fbpx

Como aprender a orar 

Como aprender a orar 

Neste texto vamos aprender algumas lições básicas sobre oração. Não importa se você quer saber como aprender a orar ou se já tem anos de igreja. Alguns princípios básicos não podem ser esquecidos. Neste texto vamos ver como podemos orar, como orar e até mesmo onde orar. A bíblia nos dá algumas referências para este assunto. Se você quer saber como aprender a orar, certamente, este texto vai ajudá-lo. A oração é parte importante da vida cristã, por isso, saber como orar é fundamental para nossa rotina. Basicamente, podemos dizer que a oração é a nossa forma de buscar uma comunicação com nosso criador. 

A oração é nossa forma de nos comunicarmos com Deus, com o criador de todas as coisas. Uma dúvida que muitos temos no decorrer da vida, seja cristão ou não, é por que devemos orar, se Deus já sabe de todas as coisas? Realmente esta pergunta é intrigante, mas se pensarmos que o próprio Jesus orava constantemente, já podemos ver que existe algo de especial nisso. Também devemos lembrar que durante a oração, organizamos nossos pensamentos, o que queremos, o que precisamos. É uma forma de expressar nossos mais sinceros sentimentos. Se pensarmos apenas que Deus sabe de todas as coisas e, por isso, não precisamos orar, nosso relacionamento com o Senhor esfria.  




O nome de Jesus 

Se você chegou até aqui, certamente procura como aprender a orar para melhorar seu relacionamento com Deus, e está no caminho certo. Uma coisa importante que devemos saber, é que nossa oração deve ser em nome de Jesus. Quando fazemos isso, estamos reconhecendo que todas as nossas palavras e esforços estão sendo feitos através de um único e verdadeiro caminho entre nós e Deus, Jesus. Em 1 Timóteo 2:5, lemos que há um só intermediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Se você já reparou em pessoas com mais tempo de cristianismo, já reparou que as orações estão cheias da expressão “em nome de Jesus”. Isso significa que estamos crendo que o nome de Jesus é o fator principal de nossas orações. Não estamos orando em nome de deuses falsos ou pessoas falecidas, mas em nome do Senhor Eterno. 

A bíblia nos orienta a orar o tempo todo, sem cessar. Podemos ler isso em 1 Tessalonissenses 5:17. Em Lucas 18:1, lemos mais um trecho importante sobre o próprio Jesus ensinando seus discípulos a orar sempre. 

E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Lucas 18:1 

Quando oramos, estamos colocando para fora nossos desejos, aflições e agradecimentos, por isso, é importante que a oração seja realizada. Que não guardemos em nossos corações nossos sonhos e dificuldades. Quando oramos, estamos entregando o nosso interior nas mãos de Deus. 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. Filipenses 4:6 

Onde orar 

Se você está buscando como aprender a orar, mas não sabe como iniciar, podemos lembrar da passagem de Mateus 6:6, na qual, Jesus nos ensina que para orar, devemos entrar em nosso quarto, fechar a porta e orar em secreto ao nosso pai. Ele não estava dizendo que não devemos orar em outro lugar, pelo contrário, está nos ensinando que o Senhor está em todo lugar, por isso, orar em nosso quarto, sem que ninguém saiba, também é uma forma de orar corretamente. Naquela época, os religiosos gostavam de orar alto e mostrarem seu “nível de religiosidade”, por isso, Jesus fala para fazermos justamente o oposto. Podemos orar sem que ninguém saiba além de Deus. 

Um bom lugar para começar a orar, é em seu quarto, em um lugar onde você está tranquilo, sem interrupções de barulhos, pessoas ou qualquer outra distração. A oração não precisa ser longa (Jesus também ensina sobre isso), pois as orações naquela época eram longas e cheias de formalidade. Jesus nos ensina que devemos orar como alguém que conversa com um pai, um querido. 

Na igreja, é um bom lugar para orarmos também. Em 1 Timóteo 2:8 aprendemos que os homens podem orar em todo lugar, levantando as mãos santas, sem ira nem contenda. 

Como orar 

Por fim, vamos ao foco, que é como aprender a orar. Use palavras simples, não tenha medo ou vergonha, lembre-se que Deus te ama e te fez como é, por isso, apenas abra seu coração, sem muito medo de fazer certo ou errado. Lembre-se da oração que Jesus nos ensinou, o popular Pai nosso. Vamos ver que nesta oração existem seis pontos crucial. 

  1. Reconheça que Deus é santo. Adore-o – Pai nosso que estás no Céu, santificado seja o teu nome.
  2. Reconheça que a vontade de Deus éperfeitoe que você está disposto a obedecê-lo – Seja feita a tua vontade. 
  3. Peça pelo pãode cada dia, pelo seu sustento – dá-nos o pão nosso de cada dia.
  4. Reconhecer que precisamos de perdão, que somos falhos– perdoe nossospecados
  5. Esteja disposto a perdoar – assim como perdoamos nossos devedores
  6. 6. Pedir pelolivramento da tentação e do mal – Não nos deixe cair em tentação e livre-nos do mal.

Basicamente, leia Mateus 6:9-13 ou Lucas 11:2 a 4 e tenha esta oração como modelo. No começo, não precisa falar muito mais que isso, aos poucos vá acrescentando suas palavras. O que você pode dizer para reconhecer que Deus é santo? A quem você precisa perdoar? O que precisa pedir para ser resolvido? E assim por diante. 

Se você quer saber como aprender a orar, comece pelo simples, poucas palavras. Agradeça a Deus pelo o que tem, diga, pelo menos três ou quatro coisas, que você tem de bom na sua vida e que gostaria de agradecê-lo. Depois peça perdão de seus pecados, por fim, faça seus pedidos e apresente suas necessidades. 

Esperamos que, com este texto você tenha visto como aprender a orar, de uma forma simples e proveitosa. Se você tem mais dicas para os outros leitores, não deixe de comentar. 

Leia também:

 
Compartilhe

5 comentários sobre “Como aprender a orar 

  1. Muito boa e simples a sua orientação, bem dentro daquilo que Jesus nos ensinou, que todos possam aproveitar este ensino e ter um relacionamento íntimo com o Pai através da oração.

     
  2. Boa noite. Muito bem explicado em como devemos fazer as nossas orações. Fácil que qualquer criança a partir de 6 anos possa aprender e fazer. Deus os abençoe.

     
  3. Amem, obrigada por comparrilgar do seu entendimento conosco. Que possa ajudar muitas outras pessoas e que você seja um canal na vida delas para que elas tenham entendimento, discernimento e se aproximem de Deus cada dia mais. Deus abençoe!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *