fbpx

Amizade na Bíblia

Amizade na Bíblia

Neste texto vamos ver algumas passagens que falam sobre amizade na Bíblia. Vamos ver como é importante a comunhão com os irmãos da igreja e por que é importante a participação na vida da igreja e a frequência em nossa congregação. Selecionamos alguns versículos que falam sobre comunhão e amizade. Se você quer preparar uma pregação, ou um estudo sobre amizade e sobre comunhão cristã, essas passagens vão te ajudar a seguir uma linha de pensamento. A comunhão também é um fator decisivo na conversão de uma pessoa, pois passamos a ter novos amigos, nova rotina e a comunhão com pessoas que seguem a mesma fé é indispensável. 

Quando nos convertemos, já adultos, ou adolescentes, passamos por um processo muito complexo em nossas vidas. Estamos abraçando uma nova fé, aprendendo novos conceitos, novas ideias e, ao mesmo tempo, mantemos nossos laços de amizades com pessoas que seguem outras religiões (e de religião nenhuma) e com nossos parentes, claro. Quando começamos a aprender mais sobre o cristianismo, queremos viver com mais intensidade o que estamos aprendendo. Surge então o dilema das amizades. Queremos nos afastar um pouco de pessoas que não agregam nada positivo em nós e queremos nos aproximar das pessoas que seguem nossa fé. 

O problema é que, quando começamos a frequentar uma igreja, demoramos muito para fazer novas amizades. Isso porque vamos ao culto uma vez por semana (às vezes duas ou três, no máximo), e quando estamos na igreja, não estamos ali pra conversar. Prestamos atenção no culto, até cumprimentamos alguém, mas não criamos laços de amizade tão rapidamente. Achamos importante mostrar alguns trechos sobre amizade na bíblia para estimular as pessoas e compreender que este momento de fazer novos amigos é cauteloso, mas importante para o crescimento espiritual. 

Provavelmente o trecho sobre comunhão mais conhecido da bíblia seja o Salmo 133. 

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.  
Salmos 133:1-3 

Se você quiser elaborar um estudo sobre amizade na bíblia, recomendamos que leia também Atos 2:42 a 47. 

A comunhão com os irmãos nos faz viver mais próximos de nossa fé. Convivemos e conversamos com pessoas que acreditam na mesma coisa que nós, assim, podemos tirar nossas dúvidas e aprender com quem já está a mais tempo no evangelho. 

Podemos achar diversos versículos sobre amizade na bíblia. Alguns nos revelam o esforço do próprio Cristo para manter comunhão conosco. 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:13 

Também podemos ler que a verdadeira amizade nos alenta em dias de adversidade. 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17 

Pensando nisso, devemos nos esforçar em manter comunhão com nossos irmãos, pois são essas amizades que vão fortalecer nossa fé. 

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.  Provérbios 27:17 

Comunhão com Deus 

Jesus nos deu um grande exemplo de comunhão. Aliás, nosso primeiro passo de comunhão deve ser justamente com Jesus. 

Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9 

Em 1 João 1:3  a 6 lemos também que devemos manter comunhão com o Pai e com seu filho Jesus Cristo. “Se dissermos que temos comunhão com Ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Repare na seriedade deste trecho. Basicamente, o que podemos compreender deste trecho é que quando andamos com alguém, de perto, passamos a ter as mesmas posturas, a mesma forma de pensar, os mesmos objetivos. Se queremos mesmo ter comunhão com Cristo, precisamos seguir seus ensinamentos e nos esforçarmos para sermos mais parecidos com ele. 

Como vimos em Salmos 133:1 o Senhor também se alegra em ver seus filhos em comunhão. Podemos considerar que, como um Pai, o próprio Senhor se sente satisfeito em ver seus filhos em comunhão. Devemos lembrar que viveremos na eternidade juntos, por isso, saber viver em comunhão é importante. Antes de nos preocuparmos em manter comunhão com as pessoas, devemos nos preocupar em manter nossa comunhão com Deus, pois assim também saberemos com quem manter comunhão. 

Em João, também lemos que Jesus se esforçou para se tornar nosso amigo. 

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. João 15:15 

Comunhão com os irmãos 

Agora vamos falar um pouco sobre amizade na bíblia voltada entre os irmãos. Ao lermos a primeira carta aos Coríntios, podemos achar alguns apelos do apóstolo Paulo para que os cristãos mantivessem comunhão entre si. 

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. 1 Coríntios 1:10 

Quando mantemos comunhão com nossos irmãos, estamos fortalecendo as raízes de nossa fé. 

O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos. Provérbios 15:30 

A história da própria igreja cristã está fundada na comunhão entre os convertidos. Um bom trecho sobre amizade na bíblia está em Atos.  

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:42-47 

Este é um trecho muito estudado por teólogos para compreender o início da fé cristã. A comunhão foi fundamental para a sobrevivência e o fortalecimento do cristianismo. 

O livro de 1 João (não confundir com evangelho de João) é um ótimo trecho para aprofundarmos nosso entendimento sobre comunhão.  

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7 

O princípio básico de amizade na bíblia é o amor. Assim começamos e mantemos nossas verdadeiras amizades. Na igreja podemos demonstrar nosso amor nos cultos, nas orações, nos eventos e servindo. Fazer parte da igreja é importante para o crescimento espiritual e fortalecimento da fé. Amar é a principal maneira de demonstrar que conhecemos a Deus de verdade. 

Temos outros textos que podem te ajudar a aprofundar seu conceito de amizade na bíblia: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *