fbpx

Estudo bíblico Romanos 16 

Estudo bíblico Romanos 16 

Em Romanos 16 é possível encontrar diversas curiosidades bíblicas.  Para terminar o estudo bíblico de Romanos, chegamos ao último capítulo do livro, onde lemos as saudações e considerações finais. Apesar de não ser um texto doutrinário ou revelador, é uma parte curiosa da bíblia por citar importantes cristãos da época.  

Logo no versículo um de Romanos 16, podemos ler sobre uma mulher chamada Febe, que muitos estudiosos a consideram como a pessoa que levou a carta de Paulo aos romanos. Há até quem considere Febe diaconisa, mas a maior parte dos comentaristas bíblicos entendem que ela era uma ajudadora, e não necessariamente que possuía um título oficial na igreja. Além disso, lemos sobre a cidade de Cencréia, cidade portuária a 11 km de Corinto. Uma curiosidade bíblica sobre esta cidade é que foi lá também que Paulo raspou a cabeça para cumprir voto, conforme Atos 18:18.  

Outra referência a Atos 18 está no versículo três, quando a carta cita Priscila e Áquila. Estes dois fabricavam tendas e ajudaram Paulo em Corinto. Uma curiosidade bíblica que encontramos em Romanos 16:5 é a referência de que a igreja se reunia na casa de Priscila e Áquila, o que era comum naquela época. As igrejas se reuniam nas casas para adoração e as várias “igrejas domiciliares” de uma cidade, formavam a igreja daquele local. Não sabemos como o casal arriscou a vida por Paulo. Possivelmente, justamente por abrigar os cristãos, mas isso é apenas especulação. 

Em Romanos 16 versículo 7, lemos sobre companheiros de prisão de Paulo, mas não sabemos onde eles se conheceram. Ao mencionar que eram notáveis, quer dizer que eram conhecidos. 

Mais uma curiosidade bíblia pode ser encontrada em Romanos 16:13, quando Paulo pede para saudar Rufo. Segundo textos antigos, o pai desta pessoa ajudou Jesus a levar a cruz, Simão Cireneu, mencionado em Marcos 15:21.  

Entre os versículos 18 e 19, vemos Paulo instruindo os cristãos a não se misturarem com a aparência do mau. 

Do versículo 21 ao 23, a carta menciona algumas pessoas importantes da igreja primitiva. Timóteo, missionário e companheiro de Paulo. Lúcio, talvez o mesmo citado em Atos 13:1, como um dos mestres e profetas de Antioquia. Jasom, mencionado em Atos 17:6 a 9. Sosípatro, que alguns estudiosos bíblicos acreditam ser uma variação ampliada de Sópatro, citado em Atos 20:4. Tércio, que diz estar escrevendo a carta, era uma espécie de secretário de Paulo. Gaio, um dos raros cristãos batizados por Paulo – 1 Coríntios 1:14.  Por ter uma casa grande, Gaio hospedava os cristãos. Uma curiosidade bíblica sobre Gaio é que ele também era identificado com Tìcio, o justo, em Atos 18:7. Erastos, mencionado no versículo 23, tem relação com um importante achado arqueológico bíblico. Há alguns anos, arqueólogos acharam um bloco de mármore com a inscrição “Erasto, comissário de serviços públicos, colocou este pavimento com recursos próprios”, em uma praça pavimentada de Corinto. Para a maioria dos estudiosos, trata-se do mesmo Erastos citado na bíblia. Já o irmão Quarto não tem outras referências. Neste trecho, algumas traduções trazem a palavra “parente”, mas não indica parentesco de sangue, mas sim o parentesco patriótico. 

Curiosamente, muitos manuscritos antigos, não trazem o versículo 24 de Romanos 16. 

Na conclusão deste estudo de Romanos 16, podemos ler, no versículo 25, que Paulo fala do mistério revelado. O termo mistério era muito usado para se referir a fatos e profecias desconhecidos até a revelação dada no Novo Testamento, com os ensinamentos de Jesus e dos evangelistas. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos 16, recomendamos também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *