fbpx

Estudo bíblico de Atos 19

Estudo bíblico de Atos 19

Neste estudo bíblico de Atos 19 poderemos tirar dúvidas sobre o início do cristianismo e conhecer algumas curiosidades bíblicas. Atos 19 é um bom trecho para encontrarmos algumas curiosidades bíblicas e aprofundarmos nosso conhecimento sobre como surgiu o cristianismo, pois contém histórias bíblicas interessantes. O estudo de Atos 19 é uma boa forma de conhecer um pouco melhor algumas características culturais das religiões da época, pois menciona pergaminhos mágicos e deuses gregos. 

Vamos começar este estudo bíblico de Atos 19 uma curiosidade bíblica. Logo que Paulo chega a Éfeso pergunta aos crentes dali se já haviam recebido o Espírito Santo, e os fiéis respondem que sequer haviam ouvido falar do Espírito Santo. Quando Paulo usa a expressão “quando crestes”, provavelmente refere-se a Atos 18:25, quando ouviram sobre o batismo do arrependimento pregado por João e ensinado por Apolo, antes de terem se encontrado com Áquila e Priscila. Segundo alguns estudiosos, esta passagem nos revela que o Espírito Santo nos é enviado assim que cremos. Sobre o envio e batismo no Espírito Santo, recomenda-se a leitura de Mateus 3:11 e João 7:39. 

Logo que Paulo orou e foram aqueles homens batizados. Os sinais acompanhavam os primeiros cristãos na igreja primitiva, em Jerusalém e Cesaréia. Embora aquelas pessoas já tivessem passado pelo batismo de João Batista, era necessário que fossem batizados em nome de Cristo, como sinal de testemunho de sua nova fé. 

No começo do cristianismo, quatro grupos se formaram. Os judeus que foram batizados no Pentecostes (Atos 2:1), os samaritanos batizados em Atos 8:14, os gentios que se reuniam na casa de Cornélio receberam o Espírito Santo em Atos 10: 44 e Atos 11:15, e agora os seguidores de João, que viviam em Éfeso. O Espírito Santo sobreveio sobre todos eles. 

Continuando o estudo bíblico de Atos 19, podemos ler a partir do versículo 8 que Paulo vai à escola de Tirano, onde espíritos malignos tentaram intimidar os primeiros cristãos, versículo 15, mas com autoridade o poder do Eterno foi mostrado que mesmo os mágicos não pensaram duas vezes antes de queimarem seus livros que valiam uma fortuna, versículo 19. Mais uma vez, ao chegar em uma cidade, Paulo se dirigiu a uma sinagoga, Atos 19:5. 

A escola de Tirano, mencionada no versículo nove, é uma referência a uma propriedade de Tirano, que seria utilizada como local de debates, ensinamentos e apresentação de teorias filosóficas. Durante o período que ali pregou, dois anos, pessoas de toda a Ásia menor compareceram aos discursos de Paulo e, embora nem todos tenham crido, o feito foi grandioso. Alguns estudiosos ressaltam que o testemunho diário de pessoas comuns convertidas serviu de confirmação do que Paulo pregava. A pregação de Paulo foi tão contundente que diversas igrejas foram fundadas nestes dois, três anos que ali pregou. Segundo historiadores, teriam sido formadas, nesta época, as igrejas de Colossos, Hierápolis, Laodicéia e, talvez, algumas das igrejas mencionadas em Apocalipse 2 e 3. 

Apesar da grande ação sobrenatural do Criador neste trecho, podemos ver que em outras situações, o mesmo não ocorre, como em 2 Coríntios 12:8, 1 Timóteo 5:23 e 2 Timóteo 4:20. 

As artes mágicas, descritas em Atos 19:19 eram, provavelmente, rolos de pergaminhos com receitas de magias descritas. Segundo alguns historiadores, o valor mencionado neste mesmo versículo seria o equivalente ao salário de um trabalhador por quase 140 anos de trabalho. 

Os nichos de Diana, Atos 19:24, eram pequenos altares com imagens da deusa Diana, nome latim da deusa Artemis. Até hoje, nenhum destes santuários de prata foi recuperado por arqueólogos, no entanto, alguns nichos de terracota já foram encontrados. De acordo com a descrição do versículo o negócio deveria ser muito lucrativo, mas o cristianismo estava ameaçando os negócios destes comerciantes e fabricantes de ídolos, Atos 19:27, por isso este grupo se levantou contra os cristãos, apelando para o orgulho dos efésios. Diana, deusa romana mencionada no livro de Atos dos apóstolos 19:27, tinha o nome grego de Artemis e era considerada a deusa-mãe da Ásia. Seu templo, em Éfeso, era uma das sete maravilhas do mundo antigo. A escultura tinha 127 colunas de vinte metros de altura; suas dimensões eram 140 metros de comprimento por sessenta de largura. O teatro mencionado no versículo 29 tinha capacidade para até 25 mil pessoas. 

O versículo 31 menciona os asiarcas, grupo de cidadãos importantes da Roma antiga. Eram amigos de Paulo. 

Seguindo o estudo bíblico de Atos 19, lemos a partir do versículo 23 sobre tumulto criado por Demétrio. Lemos, no versículo 35, que o escrivão não aprovava a assembleia não autorizada. Uma curiosidade bíblica é que o escrivão era responsável por manter a ordem, por isso ele apelou ao afirmar que a grandeza de Diana era tamanha que não precisava ser questionada e que as palavras dos cristãos não arranhavam a fama da deusa dos éfesios, que, conforme a lenda da época bíblica, uma imagem caíra de Júpiter. A conversão dos pagãos poderia ameaçar a religião dos seguidores de Diana. 

O povo de Éfeso tinha o direito de reunir-se frequentemente para a realização de assembleias legislativas, mas a mencionada nos versículos 32, 39 e 41 era ilegal. 

A leitura e o estudo bíblico sobre Atos dos apóstolos trazem todas essas histórias interessantes e curiosidades bíblicas que revelam como surgiu a igreja cristã, por isso, merece uma leitura cautelosa e atenta. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico de Atos 19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *