fbpx

Estudo sobre oração 

Estudo sobre oração 

Neste estudo bíblico sobre oração aprendemos sobre cinco pontos importantes deste hábito e veremos alguns exemplos bíblicos de oração. Com essas informações poderemos compreender melhor este conceito da fé cristã. Os ensinamentos de Jesus sobre oração são simples, mas esclarecedores. Ele nos ensinou, por exemplo, que a oração constante nos leva à vitória, nos faz superar os obstáculos, nos leva a crer no sobrenatural, fortalece nossa comunhão com o Eterno e é um ato de fé. Por isso, conhecer um pouco mais obre a oração é importante para o cristão. Neste breve estudo sobre oração vamos ver alguns pontos importantes sobre esta prática. 

Em primeiro ligar, devemos lembrar que Jesus nos ensinou a orar sempre, e vigiar. 

“Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:36 

Orar e vigiar estão interligados, quando oramos estamos vigiando, e quando estamos vigiando, temos que orar. Muitas vezes, não oramos tanto porque achamos que apenas as orações longas são válidas, mas não é bem assim, vamos parar para refletir. 




Quando passamos longos períodos sem orar, evidentemente, teremos muitas coisas para orar. No entanto, quando oramos sempre, nossas orações podem ser mais específicas. Posso fazer uma oração apenas pelo alimento, depois uma oração apenas pelos filhos, depois orar pela saúde, mais tarde pedir graça e sabedoria, e no fim do dia, uma oração pedindo perdão dos pecados e agradecendo pelo dia. Se durante o dia não oramos nenhuma vez, ao orar á noite, realmente, precisaremos fazer uma oração longa. 

Portanto, orar sempre até facilita nossa oração, pois a cada pequena oração podemos focar um assunto específico. 

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41 

Mais uma vez, Jesus ressalta a importância de orar sempre. Neste trecho ele complementa dizendo que a oração constante nos faz vencer a tentação. 

Interceda 

Além de nossos pedidos pessoais, podemos dizer que a bíblia nos orienta a orar pelos outros, constantemente. Dentre essas várias orações durante o dia, separe uma para orar pelos outros. Comece pela sua família, parentes, amigos e igreja 

E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Lucas 10:2 

Devemos orar, portanto, pelos obreiros. Tanto para que as pessoas se envolvam mais na obra, seja como atalaias, professores, equipe de louvor. Cada igreja tem uma organização com seus departamentos. Ore para que os departamentos tenham bastante gente trabalhando, para que as escalas tenham bastante gente para revezar etc.  

Vamos ressaltar, neste estudo sobre oração, que também devemos orar pelas autoridades, não apenas da igreja, mas do país, da sociedade civil. 

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 1 Timóteo 2:1,2 

Podemos orar pelas autoridades municipais, como prefeito, vereadores, secretários; pelas autoridades do Estado, como policiais, bombeiros, governador e deputados; autoridades federais, como presidente, senadores; autoridades judiciárias, como juízes, desembargadores etc.  

Para aprofundar mais um pouco seu estudo sobre oração, você também pode ler: 

  • 1 Crônicas 4:10 – Devemos orar por nós mesmo 
  • Tiago 5:16 – Interceder pelos outros 
  • 2 Tessalonicenses 3:1 – Pelo Corpo de Cristo, a igreja 
  • Tiago 5:14 e 15 – Pelos enfermos 
  • 1 João 5:15 – Pelos que vivem no pecado 

Exemplos de oração 

A bíblia nos traz inúmeros exemplos de oração, separamos apenas cinco exemplos que estão relacionados a este estudo sobre oração. 

Em Gênesis 18:24 a 26, Abraão ora pela cidade de Sodoma. Este exemplo é muito bom para reforçar a ideia de orar por aqueles que vivem no pecado. 

Em Gênesis 25:21, Isaque ora por sua esposa Rebeca, que era estéril. Este exemplo nos mostra que devemos orar pelas dificuldades de nossos familiares. Naquela época a mulher era considerada responsável por sua infertilidade; e muitos homens condenavam essas mulheres. Isaque, ao contrário, preferiu abençoar sua esposa. 

Em 1 Samuel 1:1, Ana pede um filho a Deus. Nossas aflições devem ser entregues a Deus. Ana foi mãe de Samuel. Aliás, outras mulheres inférteis foram mães de grandes homens como Sara, mãe de Isaque e a própria Rebeca, mãe de Jacó. 

O rei Josafá ourou, em 2 Crônicas 20:3 a 6 e 12, quando estava com medo. Neste exemplo, aprendemos a descansar em Deus, e buscar uma solução nele, e não na nossa sabedoria, em nossa forma de pensar, de manipular. 

Daniel orava três vezes por dia, Daniel 6:10. Com isso, vemos que ele já praticava o ensinamento de orar sempre. 

Por fim, vamos terminar este breve estudo sobre oração com a tradicional oração, conhecida como Pai Nosso, feita por Jesus, relatada em Mateus 6:9 a 15. A maior parte dos estudiosos dividem a oração em seis partes, em seis ensinamentos gerais. 

Ele nos ensina a reconhecer que Deus é Santo, sua vontade é perfeita, dependemos de Deus para nosso sustento, reconhecer que precisamos de perdão de nossos pecados, pois somos pecadores, assim como estamos dispostos a perdoar, reconhecer que dependemos de Deus para nos livrar da tentação e do mal, e reforçar que todo poder e glória é de Deus e não nossa. 

Se você tem experiências com orações, respostas e testemunhos, deixe seu comentário e compartilhe sua fé. 

Leia também:

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo sobre oração 

  1. A oração é alimento diário do cristão, é através da oração que tenho vencido as dificuldades, tomado decisões, suportado as lutas . Mantenho conversas diários com o Senhor pelas orações e com isso minha intimidade com Ele se fortalece e minha fé também. Parabéns pelo estudo e pesquisa. Deus continue te abençoando para que a luz dEle continue a brilhar através de você neste lindo trabalho.

     
  2. essa é a minha oração forte

    amém! glória a deus aleluia muito obrigado senhor deus meu pai pelo dia de hoje e pela boa chuva me livrai daqueles meus inimigos interrivel se ivier algum me fazer o mal traga o deserto forte do nosso senhor jesus cristo e espanta esses meus inimigos interrivel e lançai todos mal deles dentro da fornalha de fogo que eles não vão aguentar as maravilhas que o senhor faz amém! glória a deus aleluia

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *