fbpx

Estudos bíblicos sobre família – A fé em sua família

Estudos bíblicos sobre família – A fé em sua família

Quem gosta de estudos bíblicos sobre família vai gostar deste texto, que nos fala um pouco sobre fé e esperança. Muitas vezes, no decorrer dos anos, deixamos de lado o exercício da fé em nosso lar. Neste texto vamos refletir sobre alguns questionamentos sobre fé e esperança.

Algumas vezes, de acordo com as circunstâncias de nossas vidas, deixamos de lado algumas rotinas e práticas como orar em família, ou em casal, e nós mesmos começamos a duvidar de Deus. Não duvidamos apenas de sua existência, mas de seu agir, de como podemos nos disponibilizar para receber mais do poder de Deus. 

Leia também esse texto sobre frieza espiritual.

Com o passar do tempo, nossa vida toma rumos que não esperávamos e passamos por situações que desafiam nossa fé. Isso nos faz questionar o que aprendemos sobre a Bíblia, e sobre o Senhor. Será mesmo que existe um Deus? Como podemos ter tanta certeza, se não podemos vê-lo, nem prová-lo? 

Quando ficamos desesperamos e nossas emoções começam a tomar conta de nós, começamos a exigir respostas rápidas e o fim das provações. Por isso, quando lemos sobre os problemas de Jó, os quarenta anos no deserto dos hebreus, a provação de José no Egito, achamos bonito e inspirador, mas na hora de colocar tudo isso em prática, tudo parece que é impossível de suportar. Ou seja, lutar contra nossa razão é algo que não estamos acostumados, por isso confiar em Deus é tão difícil. 

Contra a razão 

Uma das narrativas bíblicas mais usadas em estudos bíblicos sobre família é a de Zacarias e Isabel. Quando foi avisado que teria um filho, Zacarias duvidou. 

Então Zacarias perguntou ao anjo: — Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também. Lucas 1:18  

A Palavra de Deus nos orienta a confiar em Deus, em sua Palavras. Leia, portanto, o versículo abaixo com atenção.

Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Provérbios 3:5-8 

Nesta passagem, somos orientados a lutar, justamente, contra a nossa razão, por isso o texto diz para não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento. 

A fé, muitas vezes, vai exigir isso, crer contra a nossa razão. O Senhor espera de nós uma postura diferente, que não siga o padrão comum, apenas da razão. 

Não vemos 

Outro ponto comum, que muitas vezes mina a nossa fé, é o fato de não enxergarmos o que acontece no mundo espiritual. Não vemos muitos milagres. Lutamos contra a razão de crer em algo que não podemos ver. Como podemos acreditar em Deus se não o vemos?

Ou seja, para piorar, cada vez mais surgem teorias da conspiração afirmando que Jesus nunca existiu, que a Bíblia foi alterada no decorrer dos anos para servir a interesses pessoais e assim por diante. Quem não quer crer, não vai crer, ainda que o Senhor lhe apareça em sua frente, por isso, não devemos dar ouvidos àqueles que fazem de tudo para criticar a fé das pessoas. 

Alias, o próprio Tomé, discípulo de Jesus não acreditou quando lhe falaram que Jesus havia ressuscitado. Tomé andou três anos ao lado de Jesus, viu milagres e, no entanto, não se alegrou com a notícia da ressurreição de Cristo. 

Muitas vezes, apesar de caminharmos com Cristo, duvidamos de que Ele age por nós, pode fazer milagres, duvidamos do poder do Espírito Santo, dessa forma, não nos alegramos com as bênçãos dos outros. 

Então os outros discípulos disseram a Tomé: — Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: — Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer! João 20:25  

A fé é justamente o exercício de crer em algo que não podemos comprovar, ver ou experimentar. Quem quer desenvolver um esboço de pregação através de estudos bíblicos sobre família, pode, então, utilizar como base o seguinte versículo. 

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11:1  

Ingratidão

A ingratidão é outro fator que deve ser sempre abordado quando se fala em estudos bíblicos sobre família, pois a ingratidão a Deus, com o tempo, se reverte em ingratidão aos familiares, e vice-versa. Ou seja, o tempo que passamos reclamando que “falta isso, que não temos aquilo”, nos impede de alcançar experiências com Deus. O povo de Israel, por isso, quando ficou quarenta anos no deserto, passou por este problema. 

Havia estrangeiros viajando com os israelitas. Eles estavam com muita vontade de comer carne, e até mesmo os israelitas começaram a reclamar, dizendo: — Ah, se tivéssemos um pouco de carne para comer! No Egito comíamos quanto peixe queríamos, e era de graça. E que saudades dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! Mas agora acabaram-se as nossas forças. Não há mais nada para comer, e a única coisa que vemos é esse maná! Números 11:4-6  

Quando olhamos para os outros, começamos a ficar insatisfeitos com o que temos, e isso tira o nosso foco. Começamos, assim, a querer resolver tudo do nosso jeito. 

Abraão também tentou fazer as coisas por conta própria, ou seja, pensando em como alcançar a bênção por si mesmo. Talvez ele não estivesse satisfeito por ter que esperar mais ainda pelo tempo de Deus, e resolveu ter um plano para alcançar a promessa. 

Quando nos adiantamos em fazer o que precisamos, estamos, dessa forma, deixando de viver o milagre de Deus. Quando não temos paciência para esperar, começamos a querer qualquer coisa, pois não temos fé que Deus vá fazer algo melhor. Portanto, exercer a fé também significa ter paciência para esperar que Deus nos responda claramente o que devemos fazer, como devemos agir. 

Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37  

A luta da fé nos estudos bíblicos sobre família

Lutar contra a razão é difícil. Assim, crer no que não podemos ver, ou provar, é uma luta diária que o cristão enfrenta. No entanto, não duvide do poder de Deus e de sua vontade em nos mostrar seu caminho e sua solução para nossos dilemas e ansiedade. 

Em nosso site, temos outros estudos bíblico sobre família que podem te ajudar. Leia, portanto, um dos textos abaixo.

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *