fbpx

Estudo bíblico de Atos 18 

Estudo bíblico de Atos 18 

O estudo de Atos 18 é um pouco mais curto e simples que os demais, mas podemos aprender algumas curiosidades bem interessantes. Paulo de Tarso foi o evangelista mais influente do cristianismo, foi Paulo de Tarso quem começou a pregar o cristianismo para além de terras israelitas, levando as notícias da vinda do messias à Ásia e Europa. O livro de atos revela os primeiros dias de Paulo como evangelista. Para compreender um pouco o surgimento da igreja cristã e como surgiu o cristianismo, um estudo bíblico sobre o livro de Atos dos apóstolos nos traz informações preciosas sobre esses fatos. 

Atos 18 relata o final da segunda viagem de Paulo e o início da terceira viagem.  

Em Atos 18:2, lemos sobre o decreto de Cláudio, baixado no ano 49 ou 50 dc. Priscila, mencionada neste versículo, é mesma mencionada em 1 Coríntios 16:19 e Romanos 16:3.Ela também foi chamada de Pisca em 2 Timóteo 4:19. 



Uma curiosidade bíblica é que Paulo era fazedor de tendas, conforme relatado em Atos 18:3, quando Paulo encontra Aquila, e ambos se juntaram, em Corinto. Era comum na comunidade judaica os pais passarem sua profissão aos seus filhos. Em Tarso, a profissão de Paulo era bem valorizada. Seria algo como um engenheiro ou arquiteto nos dias atuais. 

Ao passar por mais perseguições, Paulo recebe uma visão muito importante para que permanecesse seu ministério. Entre os versículos 10 e 11 lemos que Paulo foi encorajado, em sonho, a ficar naquela cidade. Paulo ficou naquela cidade um ano e meio. 

Seguindo o estudo bíblico de Atos 18, lemos, a partir do versículo 12, que Paulo se apresenta a Gálio, isso ocorreu por volta de 51 DC em Acácia, sul da Grécia. Segundo historiadores, o procônsul Gálio era uma pessoa, bondosa, bem-humorada, amistosa. Uma curiosidade bíblica deste período é que os romanos não se importavam com questões religiosas alheias, isso foi bom para a expansão do evangelho. Sabemos que anos mais tarde, o inverso ocorreu, quando os romanos decidiram perseguir os cristãos. Os romanos perseguiam os cristãos porque os imperadores sentiam-se ameaçados. O judaísmo, naquela época, era uma religião aceitável (autorizada) pelos romanos. Enquanto fosse visto como uma seita do judaísmo, o cristianismo poderia ser praticado sem grandes problemas. De acordo com o relato bíblico de Atos 18:14 a 16, é bem provável que os judeus quisessem mostrar que o cristianismo não era uma ramificação do judaísmo, mas Gálio não entendeu assim, e não quis se importunar com esta questão. A decisão do procônsul foi importantíssima para a continuidade do cristianismo. Alguns historiados defendem que as palavras finais exatas de Gálio foram “resolvam entre si as suas rixas religiosas”.  

Uma passagem bíblica curiosa segue em Atos 18:17, que relata que após a decisão de Gálio não se envolver na questão, os que ali estava resolveram espancar o principal da sinagoga, Sóstenes, que liderava o grupo que se opunha aos ensinamentos de Paulo. Os gregos de Corinto não gostavam dos judeus, e a causa serviu de “desculpa” para que pudessem espancar um judeu. Não se sabe ao certo se este Sóstenes é o mesmo mencionado em 1 Coríntios 1:1, mas caso seja, este espancamento pode ter sido um fator decisivo em sua conversão. 

No versículo 18 lemos que Paulo raspou a cabeça, um costume judeu da época. Os judeus raspavam a cabeça e ofereciam os cabelos no templo. Em Números 6:5 e 6 e 18 podemos ler sobre este costume antigo dos judeus, o chamado voto de nazireu. Este costume também é mencionado em Atos 21:24. Provavelmente Paulo realizou este sacrifício para agradecer a Deus pela proteção do Eterno em sua missão. O porto de Cencréia, relatada neste versículo, ficava no mar Egeu, oriente de Corinto. Em Corinto, Paulo escreveu as duas cartas aos Tessalonicenses. 

A partir do versículo 24, podemos ler sobre Apolo. Tendo como referência o texto de 2 Coríntios 10:10 acredita-se que Apolo discursava melhor que Paulo, ou pelo menos, era mais eloquente. Por isso, mesmo sem querer, tornou-se uma espécie de rival de Paulo, como podemos ver em 1 Coríntios 1:12. Podemos ler entre os versículos 24 e 26 que Áquila e Priscila chamaram Apolo em particular para lhe explicar melhor as escrituras. Esta passagem nos mostra como é importante evitar ataques diretos e públicos aos demais cristãos. Melhor é conversar e mostrar as opiniões divergentes em particular para não envergonhar o cristianismo. A mensagem de Apolo era incompleta, pois pregava apenas o batismo de João, mas não entendia o que significava o batismo no cristianismo. 

Leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo bíblico de Atos 18 

  1. Excelentes considerações e o estudo é bem esclarecedor, o apóstolo Paulo foi um dos maiores disseminadores do cristianismo pela Europa e Ásia.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *