fbpx

Mensagem para as mães cristãs 

Mensagem para as mães cristãs 

Neste texto de mensagem para as mães vamos ver como é importante o papel da mãe no lar, na família. Selecionamos algumas frases e trechos bíblicos, caso você queira realizar uma pregação ou um sermão específico para as mães, ou para o Dia das Mães. O papel de mãe é fundamental na formação de uma sociedade, por isso, as mulheres não devem abrir mão desta possibilidade. Queremos ressaltar neste texto que a mãe tem forte influência sobre seus filhos, por isso não devem transferir a educação das crianças a terceiros. Talvez, o maior exemplo de amor que temos neste mundo é o do das mães. A família precisa ter um elo importante para crescer forte e estruturada, e a mãe tem um papel central nesta formação. Acreditamos que a melhor forma de agradecer nossa mãe é justamente apontando como ela é fundamental em nossa criação e na formação de nosso caráter. 

Nesta mensagem para as mães, queremos que você reflita como é importante a mãe exercer bem seu papel. Acreditamos que este texto possa servir de base para um estudo, pregação ou palestra direcionada às mulheres em geral porque o papel de mãe faz parte da essência da mulher. As características de uma boa mãe reforçam a estrutura da mulher como um todo e sua personalidade é moldada mesmo quando desempenha outros papéis como esposa ou mulher trabalhadora. A mulher cristã tem um grande poder de transformação social e tudo começa em casa quando exerce seu papel de mãe com ousadia e dignidade. 




A mulher virtuosa 

Basicamente, quando lemos a famosa passagem da mulher sábia, lemos muitas características que podemos destacar no desempenho de uma mãe. Se você vai desenvolver uma pregação ou uma Palavra, recomendamos que comece a ler sobre a mulher virtuosa, em Provérbios 31.No versículo 21, por exemplo, lemos sobre sua dedicação ao bem-estar de seus filhos. Mais pra frente, outro papel claro da mãe é apontado, ela ensina com amor, como podemos ler no versículo 26. Depois, lemos que seus filhos e marido à elogiam. No trecho que segue do versículo 21 ao 28, lemos, no mínimo, três características fundamentais da mulher em seu papel de mãe. 

A mãe é um exemplo para seus filhos, e até mesmo para o marido.  

Maior parte dos estudiosos concordam que durante a primeira infância, até seis anos de idade, o caráter da criança já está moldado em 75%, ou seja, quase que em sua totalidade. Por isso, nestes primeiros anos, a mãe tem um papel especial na formação de seus filhos. Seu modo de amar, de agir, de repreender, de falar; têm grande interferência em seu filho, por isso, sua conduta cristã precisa ser forte desde o início. Ler, tocar música, brincar, ensinar. A forma que você faz essas coisas está moldando seu filho. 

Queremos destacar nesta mensagem para as mães como ela é forte influenciadora das crianças. Sabendo disso, podemos pensar em como as mães podem transformar uma comunidade, uma sociedade. Ela pode ser um espelho, mas algumas mães preferem se acomodar em deixar seus filhos em creches e com familiares, ao invés de se esforçarem para serem, de fato, a maior formadora do caráter de seu filho. 

Ensinando seus filhos 

No versículo 28 lemos sobre o ensino com amor. Quando falamos de ensino pensamos nas instruções que a mulher dá para que seus filhos se desenvolvam com boa formação intelectual. Quando a mulher se abstém de ensinar, ela está abrindo mão de formar um filho “inteligente”, que ama a Educação. Esta falha tem se tornado frequente na sociedade moderna, pois as mães estão abrindo mão de ensinar, empurrando essa responsabilidade para as escolas, para governo e até para familiares como avós (das crianças) e outros parentes. 

Ser mãe é uma tarefa que exige tempo, exige esforço. Ensinar não é fácil. Seja ensinar matemática ou mesmo ensinar a falar, usar o banheiro, não mentir, orar. Neste esforço podemos perceber o quanto ela se dedica a seu filho. Mais esforço mais retorno. Quanto mais plantamos mais colhemos. Por isso, a mãe é o grande reflexo do amor de Deus para nossas vidas. Ele plantou o sacrifício de seu filho Jesus, que por sua vez, sacrificou sua vida, sua liberdade e, de certa forma, sua autoridade. Pois podendo se livrar da cruz, preferiu sofrer o castigo de nossos pecados. 

Vamos voltar esta mensagem para as mães à mulher virtuosa. Nos versículos 28 e 29 lemos que seus filhos e seu marido elogiam sua personalidade, seu empenho. 

Quando a mulher é dedica à criação de seus filhos, ela se torna um grande exemplo. No próprio mundo existe uma regra “oculta” até mesmo para os insultos – “com mãe não se brinca. Com mãe não se mexe”. Quando a mãe é o grande exemplo de amor e dedicação que o filho tem, ela colhe de seus filhos este carinho. A melhor maneira de a mãe colher este amor, é plantando este amor.  

Mãe deve encarar a educação de seus filhos como sua prioridade, mas muitas mães invertem essa situação e acabam tendo como prioridade sua carreira profissional ou a organização da casa. Algumas mulheres se preocupam mais com a limpeza de casa do que com o bem-estar de seus filhos. Claro que a organização, vida profissional e limpeza fazem parte de uma família bem estruturada, mas não devemos nos esquecer que em meio a tudo isso está também a formação de nossos filhos. Não bastam escolas caras, cursos e programações na igreja. É preciso sair, conversar, fazer uma programação juntos, mães e filhos, pais e filhos. 

Assim, terminamos esta breve mensagem para as mães ressaltando a importância de passar tempo com seu filho, pois só assim você conseguirá educar seu filho no caminho que deve andar; não apenas apontando o caminho, mas andando com ele no caminho. Ou seja, não basta falar, tem que ser exemplo. Não adianta falar de oração se o filho não vê a mãe orando, não adianta falar de ler a bíblia, se a mãe não lê a bíblia. Por fim, ore; sempre. Com seu filho, sozinha e com seu marido, para cada ocasião, faça uma oração específica. Com seu filho você tem a oportunidade de saber o que ele pensa, precisa. Sozinha, a mãe consegue derramar seu coração. E com o marido, o pai da criança, a mãe consegue se comunicar, trabalhar em comunhão. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem para as mães cristãs 

  1. Espero ter cumprido meu papel de mãe na sua vida, mesmo com alguns contratempos no trajeto, ver o cristão abençoado que você se tornou , desempenhando bem seu papel de filho, marido , irmão e amigo, faz-me ver como Deus foi maravilhoso comigo e se não fosse seu Santo Espírito na condução, não teríamos conseguido! Te amo filhão 😍😘

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *