fbpx

Estudo bíblico de Romanos 15 

Estudo bíblico de Romanos 15 

Muitas referências a trechos do Antigo Testamento são feitas em Romanos 15, por isso, este é um bom capítulo para realizarmos um estudo bíblico que nos possibilite confirmar que Jesus é o messias judeu prometido pelos antigos profetas. 

Apesar de se considerar um cristão forte na fé, o apóstolo Paulo colocava alguns limites em si mesmo. Um exemplo disso é o trecho de 1 Coríntios 9:19 a 27. Logo no versículo três, Paulo faz referência a Salmos 69:9. Pouco mais adiante, nos versículos nove, dez, onze e doze Paulo menciona, respectivamente: 2 Samuel 22:50 e Salmos 18:49 –a ambos em Romanos 15:9 – Deuteronômio 32:43, Salmos 117:1 e Isaías 11:10. Com essas passagens, basicamente, Paulo está nos explicando “por que devemos sofrer”. 

No versículo oito, ao dizer que Jesus é o ministro da circuncisão, Paulo está dizendo que Jesus veio como judeu para cumprir as promessas de Deus para o povo judeu e para que os gentios também pudessem receber a graça do Eterno. Essa declaração garante que mesmo os povos que, até então, não tinham aliança com Deus, foram alcançados. 

No versículo doze, Paulo ressalta o termo “raiz de Jessé”, pois Jesus era descendente direto de Davi, que por sua vez era filho de Jessé. As citações de Salmos 48:49, Deuteronômio 32;43, Salmos 117:1 e Isaías 11:10, foram utilizadas pelo apóstolo Paulo para confirmar o ministério de Jesus aos gentios. 

A informação de Romanos 15:16 pode ser complementada com o relato de Gálatas 2:9, onde lemos que os apóstolos Pedro, Tiago e João reconheceram o ministério de Paulo, inclusive colocando Barnabé para ajudá-lo. 

A região de Ilíria, mencionada no versículo 19, é uma referência à margem oriental do mar Adriático, que se estende do nordeste da Itália até a Macedônia.  Podemos perceber que o apóstolo Paulo deixa bem claro, neste trecho de Romanos 15, que sua missão era ir pregar o evangelho aos lugares aonde nem mesmo o judaísmo era conhecido, ou seguido. 

Em Romanos 15:21, Paulo cita Isaías 52:15. No versículo seguinte, a razão de Paulo não ter ido a Roma antes é porque ele precisava terminar sua obra no Oriente. Em Romanos 15:23, lemos que  o apóstolo fala de “campo de atividade”, que é uma referência aos lugares aonde não havia mais como pregar de Cristo, por isso, em seguida ele fala de seus planos de ir à Espanha. Na sequência lemos uma curiosidade bíblica interessante do Novo Testamento. Nos versículos 24 e 28 ele menciona seu desejo de ir à Espanha, fronteira do Império Romano no Oeste. Paulo acreditava que sua viagem poderia ser custeada pelos romanos. 

O dinheiro levantado pelos santos, mencionados no versículo 25 fora levantado pelos cristãos da Grécia, como podemos conferir em 2 Coríntios 8 e 9. 

Por fim, vale a pensa ressaltar que no versículo 28, ao dizer “havendo-lhes consignado”, Paulo está se referindo à coleta entregue aos judeus cristãos, explicando-lhes o seu significado.No final de Romanos 15 podemos ver que Paulo já aguardava algumas dificuldades em Jerusalém. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos 15, recomendamos que leia também 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *