fbpx

Estudo bíblico para homens sobe o profeta Eli

Estudo bíblico para homens sobe o profeta Eli

Neste estudo bíblico para homens vamos ver porque o profeta Eli, apesar de ter sido um dos maiores profetas de Israel, é visto como um pai de família com caráter fraco e que não serve de exemplo para o cristão. O profeta Eli foi, possivelmente, o profeta mais influente e respeitado do reinado de Israel, mas ele não era perfeito, como todo ser humano. Sua maior fraqueza foi a falta de disciplina de seus filhos. Muitos estudos apontam os motivos pelos quais os filhos de Eli eram tão ruins e maldosos, e vamos levantar os principais desses estudos e trazer para nossa realidade como a falta de disciplina pode arruinar a rotina de uma família. 

Eli era um caso raro em Israel, pois ocupava os cargos de sacerdote e juiz, lidando diretamente com os problemas do povo de forma exaustiva. Além de julgar alguns casos, provavelmente os mais graves, também lidava com o sacerdócio. Ele era sumo sacerdote, por isso suas atribuições na rotina religiosa daquele povo eram bem exaustiva, exigindo tempo e esforço para lidar com todas as atividades cabíveis e de responsabilidade do sumo sacerdote. Além disso, como juiz, lidava com algumas questões do cotidiano da cidade. Provavelmente, por ser sacerdote, lidava com questões ligadas às leis de Moisés e com possíveis desacordos entre os próprios juízes. Questões de interpretações e aplicação da lei. 

Eli servia ao Senhor 

Lendo sobre a vida de Eli, podemos perceber que ele não era uma pessoa sem compromisso com sua fé. Podemos mencionar algumas passagens bíblicas neste estudo bíblico para homens que demonstram como Eli exercia sua função de sumo sacerdote bem. Somente pelo fato de ter liderado Israel por 40 anos, podemos entender que sua liderança era bem aceita. Além disso, abençoou Ana a conceber por, nada mais nada menos que, seis vezes. Na primeira vez, Ana concebeu Samuel, conforme está registrado em 1 Samuel 1:17 a 19. No capítulo seguinte, lemos que a benção de Eli sobre Ana gerou mais cinco filhos. 

Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: “O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor”. Então voltavam para casa. O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas.  Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor. 1 Samuel 2:20,21 

Eli errou como pai 

Aqui vem um ponto de muita discussão e pesquisa. Embora não haja explicações claras sobre a relação de Eli com seus filhos Hofni e Finéias, analisando as Escrituras podemos ter algumas pistas de como Eli fracassou como pai de família. Queremos indicar neste estudo bíblico para homens que muitas vezes nos dedicamos muito a um assunto e nos esquecemos de outros. A Palavra de Deus nos orienta a sermos equilibrados em nossos caminhos. Assim como devemos ser bons sacerdotes, precisamos ser bons pais, bons maridos, bons chefes, bons funcionários. Eli matinha o serviço de juiz e sacerdote muito bem feito, mas não conseguiu este sucesso em seu próprio lar. Um bom versículo para mencionar neste estudo bíblico para homens está no novo testamento. A passagem fala o caráter do diácono. 

Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. 1 Timóteo 3:4 

Aqui aprendemos que os filhos devem ser sujeitos ao pai e não o contrário. Embora a bíblia não nos traga detalhes sobre o relacionamento de Eli com seus filhos, é de se imaginar que Eli não conseguia se impor a eles, pois continuavam no sacerdócio mesmo com tantos pecados. Os filhos de Eli até eram repreendidos, mas não lemos sobre disciplina ou punição. Muitas vezes, com medo de magoar os filhos, os pais estão cada vez mais deixando de puni-los.




O dever de pai 

Independentemente se você deseja levar este estudo bíblico para homens para sua igreja, ou quer apenas crescer pessoalmente, devemos lembrar que o papel do homem inclui ser pai e ser marido. Ainda aqueles que não são pai devem se preparar para este momento. Por isso, é importante vermos na vida de Eli como ele fracassou na tarefa de pai apesar de ser extremamente dedicado ao sacerdócio. Muitos líderes religiosos cometem o mesmo erro. Passam tanto tempo na igreja, assumem tantos compromissos na igreja, mas se esquecem de governar a própria casa.  

Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? 1 Timóteo 3:5 

A ordem aqui é: primeiro governar a casa, depois a igreja. E não o contrário. Isso nos mostra que devemos ter o compromisso de governar, em primeiro lugar a nossa casa, para depois nos dedicarmos à igreja. 

Eli fez o contrário e as consequências foram piores do que podemos imaginar, pois assim como ele mesmo não soube governar seus filhos, Samuel (seu pupilo) não soube governar sua casa (2 Samuel 13), e o rei Davi (um seguidor de Samuel) não soube governar sua casa, dando início a um conflito familiar que gerou a divisão de Israel. Veja como a situação vai piorando de geração em geração. 

Eli não era sensível à voz de Deus 

Outro fato curioso, é que apesar de ser sacerdote, juiz e até profeta (já que assim profetizou sobre Ana e sua palavra se cumpriu), por várias vezes lhe faltou discernimento. Outro ponto que queremos abordar neste estudo bíblico para homens é que o homem precisa estar sensível ao agir do Espírito Santo e à voz de Deus, pois apesar de Eli ser o sumo sacerdote, não esteve atento em alguns momentos cruciais. Antes da profecia para Ana, ele achou que ela estava embriagada, quando, na verdade, Ana orava. 

“e lhe disse: Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!” 1 Samuel 1:14 

Outro exemplo é que somente na terceira vez que Samuel foi chamado é que Eli percebeu que Samuel estava ouvindo a voz de Deus. 

Com estas passagens, queremos concluir este estudo bíblico para homens alertando que, em alguns casos, mesmo achando que estamos servindo a Deus, não devemos nos acomodar, devemos continuar buscando intimidade e sensibilidade. Importa mais ser aprovado por Deus do que ser usado. Eli se acomodou em ser usado e, em algumas situações, não se empenhou em ser aprovado. 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *