fbpx

Seja como Davi, um homem segundo o coração de Deus

Seja como Davi, um homem segundo o coração de Deus

Aprendemos que Davi era um homem segundo o coração de Deus, então, podemos tomar o rei Davi como exemplo para que sejamos também uma pessoa que anda de acordo com a vontade de Deus. Neste texto vamos refletir um pouco sobre a vida de Davi e selecionar alguns exemplos de sua vida para que possamos praticar em nossa rotina. Uma mensagem simples, mas que pode nos dar uma nova perspectiva do ponto de vista de um dos personagens mais conhecidos da Bíblia. Ao enfrentar as dificuldades da vida, podemos olhar para Davi para nos inspirar a prosseguir lutando, determinado a vencer os obstáculos sem abrir mão de nossa fé. 

Certamente, quando falamos de Davi, logo pensamos em sua luta contra o filisteu Golias. Essa é uma das imagens icônicas da Bíblia. Mesmo quem não é cristão conhece essa história, pelo menos por alto. Muitos de nós nos inspiramos na história de Davi para vencer gigantes, mas poucos param e analisam o passado de Davi. Ele não apareceu no meio do acampamento, do nada, motivado pelo sentimento de autovalorização para mostrar aos outros que ele era “melhor do que os outros” só porque cria em Deus. Muitas vezes, o cristão é teimoso e vingativo, entrando em batalhas por conta própria para mostras que é “melhor” ou que tem uma fé maior que os outros. Não caia neste erro. Perceba que Davi foi rotulado de um homem segundo o coração de Deus por sua longa jornada. 

Davi tinha uma história com Deus 

Hoje, quando falamos de Davi parece que sua vida foi um “mar de rosas”, de conquistas e vitórias tranquilas. Não enxergamos para seus anos e apuro. Não aceitamos passar por perseguições, desconforto ou solidão, como Davi passou, mas queremos obter as mesmas glórias. Olhamos apenas para a vitória sobre Golias, ou para seu reinado e pensamos que ele conquistou tudo isso de uma hora para outra, sem batalhas, choro ou momentos de incertezas. Da mesma forma, você não pode desejar um momento isolado, uma vitória é construída com bases sólidas. Construímos uma vida com Deus através de um relacionamento duradouro, por isso, nosso relacionamento com Cristo é comparado ao casamento. 

Apesar de não estar explícito na Bíblia, como pastor, o mais provável é que o primeiro animal morto por Davi tenha sido uma ovelha. Ele, o próprio Davi, menciona leão e urso. Tudo isso antes do gigante. Também imagino, desde criança, Davi “sofrendo” nas brincadeiras com seus irmãos, maiores e mais fortes. Deus começa com pequenas coisas, Ele se importa em cuidar de nosso coração para não nos corrompermos. Não despreze as pequenas conquistas em sua vida. Não se compare aos outros. 

Não devemos cair no erro de olhar apenas para o momento, a vitória sobre Golias, ou os tempos de rei. Quando desejamos os momentos de glória, nosso coração se entristece, pois ninguém vive apenas momentos de vitória. Mesmo Davi, sabemos, passou por derrotas. Além disso, para ser considerado um homem segundo o coração de Deus, Davi enfrentou a desconfiança e, possivelmente, a discriminação. Ele era o oitavo filho em uma sociedade que privilegiava o primogênito.  

Alguns estudiosos consideram Davi o sétimo filho, pois há uma divergência entre 1 Samuel 16 e 1 Crônicas 2. O mais provável é que entre o tempo de uma escrita e outra, um dos filhos de Jessé tenha morrido, mas, de qualquer forma, Davi era o caçula.  

Não se preocupe com as condições sobre sua vida. Além de ser o mais novo, não era guerreiro, era pastor. Até mesmo o profeta Samuel esperava ungir um forte homem. 

Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: Este homem que está aqui na presença de Deus, o Senhor, certamente é aquele que o Senhor escolheu. 1 Samuel 16:6 

Se você precisa encarar um grande desafio, saiba que você pode ser capacitado por Deus para enfrentar a luta, mas precisa se posicionar, por isso, Davi ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus, pois ele tinha convicção de sua fé. 

Temos que mudar de caminho 

Ao ler Samuel 16, percebemos que o caminho de Deus é diferente do nosso. Ninguém, nem seus pais, esperava que Davi seria rei. Isso nos ensina que muitas vezes, em nossa jornada, nós precisamos mudar nosso ponto de vista, nossa forma de enxergar o mundo, os problemas e os desafios. Samuel, Jessé e outros esperavam ungir um grande guerreiro, mas viram um humilde pastor ser ungido. Precisamos andar nos caminhos de Deus e, certamente, não é Ele que tem que mudar de caminho, somos nós. Precisamos rever nossos conceitos, nossas atitudes, nossas convicções. 

Quando você enfrentar uma dúvida, um momento de incerteza ou um momento de dor, por exemplo, retire um tempo para pensar, orar, pedir um direcionamento a Deus para que você possa compreender seu caminho, para que você tome a decisão correta, e que você possa agir conforme o que Ele deseja e não como nossos olhos enxergam. Para ser um homem segundo o coração de Deus, esteja disposto a mudar seu ponto de vista, seu caminho. 

Unção não mudou sua vida 

Por fim, outro detalhe, que podemos perceber na vida de Davi, foi que a unção não mudou sua personalidade. Ele continuou pastoreando as ovelhas, tocando sua harpa e assim foi chamado para acalmar o tormento do rei Saul. Mesmo quando perseguido por Saul, Davi o honrou e não se vingou, isso mostra bem porque Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele não deixou que sua unção lhe servisse de desculpa para se vingar, ou para fazer as coisas como bem lhe parecia. Não deixe que a unção de Deus, ou o fato de ser cristão, lhe seja uma desculpa para se vingar ou para humilhar os outros, ou pessoas de outra fé. 

Seja um homem conforme o coração de Deus buscando intimidade com o Senhor, mantendo o coração puro e humilde, independente da unção que tenha recebido. Construa uma história de intimidade com Deus para que você sirva de exemplo àqueles que estão perto de você, para que as pessoas também possam te identificar como um homem segundo o coração de Deus. 

Em nosso site, temos centenas de textos para edificar sua fé.  

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *