fbpx

Estudo bíblico de Atos 16 

Estudo bíblico de Atos 16 

Muitas curiosidades bíblicas e informações históricas sobre a igreja primitiva podem ser observados ao se realizar um estudo bíblico sobre o livro de Atos dos apóstolos, escrito por Lucas. Quem deseja saber como surgiu o cristianismo ou como se formou a igreja cristã deve ler atentamente este livro.  

Ao ler sobre a segunda viagem de Paulo, no final do capítulo 15, vimos que Paulo e Barnabé se separaram porque discordavam sobre João Marcos.  




Seguindo o estudo bíblico de Atos dos apóstolos podemos ler, logo nos primeiros versículos de Atos 16, que Paulo chamou Timóteo para se juntar a ele em sua missão.  

Percebemos uma curiosidade bíblica ao ler os versículos um a três. Como a mãe de Timóteo era judia, Paulo circuncidou Timóteo para que, ao pregar aos judeus, suas palavras tivessem mais impacto. Além disso, uma curiosidade bíblica é que as mães é quem decidiam se os filhos seguiriam ou não o judaísmo, como é até hoje. Sem a circuncisão de Timóteo seu trabalho entre os judeus poderia não ter tanta importância. Como lemos em Atos 15, o concílio de Jerusalém já havia decidido que a circuncisão não definia a salvação da igreja cristã. No entanto, no caso de Timóteo, pareceu melhor realizar esta prática. Reparem que em Gálatas 2:3 Paulo orienta Tito a não realizar a circuncisão.  

As decisões mencionadas em Atos 16:4 referem-se ao concílio, mencionado no capítulo 15 do livro de Atos.  

O percurso mencionado no versículo seis, é uma referência à viagem de Paulo à região noroeste, até Trôade e, em seguida, Grécia.   

A visão de Paulo, mencionada nos versículos nove e dez, destaca um homem macedônio, representando a sabedoria, inteligência e todo o conhecimento grego da época. A visão pode ser entendida como um representante de uma região de altíssimo nível cultural e intelectual indicando que os moradores desta região precisavam, desesperadamente, de uma orientação religiosa adequada e verdadeira. Vele ressaltar que Lucas se encontrou com Paulo em Trôade e o acompanhou até Filipos, onde ficou, como podemos comprovar ao ler o versículo quarenta. Após, aproximadamente sete anos, Lucas voltou a se encontrar com Paulo, como descrito em Atos 20:5.   

O versículo 11 cita três cidades importantes. Trôade era uma cidade perto de Tróia, era uma cidade portuária na Ásia menor. A cidade de Samotrácia era uma grande ilha entre Ásia e Europa. Porfim, Neápolis, que era o porto da cidade de Filipo, cerca de 16 km. Seu nome significa “Cidade Nova”.  

Filipo era uma colônia de Roma. Uma colônia funcionava como um pedaço do império romano em território estrangeiro, assim, os cidadãos podiam desfrutar de todos os direitos que tinham na Itália. Uma curiosidade bíblica é que o livro de Atos menciona mais cinco colônias romanas: Corinto, Listra, Trôade, Ptolemaida e Antioquia (de Pisídia).  

Outra curiosidade bíblica está em Atos 16:13. Ao mencionar que foi necessário sair da cidade, isto indica que, provavelmente, o local não tinha uma sinagoga. Conforme o costume da época, eram necessários ao menos dez homens para a formação de uma sinagoga. Já a cidade de Tiatira, mencionada no versículo seguinte, era famosa por sua tintura púrpura.  

No versículo 15, quando o autor escreve “ela e toda a sua casa”, provavelmente, ele se refere às crianças, familiares e servos.  

A moça mencionada em Atos 16:16, que dava lucro aos seus exploradores, estava possuída por demônios.  

Em Atos 16:20 lemos que os apóstolos eram acusados de “serem judeus”, por isso, perturbavam a sociedade. Na verdade, o judaísmo não era proibido, mas podia ser visto facilmente como uma fonte de problemas para o imperador. Uma curiosidade bíblica interessante notada aqui é que Paulo e Silas eram vistos como judeus pelos romanos, e o cristianismo como uma seita judaica, uma espécie de ramificação.   

Filipo, cidade onde ficaram alguns dias, era uma colônia romana, por isso, lemos no versículo 21 “pregando costumes que não podemos receber, nem praticar por sermos romanos”. Por ser romana, os pretores dali não se importaram quando Paulo e Silas, cidadãos romanos, foram açoitados. O poder de Deus nesta cidade foi tamanha que o carcereiro se converteu também.  

Neste estudo bíblico do livro de Atos 16, percebemos outra curiosidade bíblica no versículo 13. A atenção dada às mulheres no livro de Atos é muito semelhante à dada no evangelho de Lucas, mais uma evidência do autor do livro de Atos. Outra curiosidade bíblica e curiosidade história é que o fato da cidade não possuir uma sinagoga, isso demonstra que a cidade tinha poucos judeus, pois normalmente, uma cidade com pouco mais de dez famílias judias já possuía uma sinagoga. De acordo com os costumes da época, as mulheres não precisavam participar das adorações públicas, mas o texto mostra que estas mulheres eram especialmente piedosas.  

A púrpura, material mencionado no versículo 14, era cara, e os tecidos em púrpura eram artigos de luxo.  

Em Atos 16, lemos sobre Paulo e Silas, que decidiram ir até Filipos para pregar o cristianismo. Nos versículos 16 e 17 lemos que uma jovem adivinhadora passou a segui-los. Paulo achou melhor que a palavra que pregavam não fosse confundida com meras adivinhações, por isso, decidiram expulsar aquele espírito adivinhador. Como podemos ler nesta passagem, a adivinhadora falava verdades, ela não mentia. Ainda hoje muitos seguem religiões que pregam as adivinhações. Mesmo que as adivinhações sejam verdadeiras isso não significa que sejam de Deus, benéficas.  

Um problema adicional ao caso desta moça é que ela ganhava muito dinheiro trabalhando para outras pessoas. Quando o espírito adivinhador foi expulso, os patrões da adivinhadora resolveram prender Paulo e Silas, acusando-os de pregarem costumes alheios às leis que seguiam.  

Ao dizer que seriam salvos “tu e tua casa”, Atos 16:31, os apóstolos estavam indicando que cada membro deveria crer para ser salvo e não que bastava uma pessoa crer para que os demais fossem salvos.  

Para concluir a história de Paulo e Silas na prisão, lemos que mesmo com as portas abertas eles não fugiram, converteram o carcereiro e sua família. Aqui podemos entender que maior alegria era salvar uma família que meramente fugirem daquela situação.  

Por fim, lemos no versículo 37, que Paulo recorre ao fato de ser cidadão romano (Atos 22:28), para obter seus direitos, que incluíam o julgamento público e de não poderem ser açoitados, pois era proibido açoitar os cidadãos romanos. Claramente, os direitos de Paulo e Silas já haviam sido desrespeitados.  

Leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo bíblico de Atos 16 

  1. Como é importante esses esclarecimentos sobre fatos da época relacionados aos fatos bíblicos. Nos acrescentam conhecimentos e fortalecem nossa fé. Parabéns pela pesquisa e pelo estudo.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *