fbpx

Devocional para família – como vocês encaram o culto de domingo?

Devocional para família – como vocês encaram o culto de domingo?

Nesta devocional para família vamos ver como podemos nos organizar para que o culto de domingo não seja encarado como um “intruso no meu dia do descanso”. Com uma agenda lotada e tantos afazeres durante a semana, a maior parte das pessoas enxergam no domingo o tão sonhado dia para “não fazer nada”, mas aí tem o culto de domingo, deixando algumas dessas pessoas, principalmente os mais jovens, com uma sensação de frustração. Em cidades grandes, onde o tempo de deslocamento entre casa-igreja é grande, alguns, por exemplo, precisam perder “o final do jogo das 16h” para irem para a congregação. Para muitos essa rotina de domingo é um desafio. Neste texto vamos ver como podemos nos organizar para que todos os membros da família sejam motivados a participarem do culto de domingo. 

Para muitas pessoas, principalmente novos convertidos e jovens, “integrar” os cultos da igreja em sua rotina exige algumas mudanças. Como a maior parte das igrejas realiza o culto de domingo às 20h, terminando por volta de 22h30 ou 23h, muitas pessoas consideram este horário “puxado”, por terem que acordar cedo no dia seguinte. Levando em consideração que para ir à igreja num domingo, neste padrão descrito, a pessoa tem que começar a se arrumar às 18h, para chegar no horário e só vai chegar por volta de 23h, é de se entender que muitas deles “fogem” da igreja depois de um ou dois cultos. 

Para lidar com esta programação, a família precisa se organizar para conseguir transformar o culto de domingo em uma atividade prioritária. Nesta devocional para família vamos dar algumas dicas de como você pode encarar o culto de domingo como uma oportunidade para, de fato, se recarregar para a semana, e não transformá-lo em uma atividade cansativa e monótona. 

Prioridades 

Tudo em nossa vida é questão de prioridades. Com uma vida cheia de tarefas, o culto de domingo precisa ter prioridade para não se tornar um evento que vem “atrapalhar” nosso dia do descanso. Em primeiro lugar, vamos resgatar o objetivo de termos um dia do descanso. 

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:10,11 

O sábado foi decretado como um dia para se descansar, em busca do Senhor. Mais tarde, Jesus nos ensinou que este descanso foi feito para o homem e não o homem feito para o sábado. Ou seja, não se trata de um dia que não podemos fazer literalmente nada, mas é uma memória de que não podemos trabalhar exaustivamente todos os dias. Deixando os conceitos teológicos de lado, o importante aqui é entender que o Senhor nos deu uma prioridade, um dia para não trabalhar. Por tanto, os judeus aprenderam, ao longo dos anos, a se organizarem para que não precisem fazer nada no sábado. Os alimentos e outras tarefas são concluídas até o pôr do sol de sexta. 

Trazendo isto para nossa devocional para família, devemos entender que devemos nos organizar para que o domingo seja um dia de descanso, de busca pelo Senhor. Precisamos mudar “a chave de nosso cérebro” para enxergar o culto de domingo como um momento de lazer, de reflexão e necessário. Quando passamos a enxergar a igreja como uma fonte de renovação, deixamos de vê-la como mais compromisso em nossa agenda e passamos a encará-la como mais um momento de lazer, de paz, de aprendizado. 

Culto é um investimento 

O segundo ponto que queremos abordar nesta devocional para família é o objetivo do culto. Precisamos encarar o culto de domingo como um momento para renovar nossa fé, rever bons amigos e satisfazer o espírito. Ao comentar com seus filhos que está chegando a hora de ir à igreja, não demonstre desânimo. Mostre-se confiante, animado e que esperou muito por este tempo. Se você encara a igreja como algo que pode ser ignorada e passível de ser ignorada, seus filhos também vão enxergá-la como algo sem importância. Se você começar a abrir exceções para um aniversário, uma corrida, um jogo, logo, seus filhos também vão criar exceções para não ir à igreja. 

Tente descansar, se preparar, passar a roupa e fazer todos os demais afazerem de forma que não torne o culto como um problema que vem para atrapalhar. Pense em quanto tempo você leva para ir e voltar da igreja, para tentar organizar seu tempo dentro deste período. Se das 18h às 22h , por exemplo, você considerar como prioridade no domingo, você vai se organizar, com o tempo, para cumprir todos os demais propósitos em outros dias e horários. 

Como vimos, anteriormente nesta devocional para família, o sábado foi instituído como o dia do descanso, um dia para refletirmos sobre o Criador. Pense nisso também, em como o domingo pode ser bem aproveitado se você conseguir descansar bem. Assim, a igreja não vai ser uma pedra no caminho, mas vai se tornar como a “cereja do bolo”. 

Objetivo do culto de domingo 

Vamos concluir esta devocional para família, lembrando do objetivo do culto. É ali, na igreja, que vamos reacender nossa fé, entrar em comunhão com os irmãos, vivenciar milagres e nos abastecer para a semana. Se você colocar o culto de domingo como prioridade em sua agenda, vai mostrar para o seu filho que é possível sim descansar, se alimentar, e fazer muitas outras coisas no restante do tempo. O próprio Jesus no disse que deveríamos deixar que os pequeninos fossem até ele. 

Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:13,14 

Possivelmente aqueles pais também tinha outras coisas para fazer naquele dia, mas colocaram “ir até Jesus” como prioridade. Coloque também a aproximação de seus filhos com Cristo como prioridade em sua agenda. 

Nesta devocional para família, queremos que você reflita em como organizar seu tempo, juntamente com sua família, para que o culto de domingo seja um momento especial, de transformação e renovação; e não uma pedra no meio do caminho de suas rotinas. Em nosso site temos muitas outras devocionais pra família que você pode ler e refletir. Eis alguns exemplos. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *