fbpx

Estudo bíblico – Romanos 13 

Estudo bíblico – Romanos 13 

Depois de falar sobre nossa relação com a sociedade e igreja, no capítulo 12, em Romanos 13 aprendemos como nos relacionarmos com as autoridades. O estudo de Romanos 13 é feito por muitos pregadores que querem reforçar o ensino sobre submissão às autoridades governamentais. Aqui aprendemos que não importa nossa orientação política devemos ter respeito com os governantes.  

Assim como o capítulo anterior, o estudo bíblico dRomanos 13 é importantíssimo para nosso crescimento espiritual e para conhecermos melhor a doutrina cristã. O foco maior é sobre a obediência às autoridades. Nesta parte da bíblia, Paulo também escreve sobre a importância de amar ao próximo, considerando isto como o maior mandamento do cristianismo. Os últimos quatro versículos abordam o dia da salvação, que está próximo. 

O apóstolo começa o trecho orientando que todo homem esteja sujeito. Este termo também é usado por Paulo em Tito 3:1, quando volta a falar de obediência às autoridades. O mesmo termo grego é aplicado em 1 Pedro 2:13, onde o discípulo fala da mesma visão de respeito ao Estado. 

Ao mencionar que todo governo foi instituído por Deus, não significa que Ele aprova todo tipo de governo, mas que é um princípio que deve ser respeitado. Muitos teólogos colocam que nossa obediência às autoridades só deve ser quebrada quando envolve o pecado. 

Em alguns estudos bíblicos, os versículos um e três de Romanos 13 são destacados como semelhantes ao trecho de 1 Pedro 2:13 e 14. 

Uma curiosidade bíblica de Romanos 13 é que nos dois primeiros versículos, Paulo ressalta que a liderança civil foi estabelecida por Deus; e nos dois versículos seguintes ele, Paulo, explica que a finalidade era recompensar o bem e punir o mal.  

Em Romanos 13:4, lemos sobre a espada das autoridades. Esta conotação ressalta que o Senhor concedeu ao Estado, e aos governantes, o poder de autoridade, para manter a ordem. O termo grego usado aqui é para designar uma espada curvada, como um sabre, que algumas autoridades carregavam para mostrarem que poderiam castigar alguém, e até mesmo condenar à morte. Por isso, é preciso ter uma boa relação com o governo. 

Submeter-se às autoridades é fundamental para o cristão. O cristão deve submeter-se às autoridades porque Deus deseja isso de nós e isso ainda pode nos livrar de punições. A única ressalva é que em casos de ser orientado a fazer propositalmente o mal, o cristão deve manter sua postura de obediência a Deus. O castigo é a forma de agir das autoridades civis. No versículo cinco, Paulo chega a fazer uma referência a Eclesiastes 8:2. 

O apóstolo menciona os tributos pagos a César, nos versículos 6 e 7. Só a título de curiosidade, César não foi apenas um imperador. O termo César foi muito usado para designar a principal autoridade romana, assim como o termo faraó designava a autoridade máxima do Egito. 

A Bíblia até permite que tenhamos alguma dívida (Mateus 5:42 também menciona o empréstimo), mas não devemos ser devedores, a não ser no caso do amor, que devemos considerar sempre que devemos amor aos outros. 

No versículo 9, Paulo menciona as passagens de êxodo 20:13 a 17, Deuteronômio 5:17 a 21 e Levíticos 19:18. 

O despertar do sono, mencionado em Romanos 13:11, é a insensibilidade para o pecado. Em seguida, Paulo reforça nossa salvação no futuro, que se aproxima a cada dia. 

Em Romanos 13:13, o autor menciona as orgias. O termo literal seria “camas”, ou seja, o sexo ilícito e sem regras, sem limites. 

No versículo seguinte, lemos sobre a obediência, assim como fizeram os primeiros cristãos ex-feiticeiros, que queimaram seus livros – Atos 19:19. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos 13, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *