fbpx

Pregação para homens – reconstruindo seus relacionamentos

Pregação para homens – reconstruindo seus relacionamentos

Neste esboço de pregação para homens vamos falar sobre os relacionamentos que construímos em nossa vida e como devemos mantê-los saudáveis. Vamos falar de relacionamento interpessoal, intrapessoal e com Deus. Normalmente, quando se fala de relacionamentos e emoções pensamos logo nas mulheres, mas a verdade é que os homens precisam saber muito bem como lidar com essas influências em sua vida para que se torne um homem com o caráter de Deus. Precisamos nos conhecer para manter um bom relacionamento com as pessoas; e para isso, nossa comunhão com o Pai é fundamental, para que o Espírito Santo nos guie a com sabedoria em nossas decisões e nossas atitudes. 

Se você vai levar este esboço de pregação para homens para sua igreja, você deve se basear no Salmo 1. Neste texto, vamos ver como este trecho bíblico nos traz importantes lições para que sejamos homens conforme o coração de Deus. Recomendamos que você faça uma análise de versículo por versículo e perceba como este salmo nos traz grandes recomendações para a vida do homem. 

Hoje, mais que em tempos passados, o homem precisa saber se relacionar. Na verdade, o homem assume diversos papéis durante o dia, precisa saber ser pai, marido, funcionário, chefe, motorista, amigo, atuar em seu ministério etc. Como podemos ver, o homem está cercado de pessoas que lhe exigem diferentes tipos de comportamento, mas não é só isso. O homem também precisa exercer seu papel de cristão e de manter seu relacionamento com Deus. Como lidar com tudo isso? 

Um bom guia para o comportamento do homem está no Salmo 1. Vamos dar uma lida nele, por completo e depois analisar como esta passagem bíblica nos orienta sobre nossos relacionamentos. 

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva. No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus. Pois o Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte. Salmo 1:1 a 6 

Se você está montando uma pregação para homens para sua igreja, você pode ler este salmo inteiro como introdução de sua palavra. Usamos a versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). 

Relacionamento Intrapessoal 

O livro dos salmos começa com uma grande referência de relacionamento intrapessoal. Neste conceito, precisamos estar nos autocorrigindo, nos “policiando” para que nossas atitudes correspondam a quem queremos ser de fato. O salmista começa falando disso, de quem não se deixa levar pelos conselhos dos maus. Trata-se de uma postura assertiva de não ser influenciado por pessoas, e muitas outras coisas, que nos trazem maus hábitos. Comerciais, músicas, seriados, canais no Youtube, colegas de trabalho, grupos no Whatsapp etc. São muitas formas de sofrermos influencia negativa. O homem que quer, de fato, manter seu caráter cristão precisa saber lidar com essas forças para não ser influenciado. 

O homem precisa ser firme em sua postura para que não seja influenciado pelos maus. Em dias tão corruptos, onde o que é errado parece certo, muitas vezes somos levados pela ira, pela vaidade ou pelo desejo. Saber refrear isso é questão de possuir um relacionamento intrapessoal forte. 

Um exemplo negativo que você pode citar em sua pregação para homens é o do rei Acabe, que sempre agiu influenciado por sua esposa, Jezabel. O homem que não sabe se posicionar sempre vai tomar atitudes influenciado por terceiros, sejam parentes, chefes, colegas de trabalho, ensinamentos de seriados e filmes etc. 

Relacionamento Interpessoal 

O segundo item que vamos analisar nesta pregação para homens é o relacionamento com outras pessoas. O homem não pode se juntar com aqueles que zombam do que é sagrado, ou seja, com pecadores que não desejam corrigir sua postura. É preciso coragem e força de vontade para isso. Por isso, no salmo 1, o salmista menciona não seguir os conselhos dos maus. Precisamos ter sabedoria em nossos relacionamentos interpessoal, ou seja, com outras pessoas; analisar seus objetivos, conhecer seus conceitos de moral e ética e separar os comentários e sugestões que nos edificam dos que não edificam. Por isso, Paulo menciona que precisamos analisar tudo e reter o que é bom. Não significa que temos que ir atrás de tudo para achar algo bom, mas que precisamos analisar o que chega até nós. Não podemos ver filmes ou ouvir músicas que sabemos que não tem muito a nos edificar com a desculpa de que podemos “analisar tudo” para reter o que é bom, pois o conceito de Paulo é inverso, é analisar o que chega até nós, como conselhos, dicas, sugestões e informações em geral. 

Isaías habitava em meio a um povo de lábios impuros, por isso, ficou com temor ao ter a visão do Senhor e disse “ai de mim que sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros” – Isaias 6:5. Até ali, ele tinha certa influência negativa. 

O homem precisa ter boa liderança familiar, sabendo dialogar, ouvir, conversar e resolver problemas. Não adianta querer mandar usando somente as frases “porque sim, ou, porque sou o cabeça da casa”. É preciso compreender cada questão, saber resolver, caso contrário os relacionamentos interpessoais em seu próprio lar estarão arruinados.  

Relacionamento com Deus 

Por fim, o salmista menciona que o bem-aventurado tem prazer na lei do Senhor, em meditar nela de dia e de noite. Para ter um bom relacionamento interpessoal e intrapessoal, o homem tem que ter um bom relacionamento com Deus, que lhe dá sabedoria, através de seu Espírito Santo. O terceiro ponto importante desta pregação para homens é o cultivo do relacionamento com Deus, um relacionamento vertical, para que sua autocorreção (relacionamento intrapessoal) seja guiada pelos padrões de Deus e não por nossos próprios padrões. O relacionamento com Deus é que vai nos dar sabedoria e discernimento para nosso relacionamento intrapessoal. 

Em sua pregação para homens, você pode mencionar o rei Josias, que decidiu restabelecer as leis de Moisés quando achou o livro das leis. Precisamos, todos os dias, restabelecer os princípios de Deus como nosso guia. O salmista compara quem segue os princípios de Deus com árvores frutíferas. Quando decidimos seguir os princípios bíblicos colhemos estes frutos, mantemos nossas folhas verdes porque somos abastecidos pelas águas que saem do trono. Para colher os frutos de um bom relacionamento intrapessoal e interpessoal, mantenha seu relacionamento com Deus como prioridade em sua vida. 

Você pode citar, em sua pregação para homens, o exemplo negativo de Jonas, que decidiu não ter um relacionamento com Deus, tentou fugir e causou problemas para ele e para todos que estavam no barco. Quando destruímos nosso relacionamento com Deus, todos os demais relacionamentos se tornam frágeis. 

Em nosso site temos muitos outros textos para homens, casais e maridos que podem te ajudar a criar outras pregações para homens. Eis alguns exemplos. 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Pregação para homens – reconstruindo seus relacionamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *