o retorno de Jesus e algumas diferenças de ponto de vista dos cristãos judeus dos cristãos gentios. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico de Atos 14 

  1. Muito bom os estudos nos dá uma visão muito ampla sobre épocas diferentes trazendo grandes conhecimento para epoca de hoje.

    Não sou seguidor de rituais hoje existente sou apenas cristão.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *