fbpx

Estudo bíblico – Romanos 14

Estudo bíblico – Romanos 14

Neste estudo bíblico de Romanos 14 aprendemos sobre uma série de comportamentos do cristão, que podem ser classificados, basicamente, como fortes ou fracos na fé. Um não deve julgar o outro, pois Deus aceita ambos, apesar das diferenças comportamentais. Este pequeno trecho da Bíblia, o capítulo 14 da carta de Paulo aos romanos, nos ensina muito sobre como o cristão deve amar ao próximo, aceitando as diferenças. O estudo bíblico de Romanos 14 é fundamental para o entendimento das primeiras orientações sobre o cristianismo da igreja primitiva. Para muitos teólogos, o livro de Romanos é o mais importante do Novo Testamento, pois apresenta diversas informações sobre o comportamento esperado de um cristão. Aborda assuntos como família, santidade e autoridades.  

O capítulo catorze começa com uma orientação clara sobre a tolerância para com os fracos na fé, ou seja, alguém que ainda não tem plena consciência de viver conforme os princípios cristãos. Um exemplo que ele menciona é o de pessoas que não comiam carne, apenas legumes e verduras, por seu costume anterior à conversão.  

Seguindo o estudo bíblico de Romanos 14, no versículo quatro, quando Paulo escreve “servo alheio” ele se refere aos seguidores de Cristo. Nos versículos quatro e cinco, Paulo explica que algumas pessoas podem estar de pé ou podem cair no pecado, mas isso não compete a nós julgarmos e sim a Deus. Paulo não quer que o cristão interfira na liberdade de outro cristão, impondo censuras. O termo “entre dias e dias”, segundo alguns estudiosos, neste caso, refere-se às festas judaicas. Para os cristãos gentios, as festas judaicas não precisam ser observadas porque consideravam o tempo todo como sendo de Deus. Esta ideia é reforçada baseada no versículo 23 deste mesmo capítulo.  

Seguindo este estudo bíblico de Romanos 14, vamos ao versículo 10, onde Paulo deixa claro que o cristão não é juiz dos outros, de outros cristãos. Todos nós seremos julgados por Deus e não pelos irmãos. 

Paulo faz referência a Isaías 45:23 no versículo onze para deixar claro que cada vida responde por si mesmo. A salvação é individualizada.  

Outro versículo interessante, que queremos destacar neste estudo bíblico de Romanos 14, é o que nos orienta a não colocar peso e nem escandalizar os outros (Romanos 14:13). Aqui, mais uma vez, Paulo reforça que demonstrar amor ao próximo também significa tomar os devidos cuidados para não ferir a fé de outras pessoas.  

No versículo 14, de Romanos 14, Paulo diz que “nenhuma coisa é impura por si mesmo”. Aqui Paulo está sendo específico quanto aos alimentos e rituais do Antigo Testamento. Neste trecho, Paulo não vê razão religiosa para o cristão não usufruir das coisas que Deus criou. Esta passagem pode ser reforçada com os trechos de Marcos 7:15 a 23, Atos 10:15 e 1 Timóteo 4:4. A preocupação de Paulo é com o uso que se faz das coisas e não com as coisas em si. O cristão não deve violar a sua consciência, pois isso traz condenação. Em Levíticos 11 podemos ler uma série de alimentos considerados impuros para os judeus daquela época. Apesar de a maioria dos cristãos não manter mais essa prática, alguns ainda assim faziam. Aliás, alguns estudiosos, em seus estudo bíblico de Romanos 14, mencionam o vinho, ou qualquer outra bebida alcoólica, como um bom exemplo de bebida que devemos evitar para não fazer os outros irmãos tropeçarem. 

No versículo dezenove Paulo ressalta a edificação, ou seja, ajudar os demais cristãos a se fortalecerem na fé. O termo “obra de Deus”, no versículo vinte, é uma analogia ao cristão fraco na fé, que está sendo edificado na fé por Deus. E o termo “comer com escândalo” é usado no sentido de ofender um cristão com a liberdade que permite a si próprio.  

Seguindo o estudo bíblico sobre Romanos, devemos levar em consideração o trecho que vai do versículo 21 a 23 de Romanos 14, no qual, Paulo defende que uma ação que leve uma pessoa comprometer sua própria consciência e cometer pecado. Paulo também defende que qualquer ação que viole nossa consciência cristã é pecado, ao escrever “tudo o que não provem da fé”. 

Em Romanos 14:22, lemos Paulo falar da fé, ou seja, esse é o padrão dos assuntos mencionados, pois nossa fé, nossa consciência, deve sempre ser utilizada para ajudar os outros a seguirem o caminho, nosso padrão não deve servir de tropeço ou escândalo para os outros. Paulo termina este trecho lembrando que os assuntos que geram conflitos de opiniões deve ser resolvidos pelo amor ao próximo. Para compreender melhor o desfecho deste estudo bíblico de Romanos 14, recomendo que leia com atenção o início de Romanos 15, até o versículo 13, para compreender a totalidade da ideia de Paulo sobre esses assuntos. 

Para complementar seu estudo bíblico de Romanos 14, leia também. 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico – Romanos 14

  1. Muito bom, este livro deveria ser insistentemente lido e estudado pelos cristãos, pois muitos fogem dessa doutrina… excelente estudo!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *