fbpx

Estudo sobre igreja cristã

Estudo sobre igreja cristã

Neste breve estudo sobre igreja vamos entender um pouco melhor a visão cristã deste assunto. Vamos levantar três características básicas do conceito de igreja, conforme o Novo Testamento. Também vamos ver alguns versículos que fazem referência à igreja. O entendimento sobre o que é a igreja, de acordo com o conceito cristão é importante para entendermos também por que é importante a participação dos membros nos cultos e como a igreja é uma importante ferramenta para o cristão crescer em conhecimento e também para praticar sua fé, seu amor e desenvolver sua forma de servir o próximo.  

Em termos de fundamento, devemos entender que a igreja também é chamada de o Corpo de Cristo, estabelecida e criada por Jesus através da reunião dos santos (seus seguidores). Nesta visão de corpo, Jesus é o cabeça, o salvador da igreja. Por isso, não podemos entender a igreja como uma denominação, uma única e exclusiva igreja. Basicamente, podemos dizer que a igreja é o ajuntamento do povo que reconhece Jesus como salvador e Senhor. Em termos atuais, existem diversas igrejas, diversas linhas, mas enxergando todas como um membro do corpo de Cristo, podemos enxergar todas elas fazendo parte de um único povo eleito, a igreja. 

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles. Mateus 18:20 

Com esta passagem, Jesus deixou claro que sua presença não envolve rituais ou outras circunstâncias complexas. No Antigo Testamento, a presença do Senhor se manifestava, quase que exclusivamente, através do Tabernáculo, quando o sumo sacerdote buscava sua presença. Na Nova Aliança, o Senhor está conosco de uma forma mais simples e continua. 

A igreja física 

Apesar deste novo conceito, Jesus não renegou a importância da igreja física.  

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. Mateus 18:15-20 

O convívio dos cristãos em um lugar físico, para a comunhão, é importante para o fortalecimento da fé e estreitamento das relações. No trecho acima, levemos a orientação para os problemas entre os irmãos de fé fossem resolvidos internamente, entre os próprios irmãos. Jesus está passando uma orientação para que haja um relacionamento forte e verdadeiro entre seus seguidores. 

Para entender melhor este estudo sobre igreja vamos apontar três curiosidades sobre o assunto. 

  • Comunhão 

No livro de Atos lemos diversas características da igreja, que ressaltam a comunhão, a vivência entre os que seguem a mesma fé. 

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Atos 12:5 

No trecho acima, lemos que a igreja orava enquanto Pedro estava preso. A missão da igreja é dar suporte, através de oração de intercessão pelos irmãos. Algo semelhante lemos em Atos 4:23 a 31, quando a igreja louvava e orava pela libertação de Pedro e João. 

Em atos 2:47 lemos sobre o crescimento da igreja. 

Podemos destacar a importância da comunhão em nosso estudo sobre igreja ao lermos os trechos de Atos 13:1 a 3 e Atos 11:22 a 26. Aqui lemos sobre a separação de Paulo e Barnabé, ao serem enviados pela Igreja de Antioquia para a primeira viagem missionária. A graça de Deus se fazia presente em Antioquia. 

  • Igreja na Antiga Aliança 

Uma curiosidade que queremos trazer neste estudo sobre igreja é que no Antigo Testamento a palavra igreja não existia com este nome, mas seu funcionamento era notável. Em 2 Crônicas 6:18 a 21 lemos que Salomão pede que as orações feitas no templo sejam ouvidas pelo Senhor. Pouco mais adiante, em 2 Crônicas 7:1 a 5 lemos sobre a consagração do templo. Nos versículos 14 a 16, lemos que o Eterno atende ao pedido e responde que ouvirá as orações. O Salmo 84 também fala sobre como é bom estar na casa de Deus. 

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa. Salmos 84:1-4 

No trecho acima fica claro que o salmista via no templo um lugar onde tinha comunhão com o Criador, assim como temos prazer na igreja moderna. Como dito antes neste estudo sobre igreja, a igreja física é importante para adorarmos a Deus, ouvir seus ensinamentos e conviver com aqueles que compartilham da mesma fé. 

  • Significado de igreja 

Vamos terminar este breve estudo sobre igreja falando do termo igreja em si. O Novo Testamento foi escrito todo em grego e quando suas escritas nos trazem essa referência, o termo EKKLESIA é utilizado. EK para fora e KLESIA chamado. A fusão destes dois termos significa os chamados para fora. Uma alusão a sermos chamados para fora deste mundo. É um termo para se referir aos que estavam seguindo uma nova fé, “de fora deste mundo”. 

Jesus aperfeiçoou todo conceito da fé judaica daquela época; e o conceito de igreja é isso, é um aperfeiçoamento da comunhão que havia apenas no templo, enquanto lugar físico. 

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 1 Coríntios 6:19,20 

No trecho acima vemos que o conceito de igreja é ampliado para nosso corpo, nos dando uma grande responsabilidade sobre nós mesmos enquanto cristãos. Este propósito é o de zelar pelo bem maior que Deus nos deu, nossa vida, nosso corpo. 

Vamos concluir este estudo sobre igreja lembrando que o fundamento da igreja é Cristo, pois ele disse em Mateus 16:18 que sobre essa rocha colocaria sua igreja. Ao ler o início do capítulo, veja que Jesus está falando sobre si, “quem falam ‘eu sou”. Em seguida, explica que sobre esta rocha, quem ele é, a rocha da igreja será edificada. 

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la. Mateus 16:18 

Mais adiante, complementando o versículo acima, lemos que o único fundamento da fé é Cristo. 

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:11 

Esperamos que este breve estudo sobre igreja tenha ajudado você a compreender a igreja física é importante para a comunhão, aprendizado e louvor, mas a igreja quanto nós, também é fundamental para o desenvolvimento da fé e crescimento no corpo de Cristo.

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *