fbpx

Pregação para casal sobre cultivar amor, paz e alegria  

Pregação para casal sobre cultivar amor, paz e alegria  

Se você procura uma pregação para casal que possa ser colocada em prática, este texto vai ajudá-lo a entender como é importante cultivar o amor, a paz e a alegria em nosso lar, em nosso relacionamento. Se você é líder de casais, ou quer um esboço de pregação para casal para levar para sua igreja, esta reflexão vai te ajudar a traçar os principais pontos deste assunto. Estamos nos baseando no fruto do Espírito para abordar as questões práticas para o nosso casamento e como podemos melhorar nosso relacionamento como casal. Esta ministração, por escrito, é excelente para que possamos refletir em como temos praticado o cristianismo dentro do lar, em relação às pessoas que mais amamos. 

Muitos cristãos acabam sendo mais pacientes, amorosos e respeitosos com as pessoas de fora da família do que com seus próprios filhos, esposa ou marido. Sem perceber, por diversos motivos, algumas vezes demonstramos mais respeito às pessoas que são de fora de nossa casa do que com nosso próprio lar. E não vamos considerar hipócritas, ou pessoas que fazem isso deliberadamente, mas normalmente, isso acontece até mesmo sem percebermos. Pois é muito mais fácil sermos mais flexíveis com pessoas que temos pouco contato, como irmãos da igreja ou amigos. Quando convivemos com alguém, passamos muito tempo juntos e, sem perceber, passamos a ser mais “exigentes” com essas pessoas mais próximas, como nossos próprios filhos ou cônjuge. 

Para complementar seu estudo sobre o Fruto do Espírito do casamento, leia também:

Amor 

Nosso primeiro tópico nesta pregação para casal será o amor; a grande marca do cristão. E isso tem tudo a ver com nossa família. Precisamos demonstrar amor com o filho, que achamos desobediente, o marido intransigente ou o a esposa rixosa.  

Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. Lucas 6:32 

É fácil amarmos aqueles que pensam como a gente, que não nos aborrece ou o que concorda com tudo o que falamos. Devemos demonstrar amor também àqueles que não são fáceis de lidar, e isso começa em casa. Precisamos, todos os dias, cultivar o amor que Cristo espera de nós. Muitas vezes, por conhecer tão bem quem vive conosco, achamos que há um limite para suportar as diferenças, mas Jesus nos ensinou a perdoar as pessoas setenta vezes sete por dia. Ou seja, ele não passou um número para que contássemos os perdões, mas nos deu um padrão para perdoarmos sempre e isso começa no relacionamento como casal. 

Quando nos irritamos com o nosso cônjuge pelo mesmo motivo, duas ou três vezes, já não suportamos mais isso, e não queremos mais perdoar. “Já falei mil vezes”, nos defendemos. Já pensou se Jesus não nos perdoasse todas as vezes que cometemos o mesmo erro? Pratique o amor, perdoando, sendo respeitoso na frente de outras pessoas, demonstrando respeito pelos sentimentos do casal. 

Quando demonstramos amor no dia a dia com quem convivemos, fica mais fácil demonstrar amor às outras pessoas também.  

O casal precisa ter a boa intenção, a motivação, de demonstrar amor constantemente, perdoando os pequenos obstáculos do dia a dia, e não ficar remoendo o passado, guardando rancor ou esperando uma oportunidade para “pagar na mesma moeda”. 

Se você vai levar uma pregação para casal em sua igreja, dê exemplos pessoais de quando você, mesmo chateado, se esforçou para não aumentar a discussão com seu cônjuge, ou vice versa, cite uma situação na qual seu cônjuge demonstrou respeito quando você não esperava e como isso te ajudou a perceber que o melhor a fazer era esquecer o problema inicial. 

Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:11,12 

O casal precisa cultivar o amor no relacionamento, demonstrando respeito e se empenhando em manter o relacionamento saudável, independente das diferenças de opinião.  

Paz 

O segundo tópico que vamos analisar neste esboço de pregação para casal é a paz. Precisamos cultivar a paz em nosso relacionamento, ou seja, precisamos ter uma atmosfera de paz um com o outro. Em Filipenses aprendemos que a Paz de Deus é maior que todo entendimento. 

e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7 

Para o mundo, a paz é a ausência de conflitos, mas para o cristão é continuar em paz, com o coração calmo, mesmo em meio aos conflitos; e isso deve ser praticado no relacionamento a dois também. Não podemos levar para casa os problemas do trabalho, da rua, do tio, da mãe, do pai, por isso, a Abraão foi dito para deixar sua parentela. Jesus também nos falou que, ao se casar, o homem deve deixar seu pai e sua mãe. Isso não significa que vamos abandoná-los, mas mudar a prioridade. Os conflitos de outras famílias não devem ser levados para nosso lar. Os problemas profissionais não devem ser “superdimensionados” quando conversamos com nossa esposa, ou nosso marido. 

Quando o casal se une, precisa cultivar um ambiente de paz. O casal precisa se “policiar” para não deixar que os problemas de fora sejam transferidos para o casal. 

Busque a paz em sua casa, em sua família, em seu relacionamento amoroso. Se você está preparando uma pregação para casal, dê exemplos positivos e negativos, pessoais, de como uma situação que você , ou alguém conhecido, levou problemas da rua para casa acabou deixando todos tensos; e mencione uma situação de que você passou por uma situação estressante, mas não levou isso para seu lar. 

Um exemplo bíblico de duas pessoas que buscaram a paz, depois de um longo período de discórdia, é dos irmãos Jacó e Esaú. José, do Egito, também pode ser lembrado, pois apesar de ter sido vendido pelos irmãos, quando teve a oportunidade de se vingar, ele preferiu abençoar a todos, trazendo-os para o Egito. 

Um bom exemplo bíblico de como podemos nos esforçar em manter a paz é o de Abraão e Ló. Para não discutirem sobre o rebanho e onde morariam, Abraão deu a preferência a Labão escolher para onde queria ir. Muitas vezes, não queremos deixar nosso cônjuge ter prioridade em uma escolha, ou uma decisão, mas devemos descansar em Deus e praticar o amor, dessa forma, deixando que nosso cônjuge tenha preferência em diversas escolhas do dia a dia. 

Alegria 

Outro aspecto importante para o bom relacionamento do casal, é a alegria. No entanto, as pessoas não devem confundir alegria com imaturidade, brincadeiras sem motivo ou irresponsabilidade. A alegria no relacionamento deve ser cultivada com situações que alegrem o coração do casal, como passeio, sair para tomar um café, sair para dar uma volta “na pracinha”, deixar o(a) parceiro(a) confortável, no lar. Perceber quando o cônjuge está cansado para fazer algum serviço doméstico e assim por diante. Cultivar a alegria no casal é uma tarefa diária, de empenho. O marido, ou a esposa, precisa se empenhar em perceber o humor do outro para trabalhar para que a alegria seja completa. 

porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 

Paulo também orienta a igreja de Roma a permanecer com a alegria no Espírito Santo. Reparem que antes, ele alerta que essa alegria não se resume a comer e beber, ou seja, não se resume às festas. Por isso, ser alegre no relacionamento não significa participar de todas as festividades, comer fora toda semana, ou algo assim. Muitos casais, por questões financeiras, ou por hábito mesmo, não podem, ou não querem, participar de festas, churrascos ou sair para comer com frequência. Isso não significa que não podem se alegrar juntos. Um passeio, ou até mesmo a comunhão com a igreja, já pode ser o suficiente para alegrar o coração. 

Se você está preparando uma pregação para casal sobre o assunto, mencione coisas que você e sua esposa, ou marido, fazem juntos que não custa dinheiro, mas alegram muito vocês. 

O casal precisa cultivar o hábito de levar alegria para o outro. Se o marido sabe que a esposa gosta de passear no shopping, por exemplo, ele pode sugerir um passeio, espontaneamente, sem que ela fique pedindo. Da mesma forma, se a esposa sabe que o marido gosta de uma determinada comida, ela pode surpreendê-lo fazendo, ou comprando, esta refeição em um dia inesperado. O casal precisa estar disposto a servir um ao outro espontaneamente, sem precisar que o outro fique pedindo. 

Amor, paz e alegria 

Trouxemos esta pregação para casal sobre estes três elementos do fruto do Espírito por que eles concordam entre si, se complementam. 

Quando proporcionamos paz ao nosso parceiro, estamos proporcionando alegria e demonstrando amor. Quando fazemos um gesto de respeito, gerando alegria no parceiro, estamos gerando um ambiente de paz e alegria em nossa casa, e tudo isso é motivado pelo amor, o grande combustível do relacionamento a dois.  

Se você está fazendo um esboço de pregação para casal sobre o assunto, temos outros textos que podem te ajudar a conseguir mais informações e referências bíblicas. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *