fbpx

Estudo de Atos 21

Estudo de Atos 21

Em Atos 21 lemos Paulo declarando que estava pronto. Na fome ou na abundância, com saúde ou na doença, ele estava pronto. Seu empenho em propagar o evangelho pode ser observado neste capítulo. Neste estudo bíblico vamos ver algumas curiosidades sobre os momentos finais da vida de Paulo. Ele estava prestes a ir a Jerusalém, onde sua morte era quase certa. Apesar de não quererem que Paulo fosse para lá, os cristãos foram convencidos pelo apóstolo de que a ida a Jerusalém era necessária. 

O estudo bíblico de Atos dos apóstolos revela algumas curiosidades bíblicas importantes para entendermos como surgiu o cristianismo e como viva a igreja primitiva. 

De acordo com estudiosos, o primeiro versículo de Atos 21 nos revela uma curiosidade bíblica. Lucas gostava de realizar relatos marítimos. O capítulo 27 também é uma prova disso. 

Em Atos 21, versículo 7, podemos ler que Paulo, depois de sair de Tiro, se dirigiu à cidade de Ptolemaida, renomeada pelo faraó egípcio Ptolomeu. Antes, a cidade se chamava Aco, atualmente conhecida por Acre. 

A passagem de Paulo por Cesareia, relatada em Atos 21, entre os versículos 7 e 16, é bem curiosa, alguns fatos interessantes podem ser observados neste trecho. 

O versículo 8 menciona Filipe, o evangelista, o mesmo de Atos 6:5, 8:5, 8:40. Reparem que o livro de Efésios 4:11 lista os dons de Deus, mencionando o evangelismo como um deles. Aparentemente, Filipe, o evangelista, permaneceu em Cesareia. 

Entre os versículos 10 e 11 lemos que Paulo permaneceu ali alguns dias, apesar da pressa. Isso pode ter ocorrido por interferência do profeta Ágabo, que seguiu uma tradição do Antigo Testamento, mencionando uma ação drástica reforçando sua profecia verbal. A profecia também predizia alguns acontecimentos. Um exemplo dessa tradição foi a profecia de Jeremias relatada nos capítulos 27 (versículos 1 a nove) e 28 (versículos 10 e 11) do livro de Jeremias. Alguns estudos bíblicos relacionam este profeta com o que anunciou a fome em Jerusalém, Atos 11:28. 

A conformação dos discípulos no versículo 14, talvez tenha sido um reconhecimento do grupo de que a ida de Paulo a Jerusalém fosse mesmo necessária. 

Uma curiosidade bíblica em Atos 21:15 é que o termo “tendo feito os preparativos” tem um significado, no texto original, semelhante a “arrumar as malas” e “alugar cavalos”. 

Ao chegar a Jerusalém, história narrada em Atos 21 a partir do versículo 17, percebemos a preocupação dos cristãos locais com a segurança de Paulo, pois os judeus de Jerusalém estavam ‘revoltados’ com os ensinamentos dele. Apesar da alegria pela conversão de gentios, a preocupação com Paulo aumenta, os versículos 20 a 22 mostram bem isso. Os cristãos de Jerusalém ouviam que Paulo ensinava que não era necessário guardar as leis mosaicas aos judeus que habitavam fora da Palestina. Muitos judeus passaram a entender que se os gentios não precisavam guardar as leis, os judeus também não precisavam. 

O versículo 20 faz reaparecer as diferenças relatadas em Atos 15:1. Para evitar rixas, Paulo senta com quatro homens que haviam aceitado o voto. Uma curiosidade deste trecho é que Paulo faz isso para mostrar que guardava a lei, como um bom judeu, apesar de seu testemunho e ensinamentos aos gentios. Paulo havia ensinado que não era necessário fazer a circuncisão para ser salvo, mas nunca havia dito aos judeus para que parecem com esta tradição. Raspar a cabeça fazia parte do voto do nazireu (quem decidia servir ao Senhor), como descrito em Números 6:2 a 8. Ainda no versículo 24 lemos que pediram a Paulo para que ele arcasse com toda a despesa do voto de nazireu dele e de mais quatro pessoas. Fazendo isso, mostraria ser um judeu e cristão de bom senso. 

Em Atos 21:28 lemos que Paulo é acusado de levar um grego gentio ao átrio do templo. Isso porque Paulo estava sendo acusado de levar o grego Trófimo aos pátios internos do templo, o que era proibido, e poderia, inclusive, servir de acusação de morte contra Paulo; pois o interior do pátio era aberto apenas aos judeus. 

O versículo 30 mostra que a cidade de Jerusalém estava lotada porque Paulo havia sido acusado de profanar o templo. Uma curiosidade bíblica, sobre as tradições da época, importante revelar neste estudo bíblico é que os gentios podiam entrar no átrio exterior do templo, chamado de Átrio dos Gentios. No entanto, os gentios não podiam entrar nos Átrios das Mulheres e nem no Tribunal de Israel. Haviam, inclusive, sinalizações avisando que gentios que entravam nestes locais poderiam morrer. 

Uma importante curiosidade bíblica de Atos 21 está no versículo 38. Quando perguntam se Paulo não é “o egípcio”, fazem referência a um falso profeta da época que tentou rebelar o povo. O historiador judeu Josefo menciona este falso profeta em seus livros. 

Assim terminamos este breve estudo sobre Atos 21. No próximo estudo veremos como Paulo se defendeu das acusações de profanar o templo. 

Para aprofundar seu estudo do livro de Atos, leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo de Atos 21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *