fbpx

Como orar a Deus? 

Como orar a Deus? 

Com este texto você vai ver que não tem segredo quando o assunto é como orar a Deus. Uma das dúvidas mais comum de quem começa a seguir o cristianismo a sério é saber como orar a Deus. Apesar de não haver grandes segredos, neste texto vamos dar algumas instruções de como podemos orar. Veremos como alguns versículos bíblicos falam sobre o assunto. Aqui vamos ver alguns motivos de oração e algumas palavras que podemos direcionar ao Senhor em nossa conversa com nosso criador. Não queremos tratar o assunto como uma grande revelação, pois a oração é uma ferramenta simples, mas poderosa na vida do cristão. 

Atualmente, diversas igrejas realizam, durante a semana, um culto específico de oração. Algumas permitem que pequenos grupos sejam formados, para que as pessoas orem uma pelas outras; e outras igrejas trazem um estudo sobre oração, e no fim, todos oram por motivos diversos. Há ainda congregações que permitem que as pessoas escrevam seus motivos de oração. Enfim, seja qual a metodologia de sua igreja, a prática de orar deve ser rotineira. Quando começamos a caminhada com Cristo, não sabemos ao certo como orar a Deus e nos sentimos deslocados e como “Peixe fora d’água”. Na verdade não é preciso nenhum trauma. Orar nada mais é que conversar com Deus. Não são precisos palavras diferentes, frases longas ou recitar versículos bíblicos. Com o tempo, vamos ter nosso jeito de orar, vamos repetir algumas expressões, mas não se preocupe com isso agora.  



Pelo o que orar 

Se vamos iniciar uma oração aberta, ficamos até perdidos, sem saber o que fazer, não sabemos nem como começar. Por isso, podemos pensar em motivos pelos quais podemos orar. Podemos começar pelo óbvio, por nós mesmos. 

Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido. 1 Crônicas 4:10 

Repare que, no trecho acima, lemos um super resumo de uma oração, mas aqui podemos achar algumas dicas de como orar a Deus. Jabez orou por si. Podemos começar nossas orações sempre falando de nós, pedindo nosso perdão, apresentar nossos agradecimentos e pedir que o Espírito Santo nos oriente em tudo o que fizermos. 

Claro que devemos também orar pelos outros. Existem diversos trechos e exemplos bíblicos, mas vamos focar no que escreveu Tiago. 

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16 

Podemos orar por saúde, emprego, pela família, para que tal pessoa tenha sabedoria, que tenha experiências com o Senhor, que seja uma bênção e caminhe sempre no caminho. Além disso, se você estiver orando junto com a outra pessoa, você pode perguntar se há algum motivo específico para que você ore. 

Se você não sabe como orar a Deus pelos outros, de forma geral, lembre-se de orar sempre pela igreja, pelos ministérios de sua igreja. Pelos líderes, pelos departamentos, pelos membros e projetos. Peça que o Criador conceda sabedora, discernimento, fé, força e conhecimento aos seus líderes, aos que trabalham na igreja. 

Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês. 2 Tessalonicenses 3:1 

Ore também pelos missionários e todos que pregam a Palavra, que o enganador e os falsos profetas sejam desmascarados e que a Palavra de Deus seja soberana na vida dos líderes de sua igreja. 

Voltando a Tiago, podemos ler que o apóstolo também nos orienta a orar pelos enfermos. 

Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Tiago 5:14,15 

Durante sua oração, lembre-se dos doentes, daqueles que precisam de um consolo, para que a dor não tire a fé dessas pessoas. 

Por fim, queremos lembrar daqueles que não conhece a Cristo, ou que já conhecem mas ainda lutam contra vários pecados. 

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.1 João 5:16 

Muitos cristãos, apesar dos esforços de seguir uma vida correta, seguem caindo no pecado e não conseguem seguir uma vida correta por vários motivos, como vícios, problemas familiares, problemas de saúde ou no trabalho. Ore para Deus mudar o que está errado no temperamento, nas emoções ou na personalidade daqueles que vivem no engano do pecado. 

Como podemos ver, quando o assunto é como orar a Deus, não há segredos, basta um pouco de tempo para pensar no que você precisa orar. Quando for orar junto a outras pessoas, e se sentir nervoso, não tenha medo; fale devagar e pense bem em cada palavra que está dizendo. 

Esperamos que este texto ajude você a ter uma comunhão mais íntima com nosso Senhor. Se você quer ainda mais dicas sobre como orar a Deus, não deixe de ler também:

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Como orar a Deus? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *