fbpx

Estudo de Atos 23 

Estudo de Atos 23 

Atos 23 é uma excelente referência bíblica para conhecer alguns detalhes da vida de Paulo. O capítulo começa com Paulo defendendo o cristianismo perante o sinédrio, depois relata a tentativa dos judeus de conspirar contra Paulo e termina relatando que Paulo fora retido no quartel, pretório, de Herodes. 

Logo no começo de Atos 23 vemos que Paulo falava e Ananias, o sumo sacerdote, tentou que os presentes recusassem ouvir Paulo, mas no versículo 3 lemos a defesa de Paulo contra aquela tentativa. Segundo as leis judaicas, o julgamento deveria ser imparcial, mas a atitude de Ananias contrariava esta regra. Esta referência bíblica pode ser observada em Deuteronômio 25 versículos um e dois. O termo parede branqueada era utilizado comumente na época como referência a hipócrita. 

 

Em Atos 23:5 podemos analisar uma curiosidade bíblica sobre Paulo. Os acusadores de Paulo acreditavam que a visão de Paulo era, na verdade, resultado de sua visão prejudicada, mas Paulo dá uma resposta irônica, pois ele cita Êxodo 22:28 para mostrar o que pensava daquele sacerdote. 

Dentre os versículos seis e dez de Atos 23, lemos que Paulo realiza um discurso que poderia agradar tanto fariseus quanto saduceus, grupos religiosos que compunham aquele julgamento. Ao declarar ser fariseu e comentar sobre ressurreição, ele divide o grupo. Agora os próprios acusadores estavam divididos entre si. 

Atos 23, versículo nove, mostra como os fariseus já temiam Paulo, pois cogitavam ser Paulo algum enviado pelos anjos. Ainda estava fresca na memória daqueles homens a advertência de Gamaliel em Atos 5:39. 

Uma curiosidade bíblica sobre Paulo é que Cristo lhe apareceu quatro vezes. Em sua conversão, Atos 9:5; em Corinto, Atos 18:9 e 10; em sua primeira ida a Jerusalém, Atos 22:17 e 18, e em sua última visita à Jerusalém, Atos 23:11.  

A partir do versículo 12 lemos sobre a artimanha dos judeus para tentarem pegar Paulo. 

No versículo 16 lemos uma importante interferência do sobrinho de Paulo, filho da irmã de Paulo. Possivelmente o fato de aquele rapaz ter ouvido a conversa dos judeus e ter ido contar a Paulo salvou a vida do apóstolo. Este é o único versículo bíblico que menciona parentes próximos de Paulo.  

No versículo 22 lemos que o comandante entendeu bem a mensagem e levou a sério o que estava sendo dito, agindo rapidamente. 

Por volta das nove da manhã, hora terceira da noite, Paulo deixou Jerusalém escoltado por 470 soldados romanos. Cláudio realizou esta força-tarefa por entender que Paulo era um cidadão romano e não poderia sofrer baixa, pois sua reputação estaria abalada.  

O governador Félix foi procurador daquela região, Judéia, de 52 dC a 58 dC. A capital administrativa era Cesaréia. 

Uma curiosidade bíblica interessante é mencionada em Atos 23:31. A cidade mencionada, Antipátride, era uma pequena fortaleza entre Cesaréia e Jerusalém. Foi construída por Herodes para proteger um manancial. 

Um fato histórico mencionado no versículo 34 é a pergunta do governador sobre a província de origem de Paulo. Este costume era lei romana, que garantia ao acusado a possibilidade de ser julgado em sua província de origem, ou de onde cometera o crime do qual era acusado. A cidade de Tarso, de onde Paulo era, também era governada por Félix, responsável pelas regiões da Síria e Cilícia (onde ficava Tarso), por isso, Félix deveria comandar o julgamento qualquer que fosse a escolha de Paulo. Segundo historiadores, este trecho é uma prova de que Lucas acompanhava Paulo durante o processo. 

petrório de Herodes, mencionado no livro de Atos 23:35 era na casa do governador, local de julgamentos. Ali Paulo estaria seguro. Para entender o que é petrório, leia Marcos 15:16. 

E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a coorte. Marcos 15:16 

Para aprofundar seu estudo bíblico do livro de Atos, leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo de Atos 23 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *