fbpx

Ideias para culto infantil 

Ideias para culto infantil 

m desafio para quem começa a dar aula no departamento infantil é conseguir ideias novas e criativas. Na verdade, como vamos ver neste texto, para você ter ideias para culto infantil não é tão complicado quanto parece. O problema é que nos sentimos perdidos e sem orientação no começo, mas depois das primeiras aulas, as ideias aparecem, até mesmo com o convívio com as crianças e com outros professores do departamento infantil. De uma forma geral, muitos professores não conseguem desenvolver suas ideias porque não levam em consideração a idade de cada criança. O que funciona para uma classe com crianças de sete e oito anos pode não funcionar com crianças de onze e doze anos, por isso, listamos essas ideias para culto infantil já pensando em como aplica-las de acordo com a idade das crianças. 

Algumas ideias são mais simples e podem ser adaptadas com todas as idades. Queremos que você utilize essas ideias, compartilhe com outros professores e até mesmo volte para nos contar, nos comentários, o que você fez que deu certo e quais dicas você quer dar para os demais leitores. Muitas vezes, erramos por achar que as crianças precisam de ideias muito diferentes e de uma estrutura que exija investimentos financeiros. Na verdade, os adultos se preocupam mais com isso do que as crianças. Quando vemos fotos e imagens na internet de classes lindas, bem decoradas e cheias de livros e matérias, achamos que nunca chegaremos lá, mas você deve pensar que, na maioria das vezes, esses ambientes levaram anos para ser montadas. 

Roda de conversa 

A primeira ideia que vamos te dar é a criação de uma roda de conversas. Simples, não é mesmo? Como falamos antes, pensamos que a crianças precisam de ideias mirabolantes, o que não é verdade. Em muitas igrejas, as crianças se sentem em cadeiras enfileiradas ou em mesas com bancos grandes onde elas se sentam uma ao lado da outra. Se você colocar as cadeiras em forma de ferradura (em roda), ou pedir para as crianças se sentarem no chão, elas já vão sentir “algo diferente” do convencional. Hoje em dia, muitas escolas (e professores) já não utilizam mais as carteiras enfileiradas, mas em círculo, ou em forma de “U”, de forma que os alunos possam se ver e você também consegue ver mais facilmente todos os alunos. Sentados em roda, você consegue controlar melhor a classe, pois fica mais difícil as crianças conversarem ou brincarem sem que você perceba. 

A roda de conversa pode ser feita no começo da aula, no fim ou até mesmo durante a própria aula, enquanto você dá a lição, você pode ir conversando, deixando as crianças darem suas opiniões e fazerem as perguntas que precisam. Na roda de conversa você pode fazer perguntas relacionadas à aula do tipo: 

  • Do que você tem medo? 
  • Você já ajudou alguém que estava precisando? 
  • Você já precisou de ajuda, mas ninguém de ajudou? 
  • Quem aqui já ficou de castigo sem ter feito nada de errado? Ou já levou uma bronca da professora sem ter culpa de ter feito nada de errado? 

Veja que essas perguntas são “globais” você pode fazer para praticamente qualquer aula bíblica. Deixe as crianças falarem à vontade, isso vai render tempo e sua aula vai se tornar dinâmica. Elas vão se sentir em um momento de brincadeira e não vão ficar tão entediadas. Por isso, a roda de conversa pode ser feito até mesmo enquanto você dá aula. Você pode fazer a introdução, depois conversar um pouco; depois continua a aula; e aí, para mais um pouco para conversar; e assim segue até o fim da aula. 

Entrevista 

Outra sugestão para quem quer novas ideias para culto infantil é fazer uma atividade como se fosse um programa de entrevista de televisão, ou de rádio. Você também pode colocar os alunos para sentarem em círculo; você senta na frente e pode preparar sua cadeira com uma mesa e uma cadeira de convidado, como se fosse um estúdio de um programa de entrevistas. Depois disso, você pode ir chamando criança por criança para participar do programa. Mais uma vez, podemos observar que esta é uma das ideias para culto infantil mais simples que existem, e que pode ser feita com crianças de qualquer idade. 

Nesta entrevista, você pode fazer perguntas pessoais e simples e depois, algumas perguntas sobre as lições bíblicas que você já contou, como por exemplo: 

  • Qual o seu nome e idade? 
  • Onde você estuda? Qual seu melhor amigo (ou melhor amiga)? 
  • O que você gosta de ver na tv ou no Youtube? 
  • O que você gosta de comer e o que não gosta? 
  • Qual história da bíblia você gosta mais? 
  • Qual lição bíblica você acha mais difícil? 
  • O que você gosta de fazer quando vem pra igreja? 

As perguntas mais simples servem para deixar a criança mais à vontade, perder um pouco a vergonha. Depois, com as outras perguntas, você já vai poder sondar o que a criança gosta de fazer, quais as preferências dela; e assim, você vai poder desenvolver as próximas aulas já conhecendo melhor cada criança. 

Gincana 

Por fim, uma competição entre meninos e meninas, por exemplo, sempre torna a aula mais animada para todas as idades, até mesmo entre os adultos não é verdade? Se houver uma diferença muito grande na quantidade de meninos e meninas, monte as equipes como achar melhor, pode ser por letra do nome, cor da camisa, e até por time de futebol (de um lado para que torce para o Flamengo ou Botafogo, do outro lado quem torce para Fluminense ou Vasco. Quem não torce para nenhum time vai para a equipe que eu mandar). Enfim, a montagem das equipes fica a seu critério, você pode fazer como achar melhor para a sua turma.  

Na gincana, você pode fazer perguntas das histórias da bíblia que você já ensinou, pode fazer jogo de mímicas, se a sua classe tem quadro negro, pode fazer o jogo de desenhar um objeto, jogo da forca. Só tome o cuidado de planejar antes quais brincadeiras vai fazer, quais perguntas serão feitas, quais as mímicas serão pedidas etc. tente não improvisar para não deixar o ambiente tumultuado. 

Uma dica é tentar fazer o jogo sempre terminar empatado, ou tente equilibrar as equipes para que haja emoção até o finalzinho da brincadeira. 

Essas são apenas algumas ideias para culto infantil fáceis de fazer. Veja que não são precisos grandes investimentos. Em outros texto vamos trazer mais ideias para culto infantil, por enquanto, com essas diretrizes você já pode realizar algumas atividades interessantes. Lembre-se também que você não precisa ter medo de ser repetitivo, ao contrário dos adultos, as crianças não se cansam tão facilmente de uma ideia nova. 

Leia também:




 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *