fbpx

Leve sua família a ter uma nova vida em Cristo

Leve sua família a ter uma nova vida em Cristo

Neste texto vamos ver como fazer que nossa família tenha uma nova vida em Cristo. Isso não significa apenas uma mudança isolada, mas uma reflexão que precisamos fazer constantemente para manter nossa família saudável, firme na fé. Por tanto, não podemos deixar que nosso passado ou os conflitos deste mundo levem nossa família a abandonar a fé. Esperamos que este texto ajude você e sua família a manterem uma postura firme em Cristo. Tenha certeza que os problemas e aflições do presente, ou do futuro, não podem tirar de você a marca de Cristo, que te faz mais que vencedor. 

Apesar de termos Cristo como nosso salvador e nos esforçarmos para manter nossa vida conforme os ensinamentos de Jesus, as aflições e tribulações da vida diária, muitas vezes nos fazem desanimar e pensar que viver uma vida de fé e de sacrifícios não vale a pena. “Para que ficar nos dedicando aos filhos, se eles não reconhecem nosso esforço? Para que continuar servindo a Deus e demonstrar tanto amor ao meu marido, se ele não reconhece?”. Podemos pensar coisas deste tipo constantemente.

leia também este estudo sobre sentir-se decepcionado com Deus e este sobre relacionamento com Deus.

Não deixe que essas lutas do dia a dia façam que sua família caia no desânimo. Vamos tomar como base para esta reflexão, o seguinte versículo. 

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22-24 

Vamos ver três pontos importantes para enfrentarmos os desgastes do dia a dia e lutar para termos uma nova vida em Cristo diariamente. 

Este estudo profundo sobre viver em santidade também pode te ajudar.

Não fique preso ao passado, busque uma nova vida em Cristo

No versículo citado, vemos que Paulo menciona a maneira antiga de viver. Não devemos tomar atitudes conforme nossa antiga maneira de viver, com injúria, por egoísmo, irados, colocando nossas vontades acima dos outros e assim por diante. Quando temos uma nova vida em Cristo, precisamos mudar nossa forma de agir. Não podemos ficar preso ao nosso passado, seja na forma de agir, seja em situações do passado. Não devemos ficar remoendo o que aconteceu lá atrás para justificar nossas ações no presente. 

Se nosso marido não foi sensível na semana passada, isso não justifica a esposa tomar uma decisão para prejudicá-lo propositalmente. Se o marido não gostou de algo que a esposa fez, isso não deve servir como desculpa para uma atitude vingativa, por exemplo. O que aconteceu no passado não deve motivar ações negativas. 

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17 

Não fique preso ao que te magoou, ou te entristeceu. Tenha a iniciativa de mudar a situação, de esquecer as coisas velhas e não tome decisões pensando como “o velho homem”. 

Pecado 

Continuando no versículo acima, Paulo menciona que não devemos nos corromper pelos desejos enganosos. Ou seja, nossa motivação não deve ser nossos desejos da carne. Nossos desejos são enganosos. Para que nosso lar tenha uma nova vida em Cristo, o pecado precisa ser abolido. Isso não significa que automaticamente todos vão parar de pecar, mas que devemos nos esforçar para que o pecado não seja “frequente” em nossa vida. Se o pecado é constante em sua casa, os problemas nunca vão terminar. Não podemos aceitar o pecado como “visitante” em nossa casa. Os seriados, canais no Youtube, músicas, linguajar ou companhias precisam ser revistos. Precisamos analisar o que tem entrado em nossa casa, para não deixar que o pecado se torne aceitável.  

Precisamos mudar nossa forma de pensar, nossa rotina, nossos afazeres, nossa agenda. Uma nova vida em Cristo implica em repensarmos nossas prioridades, nossa forma de lazer, nossa forma de passar o tempo. 

Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Colossenses 3:9 

Precisamos, constantemente, refletir sobre nossas motivações, sobre nossos sentimentos, para não deixar que o pecado se torne comum em nossa família. 

A verdade 

Por fim, Paulo explica que devemos deixar o homem velho para nos revestirmos de um novo homem, o que foi criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade. Pode parecer uma comparação herege, mas a intenção de Paulo é nos motivar a ser santo assim como Jesus, é santo. Se nos espelharmos em pessoas, podemos cair nos mesmos erros que os outros, por isso, olhar para Cristo é a melhor maneira de trazer para nossa casa uma atmosfera de adoração e consagração, resultantes de uma nova vida em Cristo. 

Como falado anteriormente, precisamos mudar nossa rotina. O tempo que levamos com séries, Youtube ou games deve ser revertido para estudo bíblico, oração e outras atividades que edificam, como estudo de diversos assuntos, organização do lar, atividades esportivas ou ações voluntárias, por exemplo. 

Então Jesus disse para os que creram nele: Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:31 e 32 

Todos nós conhecemos o trecho que diz “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, mas repare que antes, Jesus disse que isso se aplica quando obedecemos aos seus mandamentos, por isso, a constante busca por santificação é o que nos liberta do pecado, dos pensamentos imediatistas, desejos egoístas e das aflições rotineiras. 

Para levar sua família a uma nova vida em Cristo, lembre-se destes três pontos: não fique preso ao passado, não deixe o pecado se tornar comum em sua casa e busque a santificação, através da verdade. 

Para complementar seu estudo sobre uma nova vida em Cristo, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Leve sua família a ter uma nova vida em Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *