fbpx

Estudo de Atos 20

Estudo de Atos 20

Com este estudo de Atos 20 aprendemos um pouco mais sobre a vida do apóstolo Paulo e suas viagens. O capítulo 20 de Atos é um trecho curioso da bíblia e ideal para realizar um estudo bíblico, já que é bem direto e relata de forma corrida as viagens de Paulo. Para quem está acompanhando o estudo bíblico completo do livro de Atos dos Apóstolos, o capítulo 20 é bem simples. 

Paulo foi para Macedônia e depois para a Grécia, mas três meses depois, retornou para Macedônia. Nesta parte de sua viagem, Paulo navegou para Trôade, saindo de Filipo, e seguiu para Jerusalém. 

O início deste capítulo revela que Paulo volta a pregar na Grécia e Macedônia. Ele percorre muitas cidades neste trecho. No versículo 4, vários nomes de pessoas que o acompanharam é listado. Aristarco, que chegou a ser preso com Paulo, conforme Colossenses 4:10, já estava com ele desde a confusão a respeito de Diana, no capítulo 19 de Atos, assim como Gaio. Timóteo também estava lá. Como vimos no estudo bíblico de Atos 16, versículo 1, Timóteo era filho de judia. Tíquico também é citado em Efésios 6:21. Paulo enviou Títuico de volta a Éfeso para ensinar e discipular os cristãos da igreja primitiva. Uma curiosidade bíblica é que Trófimo, citado em Atos 20:4 foi deixando por Paulo por estar doente em uma de suas missões, como se lê em 2 Timóteo 4:20. Todas essas pessoas mencionadas em Atos 4 foram pessoas a quem Paulo escolheu para entregar as ofertas das igrejas gentias a Jerusalém, como é possível perceber, ao ler de 1 Colossenses 16:3 e 4. 

Ao compararmos os primeiros quatro versículos de Atos 20 com os textos de 2 Coríntios 2:2 a 13 e 2 Coríntios 7:5 a 7, que narram a mesma história, vemos que o livro de Atos poderia ser bem mais longo se o autor descrevesse trechos como este, com tantos detalhes. A conspiração mencionada no versículo três poderia ser um plano para jogar Paulo ao mar, por isso, o apóstolo Paulo resolveu voltar à Macedônia por terra. 

Uma das melhores curiosidades bíblicas está em Atos 20:7, que relata que os primeiros cristãos passaram a se reunir no primeiro dia da semana, o que sugere a troca do dia dedicado ao Senhor de sábado para domingo. Ainda hoje é difícil entender porque a tradição de ir à igreja ao sábado passou a ser no domingo, podemos ter neste trecho um indício de por que a maior parte dos cristãos se reúnem, tradicionalmente, aos domingos até hoje. Este costume teve início para celebrar o dia da ressurreição de Cristo. Já naquela época, as reuniões ocorriam domingo à noite, pois a maioria trabalhava durante o dia. 

Entre os versículos 7 a 11, lemos a história de um jovem que ouvia a pregação de Paulo por muitas horas, e que acabou caindo no sono e caiu do terceiro andar, sendo considerado morto, mas Paulo, ao ver o rapaz afirmou que vivia. Ao perceberem que o rapaz, chamado Êutico, de fato vivia, ficaram muito alegres. O termo ‘partir do pão”, no versículo 11, indica a prática da Ceia do Senhor.  

Duas cidades importantes são mencionadas em Atos 20. Assôs, no versículo 14, era um importante porto da época. Hoje são só ruínas. Mileto ficava a cerca de 50 km de Éfeso, ao sul. 

A decisão de Paulo não passar por Éfeso, Atos 20:16, foi para não demorar, pois se Paulo passasse por Éfeso, certamente seus colegas o segurariam por lá. Então, o apóstolo tomou um barco direto para seu destino. 

Os presbíteros, descritos no versículo 17, eram conhecidos por todos, já que a própria igreja os selecionou a quem enviar, quando Paulo solicitou que enviasse os presbíteros.  

O Espírito Santo guiava Paulo para retornar a Jerusalém, onde seria capturado, como lemos em Atos 20:22 e 23. Outros cristãos também queriam evitar a ida de Paulo a Jerusalém, Atos 21:4.  

As palavras de Atos 20:24 são bem semelhantes ao de 2 Timóteo 4:7.  Os acontecimentos relatados entre os versículos 28 a 30 podem ser observados em 1 Timóteo 1:3 a 7. O termo “com seu próprio sangue”, versículo 28, também pode ser traduzido por “com o sangue de seu próprio filho”. 

Paulo ficou em Éfeso por três anos. Esta curiosidade bíblica está em Atos 20: 31.  A frase de Jesus, mencionada em Atos 20:35, não está mencionada em nenhum evangelho. 

Leia também:

 
Compartilhe

5 comentários sobre “Estudo de Atos 20

  1. Atos 20:28 me deixou uma grande curiosidade, pois tem muitas traduções controvérsia. Umas colocam: por sangue de seu filho.
    Outras: pelo seu próprio sangue.
    Pergunta: em qual documento mais importante(antigo, cópia) de manuscrito, existe uma afirmação concreta e confiável.
    Vi em teu resumo do estudo de atos cap 20:28 diz que pode ser traduzido tbm por sangue de seu filho??? 🤔🤔Shalom Aleichem!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *