fbpx

Iniciando o trabalho na EBD infantil ou célula para crianças 

Iniciando o trabalho na EBD infantil ou célula para crianças 
Além dos tradicionais departamentos infantis, cada vez mais as igrejas implantam a célula para crianças; e com isso, muitos adultos se deparam com uma situação que não esperavam que é a de trabalhar com crianças. Quando somos pegos de surpresa, ficamos assustados e inseguros de lidar com as crianças. Este texto tem como objetivo trazer algumas características dos pequeninos que são comuns em, praticamente, todas as idades. Esperamos que este texto sirva de base para trazer um pouco mais de alívio e conforto àqueles que são inexperientes, e também um pouco mais de informação aos que já possuem alguma experiência.  Se você é líder do departamento infantil de sua igreja, ou do departamento de célula para crianças, guarde este texto em seus favoritos, e imprima para levar sempre que fizer uma reunião com os novos professores. Apesar de cada faixa etária ter suas próprias características, em geral, as crianças de cinco a doze anos apresentam muitas semelhanças. Neste texto vamos explorar essas semelhanças, para que os professores ganhem informações preciosas, independente da faixa etária que trabalha na igreja. Observando algumas dessas marcas, que se repetem com certo padrão nos pequeninos, você conseguirá instruir melhor e compreender melhor a forma de pensar e agir das crianças.  Pontos espirituais  Vamos começar com dois pontos chaves sobre as crianças. Em primeiro lugar, assim como nós, elas são pecadoras e precisam conhecer a Palavra de Deus. Em Salmos 51:5 podemos ler que todos nós já nascemos no pecado, portanto, todos nós, inclusive as crianças, precisam conhecer o amor de Deus e reconhecer Jesus como salvador de nossas vidas. Só ele pode nos perdoar de todo pecado e só ele pode sondar e conhecer o nosso coração.  
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5 
Olhando por este ponto, precisamos lembrar que a maior parte das crianças que lidamos na célula para crianças ou na EBD Infantil terá muitos anos pela frente, por isso, precisam aprender que a Bíblia vai ajudá-las em diversas situações diferentes.  Elas podem aprender facilmente o que é certo e errado. Os parâmetros de certo e errado podem ser facilmente moldados nas crianças. Por isso mesmo, elas são mais receptivas e sinceras quando recebem amor e atenção. Elas também estão mais dispostas a crer na bíblia e tomar decisões firmes e sinceras de fé em Deus.  Pontos mentais  Seja qual for a idade das crianças, elas vão compreender que a Bíblia é de fato, a palavra de Deus. Seja zeloso com seu material, trate a bíblia com respeito e as crianças serão facilmente influenciadas pela forma como você tem reverência à palavra de Deus.  Como nascemos com uma mente pecadora, elas podem ser influenciadas por maus exemplos. Se você faz sua célula para crianças no bairro, com crianças que não são convertidas, verá que muitas crianças são influenciadas por personagens e pessoas de índole má. Em algumas passagens bíblicas, como Êxodo 12:26, lemos os hebreus explicarem aos seus filhos os porquês das leis, dos nomes dos lugares etc. Isso nos mostra como a curiosidade das crianças já era observável nos primórdios da fé.  Essa curiosidade pode ser usada de forma positiva, quando aguçamos para as histórias bíblicas e ensinamentos bíblicos. Na escola bíblica, você pode dar lições como Davi ou Moisés, por exemplo, sempre procurando uma curiosidade, um algo a mais dessas histórias que eles devem ter ouvido dezenas de vezes. Já em uma célula para criança, procure sempre mencionar a época, curiosidades e tente situar quanto à geografia para que elas fiquem animadas em aprender coisas novas.  Elas podem memorizar as coisas com mais facilidade. Explore isso para ensinar os versículos e, cada vez mais, trazer curiosidades para eles. Além disso, a bíblia é uma fonte ideal de histórias e ensinamentos para eles. Mostre que a bíblia possui muitas outras histórias além daquelas que você está ensinando.   Elas gostam de mostrar que fazem as coisas bem feitas. Aproveite essa característica para fazer elogios e descobrir o que cada criança gosta de fazer no que ela quer mostrar que é boa. Algumas gostam de esportes, outras de música, outras em ler e assim por diante. Na célula para crianças, um desafio é lidar com aquelas que conversam mais e são mais dispersas. Mesmo essas crianças, que tachamos de “difíceis”, gostam de algo, como desenho ou futebol, por exemplo. Use estes assuntos para se aproximar delas e demonstrar interesse. Assim, você conseguirá captar a atenção e confiança delas.  A maior parte das crianças gostam de cantar. Isso é excelente para você introduzir música gospel infantil. No entanto, só tenha o cuidado de não tocar músicas muito infantis para crianças maiores. As crianças com dez anos ou mais já vão preferir músicas de adulto.Se a sua classe da igreja, ou célula para crianças, atende uma faixa etária ampla, tente diversificar as músicas para que todos tenham a oportunidade de ouvir uma canção que lhe agrade.  Pontos emocionais  As crianças tendem a não querer controlar as emoções, são mais sinceras e transparentes no que estão sentindo. Isso é bom para o professor perceber quando estão tristes ou alegres. Da mesma forma, use seu entusiasmo para falar do amor de Deus. Elas também são mais prestativas e gostam de ajudar aos outros. Você não deve manipular os sentimentos das crianças e, muito menos, fazer apelos emocionais. Deixe que o agir de Deus faça que elas se aproximem de Deus por vontade própria e livre arbítrio.  Elas também tendem a desanimar com facilidade, principalmente quando reconhecem que fizeram algo de errado. Podem chorar por motivos que julgamos pequenos. Por exemplo, existem crianças que choram porque sujou a roupa, perdeu o sapato ou por que a fivela da bola descosturou. Coisa que os adultos não dão importância, as crianças podem reagir de forma bem emocional. Não desvalorize os sentimentos delas dizendo coisas do tipo “que bobeira – não chore por isso – pare de chorar por uma coisa tão boba”. Em situações assim, diga que você entende por que ela está chorando, conte um exemplo seu de algo parecido e encoraje-as a superar os desafios.  Seja na EBD Infantil, seja na célula para crianças, o professor, “tio” ou evangelista deve ser sensível a estes detalhes para não desestimular as crianças.  Com essas dicas simples, esperamos que você possa trabalhar com as crianças com mais confiança e cuidado. Lembre-se sempre que suas ações e palavras são de grande importância para os pequeninos e que uma frase ou um gesto, podem influencia-los por toda a infância e até pelo resto da vida. Seja sempre íntegro e zeloso em suas coisas. Se você é novo na célula para crianças ou na igreja infantil, não se esqueça de, acima de tudo, orar e pedir a Deus que lhe dê um coração disposto e sabedoria para lidar com cada situação e cada criança.  Todas essas dicas foram adquiridas com ajuda da bíblia da APEC, um material que recomendamos a todos que trabalham com crianças nas igrejas evangélicas.  Leia também:

 
Compartilhe

6 comentários sobre “Iniciando o trabalho na EBD infantil ou célula para crianças 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *