fbpx

Sejam meus imitadores

Sejam meus imitadores

Neste estudo vamos refletir se podemos dizer a alguém – sejam meus imitadores, como Paulo escreveu algumas vezes na Bíblia. Com esta palavra queremos que o leitor reflita sobre as bênçãos de Deus para nossa vida, desde que tenhamos a humildade e perseverança de nos manter alinhados com seus ensinamentos. Muitos querem as mãos de Deus, o que Ele pode nos dar, mas não nos preocupamos em alcançar o coração de Deus, adorá-lo como Ele merece. Assim como muitos incrédulos duvidam da fé porque não conseguem multiplicar pães para si, muitos cristãos deixam de viver uma vida abençoada porque não consegue ser imitadores Paulo, e muito menos de Cristo. 

Paulo escreve aos seus leitores a expressão – sejam meus imitadores – cerca de cinco ou seis vezes, reforçando que ele se empenhava em ser um cristão digno de ser imitado. Particularmente, em Efésios, o apóstolo Paulo é mais enfático ao pedir que sejamos imitadores de Cristo. 

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Efésios 5:1 

A orientação de Paulo serve para termos uma vida abençoada, ou seja, cheia do Espírito de Deus, assim como ele era cheio do Espírito Santo. Podemos achar que ser imitador de Paulo é muito distante para nossa realidade, então vamos tornar este estudo mais próximo de nosso cotidiano moderno, e pensar em como poder ser cristãos melhores, sem comparar nossa vida com a de Paulo, ou Pedro, por exemplo. 

Obedecer e seguir 

Quando pensamos em ser cristãos piedosos, cheios de fé, devemos assumir uma postura diferente de muitas pessoas. Neste texto, queremos que você pense em suas atitudes, em sua rotina. Será mesmo que você é um imitador de Cristo? Pois, muitas vezes, queremos isso e desejamos, mas, sem perceber, mantemos atitudes e costumes que não condizem com a palavra.  

No Antigo Testamento, um dos ensinamentos mais reveladores da graça de Deus, nos ensina a ser seguidores dos princípios de Deus, para sermos colocados como cabeça e não cauda. 

O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. Deuteronômio 28:13 

O problema é que muitas vezes queremos que as bênçãos de Deus simplesmente caiam do céu. Deuteronômio 28 é um trecho bíblico muito importante para aliança entre o Criador e Israel, pois trata de bênçãos e maldições. No entanto, existe uma condicional – obedecer e seguir. 

Assim como Paulo nos orienta a obedecer e seguir a Cristo, em Efésios 5:1, o Senhor orienta os hebreus a obedecer e seguir em Deuteronômio 28:13. 

O que fazer para obedecer e seguir Jesus? 

Para isso, devemos ler sua palavra, com diligência, seriedade, orar e ir à igreja. Dessa forma, estaremos aprendendo, continuamente, sobre seus mandamentos, seus intuitos para nosso coração. 

Sejam cabeças 

Ser cabeça significa ir na frente, abrindo caminho. Enquanto a cauda vai atrás e segue o corpo, a cabeça vai na frente. Assim, o cristão deve ser cabeça nesta sociedade, não imitando os outros, o comportamento social exigido, mas ter a sobriedade de sabedoria de seguir a Cristo por conta própria, e não seguir os costumes e tradições dos homens, porque os outros também fazem isso. 

Não é porque todos falam palavrão, que temos o “direito” de falar palavrão. Não é porque alguém me humilhou que eu devo ser agressivo em minhas palavras. “Se minha esposa foi indiferente a mim, serie indiferente a ela também”. Não é assim que a cabeça do corpo age. Como dito antes, a cauda é que segue os outros, e não a cabeça. Paulo nos dá uma dica de como podemos ser imitadores de Jesus. 

Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Efésios 5:4 

Não sejam cauda da sociedade, vendo novelas, filmes e seriados só porque todos estão vendo; ouvindo músicas, seguindo canais no Youtube e perfis nas redes sociais que todos seguem, se você vê que não condizem com sua fé. 

Acreditamos que existem muitos filmes, novelas ou canais no Youtube que, apesar de não serem cristãos, apresentam bom conteúdo, mas na dúvida, pense se você está agindo como um cristão que pode ser seguido por outros cristãos, por novos convertidos ou por líderes de grandes igrejas. Seja imitador de Cristo. Assim como Paulo disse – sejam meus imitadores (1 Coríntios 11:1 ou Filipenses 3:17, por exemplo), tenha ânimo e postura para tomar uma decisão de ser um cristão exemplar, digno de que o Espírito Santo flua em você com tal convicção que você possa dizer, a um novo convertido, por exemplo, “sejam meus imitadores”. 

Releia Efésios 5:4 e veja como este é apenas um exemplo, de como podemos ser imitadores de Paulo, como ele era de Cristo. 

Bênção ou maldição 

Curiosamente, comparando Deuteronômio 28 e Efésios 5, lemos quase que uma condicional. Na parte do Antigo Testamento fala-se de uma condicional – se fizer isso, acontece isso; se fizer aquilo, acontece aquilo. Já na carta de Paulo, lemos algo do tipo – façam isso e não façam aquilo. Os dois trechos têm um comum, podemos assim dizer, orientações comportamentais para sermos aceitos como imitadores de Cristo. 

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, Efésios 5:8 

Lute contra a carne, tenha força de vontade para mudar rotinas em sua vida, dando mais tempo aos estudos bíblicos, devocionais, ouça mais louvores, gaste seu tempo com sua família, leituras proveitosas e tenha como motivação o pensamento de poder dizer a outras pessoas – sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo. Se você falasse isso hoje, no trabalho, ou para sua família, como eles reagiriam? Será que diriam – é verdade, você é uma pessoa diferente das outras – ou será que diriam – ser igual a você? Hipócrita, vingativo e acusador? Nunca!. 

Seja imitador de Cristo. Se você tem mais ideias de como podemos imitar a Cristo, faça um comentário para que outros leitores possam se alimentar dessa palavra. 

Em nosso site temos centenas de textos para você refletir sobre suas atitudes. Leia uma por dia e seja edificado. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Sejam meus imitadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *