fbpx

Ensine seus filhos no caminho do Senhor dentro de sua rotina

Ensine seus filhos no caminho do Senhor dentro de sua rotina

Excelente texto que nos explica como falar de Jesus no dia a dia de seus filhos, no carro, nas refeições, durante viagens e por aí vai. Ensine seus filhos no caminho do Senhor com pequenas conversas diárias. Às vezes, nós queremos falar de Cristo para nossos filhos, mas não sabemos bem como fazer isso. Este texto nos traz algumas dicas sobre como podemos falar de Deus para nossos filhos nas pequenas brechas que a rotina nos dá. São essas pequenas brechas que fazem a fé de seus filhos se firmarem. Muitos pais ficam perdidos porque não querem criar um peso em seus filhos, ou acham que não têm tempo para ensinar a bíblia para seus filhos, mas veremos que pequenas conversas diárias podem transformar a rotina de nossos filhos, em relação a Deus. 

Talvez, mais precioso do que tudo, o tempo é um elemento cada vez mais escasso nos dias atuais. Muitos pais até querem falar de Deus para seus filhos, mas acham que não vão ter tempo para isso; o resultado é que desistem mesmo antes de tentarem. No entanto, esquecemos que pequenas conversas diárias podem fazer um bom efeito. Além disso, é melhor do que nada. Vamos dar algumas dicas de como você pode influenciar seu filho a ter uma fé forte através de seu exemplo, de sua vida. Em determinado ponto da vida, as histórias bíblicas passam a ser distante demais para nossos filhos, e o que precisamos fazer é demonstrar como Deus age ainda hoje, em nossas vidas. 

No transporte 

Certamente você passa muito tempo no carro, ou no ônibus, indo para o trabalho, levando alguém para a consulta médica, compromissos de cursos e aulas, indo ao mercado. Aliás, até mesmo andando temos a oportunidade de conversar com nossos filhos. O problema é que muitas vezes fazemos esses trajetos ouvindo música. Ainda que sejam músicas cristãs, nada substitui o diálogo sincero entre pais e filhos. Esqueça um pouco o rádio, a tv ligada, e busque um pouco mais de conversa. No começo, pode ser que seus filhos estranhem, se não tiverem acostumados, não force a barra, apenas comece aos poucos. Puxe conversa, pergunte sobre seu dia, o que fez, o que vai fazer. 

No começo do dia, então, é uma ótima oportunidade para fazer uma oração. No fim do dia, vocês podem conversar sobre como aquela oração ajudou cada um em sua rotina. 

Ensine seus filhos no caminho do Senhor nestes trajetos. Por isso, falamos que mesmo a pé isso pode ser feito. Enquanto vocês vão a uma padaria, ou ao mercado, conversem um pouco. Uma vez ou outra, aproveite para contar um testemunho, fale de uma situação que Deus acalmou seu coração e assim por diante. 

Enfermidade 

A bíblia nos ensina a orar pelos enfermos (Tiago 5:15, por exemplo) e isso deve começar em casa. Quando seu filho estiver doente (esperamos que esses casos sejam raros) aproveite para falar sobre fé, suportar as provações, acalmar o coração. Transmita tranquilidade e a fé de quem confia em Deus. Nesses momentos, vocês também podem fazer orações, ouvir louvores, lerem a bíblia. Explique sobre nossa maior enfermidade, o pecado.  

Embora ninguém queria que seus filhos fiquem doentes, isso é inevitável. Vez ou outra, essa situação deve acontecer. Demonstre apoio e transmita honestidade, compreensão. Isso também vai ajudar a criar um elo de confiança. Quando seu filho precisar conversar de outros assuntos, mais delicados, mais íntimos, ele vai saber se abrir a você, pois você já plantou a confiança em seu coração. 

Nos momentos delicados, ensine seus filhos no caminho do Senhor sobre confiança, perseverança e fé. 

Na hora de dormir 

Com o passar do tempo, o momento de ir para cama vira uma rotina independente entre os membros da família. Cada um vai pra cama em um horário, cada um tem uma rotina diferente. Não deixe que isso tire a oportunidade de vocês conversarem um pouco sobre a fé antes de deitarem. Se você perceber que, em sua família, vocês já não vão dormir no mesmo horário, planeje um tempo no fim do dia para que todos conversem sobre seu dia. Falem sobre o que houve, como Deus ajudou você em algo, como Deus te livrou ou sobre o que aprendeu em uma leitura bíblica. 

O fim do dia é uma ótima oportunidade para um balanço, principalmente, sobre nossos problemas, o que está nos dando ansiedade, quais são nossas preocupações para o dia seguinte, ou para os próximos dias. 

Nas refeições 

Durante os momentos de refeições, além da oração, vocês podem conversar um pouco sobre como Deus supre as suas necessidades, de como cada um tem responsabilidade dentro de casa, fale sobre provisão de Deus. Prosperidade e generosidade. Aproveite o momento que estão satisfazendo a carne, através do alimento, para falar de generosidade, abençoar outras vidas. Ou então, por exemplo, conversem sobre alimentar o espírito. 

Nas refeições ensine seus filhos no caminho do Senhor sobre ser abençoado e abençoar outras vidas. Incentive a caridade e a comunhão entre vocês. 

Nas viagens 

Acho que não tem momentos mais preciosos que as famosas viagens de férias. O problema, em alguns casos, é que ocupamos tanto nosso tempo que não passamos tempo juntos, orando, agradecendo, pedindo orientação. Antes de viajar, tente planejar um momento de oração, ou de devocional. Tente criar uma rotina de buscar a Deus, mesmo em férias. Lembre-se que a fé não tira férias. Não perca essa oportunidade para criar laços familiares ainda mais forte. 

Passeios e serviços 

Passeio no shopping, reunião na igreja ou ver um filme no cinema. Vez ou outra, você pode aproveitar esses momentos mais descontraídos para conversar sobre a fé de uma forma mais calma, seja agradável, demonstre amor, respeito. Nos momentos assim, você pode fazer perguntas sobre a vida pessoal de seus filhos. Fale sobre a escola, os amigos, os medos, demonstre disposição a ter uma conversa amistosa e amigável. Não é o momento certo de cobrar e julgar. Ensine seus filhos no caminho do Senhor sobre o amor ao próximo. Veja o consumismo, como as pessoas se importam com perfume, marca de sapato e de roupas. 

Outra ocasião muito importante é ter momentos de serviços. Mais indicado quando as famílias já estão gerando alguns conflitos. Um serviço social, uma ação voluntária, faz que os membros da família se aproximem em torno de um objetivo comum.  

Conversa individual 

Por fim, além disso tudo, pense em conversas individuais, principalmente quem tem mais de um filho. Mesmo quem filho único, pense em criar um momento de conversa só com o pai, e um momento de conversa só com a mãe. Isso faz que a criança, ou adolescente, se abra com cada um em uma área distinta. 

Nosso tempo é corrido, mas definir prioridades é primordial para aproveitarmos melhor nosso tempo. Ensine seus filhos no caminho do Senhor nos espaços da agenda de vocês e você verá como, aos poucos, essas conversas se tornarão mais comuns e as outras coisas terão menos importância. 

Se você tem mais dicas sobre momentos agradáveis para ensinar sobre Cristo aos filhos, deixe sua sugestão nos comentários. 

Temos dezenas de textos em nosso site que ensinam sobre a rotina da família cristã. Eis alguns textos que você pode gostar: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *